Achado usado: a Chevrolet Caravan mais nova do Brasil com preço de S10 0 km

Perua derivada do Opala estava abandonada quando foi encontrada e hoje é raridade A Chevrolet Caravan atrai a atenção de entusiastas e colecionadores até hoje, graças à sua boa reputação no Brasil. Derivada do Opala, nos anos 1980 e 1990, ela disputava a preferência pelo sonho de consumo das famílias junto a Ford Belina e Volkswagen Santana Quantum. Atualmente, a rivalidade delas é pelo maior valor de mercado, mas a da General Motors do Brasil ganha com folga nessa disputa por conta de sua alta valorização.
Autoesporte encontrou uma Chevrolet Caravan Comodoro SL/E 1990 raríssima que está à venda através do renomado Reginaldo de Campinas. Sim, meu caro leitor, trata-se de uma peça de coleção quase zero-quilômetro nesses 35 anos de fabricação. Durante todo este tempo, custa acreditarmos que um exemplar como este simplesmente foi “esquecido no tempo”.
Chevrolet Caravan Comodoro foi produzida entre 1977 e 1992
Reprodução
Detalhes como os plásticos originais colados nas soleiras de portas, nos carpetes do assoalho e nos bancos dão os indícios da longa “hibernação” do raro veículo. Os pneus Pirelli P44 195/70 R14 datados com o ano do carro ainda permanecem intactos, apesar do ressecamento. Oferecido por R$ 315 mil, a perua Comodoro SL/E 1990 nunca usada do Reginaldo custa quase o mesmo valor de uma picape S10 High Country 0 km.
Teste de 1987: Comparativo entre Chevrolet Caravan e Volkswagen Quantum
“Quando pegamos essa Caravan, na época com 400 km, estava toda coberta de pó e com os pneus murchos em uma garagem coberta. É um carro totalmente sem uso e do jeito que saiu da agência está aqui até hoje nas mesmas condições”, explica o comerciante.
Chevrolet Caravan Comodoro SLE tem painel de instrumentos completo
Reprodução
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Motor 151 de 82 cv estava longe de ser econômico
A Comodoro SL/E do Reginaldo está equipada com motor 2.5 (151) de quatro cilindros a gasolina com a potência de 82 cavalos disponível a partir das 4.400 rpm e torque de 17,1 kgfm a 2.500 rpm. O câmbio é o manual de cinco marchas. Em termos de desempenho, este conjunto motriz é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em longos 16 segundos, o que denuncia seu peso bruto de quase 1.300 kg. A velocidade final, por outro lado, registrava respeitosos 152 km/h.
Chevrolet Caravan Comodoro SLE tem 4,81 metros de comprimento
Reprodução
Quando o assunto é o consumo, a Station Wagon nunca foi muito amigável. Na cidade, dados da época declararam uma média de menos de 7,5 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.
Initial plugin text
Espaço interno é bom, ainda que com só duas portas
Na parte interna da perua da GM, o veludo que acompanha a forração de portas e bancos estimula o nosso lado mais saudosista e nos faz questionar o porquê de as fábricas não voltarem a revestir seus carros com este acabamento primoroso. O painel de instrumentos, por sua vez, é completo com conta-giros, nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e, claro, o velocímetro. Ao centro, um lindo toca-fitas AC Delco faz companhia para o relógio digital.
Chevrolet Caravan Comodoro SLE é equipado com motor 2.5 de quatro cilindros
Reprodução
De série, a Comodoro SL/E traz alarme – aquele que encosta o chaveiro no para-brisa para ativá-lo ou desativá-lo, direção hidráulica e travas, vidros e espelhos elétricos. Já para resfriar a cabine, somente com a ajuda dos — hoje extintos quebra-ventos.
Ainda por dentro, o acesso ao banco traseiro da SW é um pouco complicado para as pessoas mais altas, por conta de ter apenas duas portas e 1,39 m de altura. Porém, o espaço interno proporcionado pelo entre-eixos de 2,66 metros ajuda para que os joelhos não encostem nos bancos dianteiros.
Chevrolet Caravan Comodoro SLE tem impressionantes 774 litros de porta-malas
Reprodução
Já os intermináveis 4,81 metros de comprimento exigem certa experiência para manobrar nas vagas mais apertadas. Em contrapartida, isso ajudou a compor incríveis 774 litros de capacidade do porta-malas, bem superior ao da Belina com 569 l e Santana Quantum, que tem 490 l.
Chevrolet Caravan Comodoro SLE tem acabamento em tecido no interior
Reprodução
Produzida de 1977 a 1992, a versão familiar do Opala teve uma longa jornada no Brasil com inúmeras configurações incluindo a exclusiva SS, lançada em 1978 e tida como a primeira perua esportiva do Brasil. Com suas linhas inconfundíveis, a Chevrolet Caravan tornou-se o um ícone nacional, fato que fez com que acumulasse até o final de sua produção mais de um milhão de unidades vendidas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



