Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Além do C3: 5 carros que também foram (muito) mal no teste de segurança do Latin NCap

14/07/2023

Dos cinco, três são da Fiat, marca líder de vendas no Brasil e que pertence ao mesmo grupo da Citroën Em uma nova rodada de teste de segurança do Latin NCap, o Citroën C3 zerou a avaliação e o resultado foi considerado “vergonhoso” pelo órgão avaliador. Apesar da performance ruim do hatch francês, esse não é o primeiro caso de carros que não se saíram bem na prova e chegaram até a zerar.
Confira a seguir cinco carros testados na atual regra de aferições do Latin NCap que receberam notas baixíssimas. É preciso lembrar que o órgão é uma entidade independente e que as normas de segurança para os veículos são definidas pelos governos de cada país.
VEJA TAMBÉM
Quanto custa o conserto dos 10 carros mais baratos do Brasil?
Novo Volkswagen Polo leva 3 estrelas em teste de segurança; Toyota Corolla ganha nota máxima
Como é um carro novo de R$ 80 mil no Brasil em 2023
Dos cinco modelos, três são da Fiat, marca líder de vendas no Brasil e parte do grupo Stellantis, que também é dona da Citroën.
Fiat Argo e Cronos
Fiat Argo foi testado no final de 2021 e zerou a prova
Auto Esporte
Em dezembro de 2021, o órgão levou o Argo e o Cronos para uma bateria de avaliações, que incluiu testes de impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. Dos 100%, a dupla atingiu 24% em proteção para adultos, 10% para crianças, 37% para pedestres e apenas 3% nos sistemas de assistência à segurança. O fraco desempenho rendeu zero estrela para a dupla.
Na prova de colisão frontal com o veículo a 64 km/h, a Latin NCap afirmou que os veículos apresentaram uma proteção de média/baixa, especialmente nas regiões do joelhos, tórax e da cabeça. A estrutura do habitáculo foi considerada instável e não foi capaz de suportar cargas maiores.
De acordo com o órgão, a falta de airbags laterais e de cabeça como itens de série, bem como a baixa pontuação no teste do chicote cervical limitaram o resultado na proteção do adulto. Os dois modelos possuem apenas as bolsas frontais obrigatórias por lei há quase dez anos.
Renault Duster
Renault Duster perdeu três estrelas entre primeira e segunda avaliação
Divulgação
O Renault Duster foi avaliado em 2021 e saiu de quatro estrelas – dos testes feitos em outubro de 2019 – para zero estrela, devido às mudanças de critérios do Latin NCap. Na nova avaliação, o utilitário obteve notas baixas em quase todos os aspectos. A proteção para passageiros adultos ficou em 29%, para crianças em 23% e para pedestres, 51%.
Na colisão frontal a 64 km/h contra barreira deformável um outro problema surgiu: um vazamento de combustível após a colisão. O Latin NCAP ainda informou a Renault sobre o problema e recomendou a convocação de um recall.
Para piorar, na colisão lateral contra barreira em movimento a 50 km/h, o órgão entendeu que a proteção para adultos era “limitada” e que a intrusão estrutural foi “excepcionalmente alta”, inclusive com relato de abertura da porta do passageiro após o teste.
Apesar de ter controles de tração e estabilidade em todas as versões, o Duster sai de fábrica apenas com os airbags frontais que são obrigatórios por lei.
Fiat Strada
Órgão considerou a estrutura da Strada como “instável”, incluindo a área dos pés
Divulgação
O veículo mais vendido do Brasil deixou a desejar no teste realizado em 2022 e recebeu uma das cinco estrelas possíveis. O órgão considerou a estrutura da Strada como “instável”, incluindo a área dos pés. Além disso, alertou que os airbags laterais têm tamanho reduzido e não foram acionados de forma correta.
Embora a nota seja válida para as versões de cabine simples e dupla, as configurações não tiveram o mesmo desempenho por categoria. Assim, a versão com cabine simples alcançou 47,47% de proteção para ocupante adulto, 22,08% para crianças, 40,23% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis e 41,86% em relação aos sistemas de assistência à segurança.
Já a versão de cabine dupla foi pior na proteção de adultos, com 41,39%, igual no índice de proteção a pedestres, com 40,23%, e melhor ao proteger crianças, 52,96%, e nos sistemas de assistência à segurança, com 48,84%. Apesar de os índices distintos, o Latin NCap explica que o pior resultado das duas versões é aquele que representa a nota final do modelo.
JAC E-JS1
O Latin NCAP avaliou o sistema de corte de emergência para evitar riscos de choque elétrico – que não funcionou
Divulgação
O JAC E-JS1 foi outro que zerou a avaliação. O compacto equipado com apenas dois airbags frontais e sem controle eletrônico de estabilidade foi o primeiro elétrico a ser testado pelo Latin NCAP. Por isso, além dos tradicionais testes de impacto frontal, lateral, chicotada cervical e proteção de pedestres, a entidade também avaliou o sistema de corte de emergência para evitar riscos de choque elétrico – que não funcionou, inclusive.
Desse modo, o carro elétrico mais “barato” do Brasil atingiu 0% de proteção a adultos, 6,3% para crianças, 20,2% a pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 7% em assistência à segurança. Outra preocupação dos avaliadores foi que a estrutura do carro é instável na frente e na área dos pés, oferecendo uma proteção torácica ruim e aumentando o risco de morte dos ocupantes.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.