Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Apenas 5 pessoas com Síndrome de Down têm CNH no Brasil

21/03/2025
Apenas 5 pessoas com Síndrome de Down têm CNH no Brasil

Dia Internacional da Síndrome de Down é nesta sexta-feira (21) e uma influenciadora com essa condição genética foi a primeira do Brasil a tirar CNH A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é obrigatória para os motoristas brasileiros. O direito também é garantido às pessoas com deficiência, seja ela motora ou intelectual. Quando falamos em pessoas com Síndrome de Down, por exemplo, há apenas cinco motoristas habilitados com essa condição no Brasil. E a primeira pessoa a ter CNH é a influenciadora digital e palestrante Laura Simões, de 24 anos. A conquista veio em 2020, quando ela tinha 19 anos.
Nesta sexta-feira, dia 21 de março, é o Dia Internacional da Síndrome de Down. E a criadora de conteúdo, que compartilha a vida com 86,6 mil seguidores em seu perfil no Instagram, publicou um vídeo em que conta sobre o processo para se tornar habilitada. “Nas clínicas do Detran eu não sofri capacitismo, preconceito e não teve facilitação”, relata a jovem.
Initial plugin text
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Na postagem que já atingiu mais de 1 milhão de pessoas, Laura comenta ainda, que na época os pais checaram a legislação para confirmar se era permitido que um cidadão com trissomia do cromossomo 21 (T21) solicitasse o documento. De fato, a prerrogativa é garantida pela Resolução 267 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através da comprovação de aptidão física e mental e realização de avaliação psicológica.
Laura Simões compartilhou carta em seu Instagram contando sobre a importância de sua conquista
Reprodução/Instagram @lauraanormal
Como mencionado, só cinco brasileiros com Síndrome de Down são habilitados. O dado foi levantado pelo Instituto Mano Down, que entrou em contado com o Detran de cada unidade federativa entre 2023 e 2024 ao firmar parceria com a Localiza, empresa de frotas para locação, como mostraremos adiante.
Um desses motoristas é João Vitor de Paiva Bittencourt, primeiro conselheiro jovem da Unicef com T21, que compartilhou em seu perfil no Instagram, em janeiro deste ano, um pouco desse processo quando estava prestes a concluir todas as etapas e conquistar a CNH.
“Parece um simples passo, mas para mim, é muito mais do que isso. É uma prova de que com oportunidade posso chegar onde eu quiser”, escreve o jovem. O vídeo alcançou mais de 200 mil pessoas.
João Vitor de Paiva conseguiu finalizar o processo de habilitação recentemente e acabou de comprar seu primeiro carro
Reprodução/Instagram @jvdepaiva
Na última semana, inclusive, o também estudante de educação física da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) publicou uma foto com seu primeiro carro. Trata-se de um BYD Yuan Pro. O SUV compacto é equipado com um motor elétrico dianteiro que desenvolve 177 cv de potência e 29,6 kgfm de torque, aliado a uma de 45,1 kWh.
Vale dizer que Segundo o Ministério da Infraestrutura, o Brasil tem registro de mais de 78 milhões de habilitações. Quanto aos cidadãos com deficiência, estes compreendem 45 milhões de brasileiros, segundo o Datafolha. Esse número equivale a 20% da população. Globalmente, o público PCD economicamente ativo chega a 1 bilhão é o número de pessoas.
Já a população brasileira com Síndrome de Down corresponde a 300 mil pessoas, segundo o último Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Projeto Autoescola Xtraordinária
Com o objetivo de promover a inclusão no trânsito, o Instituto Mano Down desenvolveu um projeto em parceria com a Localiza, que visa aumentar a quantidade de condutores com deficiências intelectuais no Brasil. Criada em 2023, a ação promove o treinamento de tutores para que possam acompanhar candidatos à habilitação nessa condição de maneira mais adequada, bem como a criação de materiais didáticos que facilitem a aprendizagem das pessoas nessa condição.
Além disso, a iniciativa visa o patrocínio do processo de habilitação (pagamento das taxas e aulas), para que mais pessoas com deficiência possam ter acesso ao direito. Os resultados para o primeiro ano de projeto apontaram para a conclusão do treinamento de tutores, bem como o custeio do processo de 30 candidatos.
Laura Simões se tornou embaixadora do projeto Autoescola Xtraordinária, do Instituto Mano Down em parceria com a Localiza
Reprodução/Instagram @lauraanormal
Desse total, entre os que estão em fase de exames psicotécnicos ou fazendo o curso teórico, já houve a provação de três motoristas, sendo dois com T21 e um com outra deficiência intelectual. Mais informações estão disponíveis no site oficial do projeto.
Como tirar a CNH PCD?
Como Autoesporte citou anteriormente, o direito à emissão da CNH PCD é garantido pela legislação do Contran. Mesmo assim, muitos ainda possuem dúvidas quanto às possíveis diferenças e burocracias desse processo.
Sem a cobrança de taxas adicionais, os exames psicotécnicos são realizados por uma junta especializada de médias, credenciada ao Detran do estado de emissão, a fim de determinar se o indivíduo está apto a dirigir, sob quais condições e se há a necessidade de se adaptar o veículo.
A letra “A” no campo de observações indica que a CNH tem obrigatoriedade no uso de lentes corretivas
Renan Bandeira/Autoesporte
Dessa forma, as aulas teóricas e práticas são ministradas da mesma maneira e mantendo a exigência do cumprimento de 45 horas aula. Para a aplicação do exame prático, pode ser solicitada a presença de um médico perito. Este será responsável por assegurar que o veículo utilizado durante a prova recebeu as adaptações exigidas no laudo.
Por fim, o documento oficial, deverá conter no campo “Observações” as especificações referentes às condições do carro ou necessidades do motorista (uso de óculos ou aparelho auditivo, por exemplo), quando houver. Essas informações são codificadas pelas letras do alfabeto de A a Z, e poderão ser consultadas e fiscalizadas pelos órgãos de trânsito. O não cumprimento das solicitações do laudo pode acarretar em multa, retenção ou remoção do veículo e até suspensão do direito de dirigir.
Influencer PCD dirige picape só com os pés sem precisar de adaptação
Carros PCD: saiba quais são as regras para comprar e usufruir dos benefícios
Carro de PCD tem isenção de rodízio em SP?
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.