Achado usado: Toyota Bandeirante 1978 trabalhou duro e tem preço de Corolla

Clássico jipe foi o primeiro veículo da marca japonesa feito fora do Japão O Toyota Bandeirante foi o primeiro carro da marca asiática fabricado fora do Japão e também impulsionou a entrada da marca no Brasil no final dos anos 1950, ainda sob o “distintivo” Land Cruiser FJ-251.
Autoesporte encontrou um Toyota Bandeirante 1978 chassi curto e capota de aço que pertenceu à frota da empresa de transmissão de energia elétrica Furnas. O exemplar está à venda por R$ 170 mil na loja AMF Import, especializada em carros importados, blindados e colecionáveis.
Toyota Bandeirante 1978 tem quase 50 anos, mas rodou apenas 35 mil quilômetros
Reprodução/Loja AMF Import
“O nosso Bandeirante tem um histórico único, pois está 100% original e com a cobiçada placa preta de coleção; em quase 50 anos, ele só percorreu 35 mil km”, orgulha-se Alex Ribeiro da AMF Import.
A cor azul da carroceria e o teto branco revelam o charme do que foi a era “romântica” da indústria automobilística mundial. As rodas, os para-choques e a moldura da grade e faróis, também brancos, dão o desfecho com harmonia ao conjunto estético.
Toyota Bandeirante 1978 que foi da Furnas, está 100% original e tem carroceria azul com detalhes na cor branca
Reprodução/Loja AMF Import
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Carro de trabalho
Internamente, a funcionalidade foi a palavra de ordem durante o projeto rústico do veículo. Tudo foi pensado para ser simples e prático. Os bancos são revestidos de vinil e nas portas e painéis laterais traseiros não há nenhum tipo de forração. Apenas a chapa de metal prensada pintada na mesma cor externa.
Mais à frente, o painel de instrumentos concentra somente o básico (velocímetro, temperatura do líquido de arrefecimento e nível de combustível). Curiosamente, a ignição fica do lado esquerdo da direção, tal como em alguns esportivos da Porsche. Mais ao centro, há uma etiqueta com instruções de como manejar a tração 4X4 e a transmissão mecânica de cinco marchas. Para encerrar, a etiqueta de metal rebitada com o número da unidade da frota da Furnas ajuda a compor o pedigree deste importante clássico nacional.
Toyota Bandeirante 1978 tem cabine com acabamento simples: bancos revestidos em vinil e painel de instrumentos básico
Reprodução/Loja AMF Import
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A origem do primeiro Toyota brasileiro
O icônico jipe da Toyota – chamado inicialmente de Land Cruiser FJ-251 — foi montado de 1958 a 1961 em regime CKD (completely knocked-down, completamente desmontado) em São Paulo. A partir de 1962, começou a ser fabricado em São Bernardo do Campo (SP), passando a ser chamado de Bandeirante.
Fora a troca de nomes, tudo prevalecia como antes, o que faz do Bandeirante ser reconhecido facilmente pelas ruas. Com isso, fica fácil entender o porquê dele se tornar um símbolo de robustez e valentia, principalmente entre os adeptos do 4X4.
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Além do jipe de teto rígido, a marca chegou a produzir outras interessantes combinações como carroceria curta com capota de lona, carroceria longa com capota de aço, caminhonete cabine simples e chassi curto, caminhonete cabine simples com chassi longo, caminhonete cabine dupla e caminhonete cabine dupla de 4 portas.
Com apenas 3,83 metros de comprimento, 1,66 m de largura e 2,28 m de entre-eixos, o espaço interno do primeiro Toyota brasileiro não era dos melhores. Mas o que importava era a sua eficiência para o trabalho pesado e isso ele tinha de sobra.
Toyota Bandeirante ficou conhecido por ser um carro eficiente para o trabalho pesado, e ao longo de sua trajetória foi produzido em diferentes tipos de carroceria
Reprodução/Loja AMF Import
Entre os motores que equiparam o veículo, inicialmente veio o 4.0 de seis cilindros (Toyota 2F) a gasolina de 105 cavalos de potência. Em 1962, foi trocado pelo OM-324 a diesel de 3,4 litros e 78 cv, fornecido pela Mercedes-Benz. Já na linha 1973, a motorização era novamente substituída por outra da mesma fabricante alemã (OM-314), porém com 7 cv a mais (85 cv) que é a mesma do exemplar das fotos.
O Toyota Bandeirante foi produzido até 2001, acumulando pouco mais de 100 mil unidades vendidas. Durante todo esse tempo, só recebeu alterações técnicas, mantendo o estilo clássico e inconfundível que fez dele ser hoje bastante cultuado e valorizado.
Cabine do Toyota Bandeirante não tem revestimento: a chapa metálica das portas e do teto é apenas pintada na cor externa da carroceria
Reprodução/Loja AMF Import
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