Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Achado usado: Fiat Tempra Turbo, o primeiro sedã turbo vendido no Brasil

17/05/2024
Achado usado: Fiat Tempra Turbo, o primeiro sedã turbo vendido no Brasil

Sob o título de carro nacional mais veloz da época, modelo de 165 cv andava mais que VW Polo GTS Velocidade é uma paixão que o eterno Ayrton Senna inspira até hoje nas novas gerações na Fórmula 1. Com os carros de rua, a Fiat foi responsável por lançar um dos carros nacionais mais rápidos: o Tempra 16V.
O tema de abertura da reportagem não foi por acaso. Quando o piloto conquistou a vitória no GP do Brasil em 1993, usou o sedã como safety car para desfilar no autódromo de Interlagos. No ano seguinte, a marca saiu na frente novamente e apostou num sedã ainda mais ligeiro: o Tempra Turbo.
Autoesporte achou um exemplar de 1995 à venda por meio da Escuderia Coqueiro, situada em Teresópolis, região serra do Rio de Janeiro. O odômetro alega pouco mais de 205 mil km originais, o que aparenta ter bem menos devido à sua integridade e originalidade.
Fiat Tempra Turbo carrega o título de um dos carros nacionais mais rápidos da história
Reprodução/Escuderia Coqueiro
Na parte externa, todos os faróis, incluindo os de milha, são originais da marca Cibié. Internamente, os bancos em veludo estão em perfeito estado, assim como os demais detalhes de acabamento. No porta-luvas, há farta documentação, livretos, chave reserva e manuais originais. Para fechar com chave de ouro, o clássico rádio toca-fitas da Alpine sobrevive ao tempo.
Achado usado: Fiat Tempra Turbo 1995 está com acabamento da cabine conservado, e mantém toca-fitas que ainda funciona
Reprodução/Escuderia Coqueiro
“Tirando a pintura que ganhou um banho de tinta, tudo nele é original, incluindo a turbina Garret”, resume Leonardo Campos, responsável pela loja. O modelo é vendido por R$ 80 mi e pode ser a chance de acesso a um dos veículos mais icônicos da história da indústria automobilística nacional, e que só está valorizando nos últimos anos.
Testes do passado: Fiat Tempra 1997
Comparativo de 1996: Chevrolet Vectra CD x Fiat Tempra 16V
Teste comparativo de 1994: Fiat Tempra Turbo X Chevrolet Omega GLS 3.0
Pioneiro em muitos quesitos
Lançado no final de 1991, o Tempra foi o primeiro sedã médio de luxo da Fiat no Brasil, cujo objetivo era rivalizar com nomes de peso como VW Santana, Chevrolet Monza e Ford Versailles. No entanto, o modelo da Fiat inovou em muitos aspectos.
Estreou o motor de quatro válvulas por cilindro em 1993 e também foi um dos pioneiros a usar a sobrealimentação do turbocompressor, em 1994, logo atrás do Uno, lançado alguns meses antes. Junto às versões 16V e Turbo, o Tempra foi um dos poucos a ultrapassar a “casa” dos 200 km/h.
Fiat Tempra Turbo foi um dos poucos modelos nacionais que ultrapassava os 200 km/h, graças às versões Turbo e 16V
Reprodução/Escuderia Coqueiro
Tempra Turbo: um dos carros brasileiros mais rápidos da história
Lançada unicamente com carroceria de duas portas, o sedã esportivo trazia o motor 2.0 8V — e não 16V — em uma época na qual um cabeçote mais simples, com duas válvulas por cilindro, era uma melhor opção para extrair o máximo de potência e torque em diferentes faixas de rotação.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Dessa maneira, com a ajuda do sistema digital de injeção multiponto (Bosch Motronic M.1.5) e do turbocompressor, os engenheiros da Fiat conseguiram chegar aos 165 cv de potência (a 5.250 rpm) e 26,5 kgfm (a 3.000 giros) de torque.
Comparativo entre Tempra Turbo e Omega GLS 3.0 feito por Autoesporte em 1994
Ricardo Novelli /Autoesporte/Acervo MIAU
Aliado à turbina Garrett T3, com válvula de alívio ajustada para limitar a pressão de alimentação em 0,8 bar, o Tempra Turbo acelerava de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos (0,3 s mais rápido que o Vectra GSi) e atingia 220 km/h de velocidade final. Como convinha aos esportivos “raízes” da época, a caixa de câmbio era sempre manual de cinco marchas, com engates mais precisos.
Comparativo de 1993: Chevrolet Vectra GSi x Fiat Tempra 16V
Só para demonstrar o que isso significava para a época, atualmente um Volkswagen Polo GTS, considerado um dos carros nacionais mais velozes, cumpre o mesmo zero a 100 km/h em 8,3 s, ou seja, o Tempra Turbo é 0,1 s mais rápido.
Achado usado: Fiat Tempra Turbo 1995 é equipado com motor 2.0 8V, que entrega 165 cv de potência e 26,5 kgfm de torque
Reprodução/Escuderia Coqueiro
Durante os testes da época da Revista Autoesporte (edição 347, abril de 1994), o jornalista Bob Sharp comentou:
As primeiras impressões deixadas pelo Fiat Tempra Turbo foram muito favoráveis. O veículo arranca e retoma velocidade com desenvoltura própria dos carros desse porte com motor aspirado de três litros… Turbos sempre foram conhecidos pela demora de entrar em ação, mas isso hoje ocorre cada vez menos. O motor começa a mudar já a partir de 2.500 rpm, quando o ponteiro do manômetro sai do zero.
Teste: Fiat Tempra Turbo 1994 tinha ar automático, motor de 165 cv e andava como um VW Polo GTS
A Fiat deu sobrevida ao Tempra Turbo através do Tempra Stile, em 1995, que passou a ser oferecido só com quatro portas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.