Carros híbridos e elétricos voltarão a pagar imposto de importação no Brasil

Alíquota voltará a ser de 35% a partir de 2026; até lá, imposto sobre gradualmente ano a ano A partir de janeiro de 2024, carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in produzidos fora do Brasil voltarão a pagar imposto de importação. O anúncio foi feito pelo Ministério do Desenvolvimento (Mdic), Indústria, Comércio e Serviços nesta sexta-feira (10). O retorno da tributação está previsto para janeiro de 2024.
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Segundo o governo, a medida foi tomada para “desenvolver a cadeia automotiva nacional, acelerar o processo de descarbonização da frota brasileira e contribuir para o projeto de neoindustrialização do país”. Atualmente, nenhuma fabricante instalada no Brasil produz veículos elétricos.
O Mdic ainda anunciou que a retomada do imposto de importação será gradual até 2026. Até lá, as alíquotas subirão um pouco ano a ano. Além disso, o governo também estabeleceu divisões por tipo de propulsão e cotas para que as fabricantes possam importar veículos com isenção. Confira abaixo:
Carros híbridos
12% em janeiro de 2024
25% em julho de 2024
30% em julho de 2025
35% em julho de 2026
Carros híbridos plug-in
12% em janeiro de 2024
20% em julho de 2024
28% em julho de 2025
35% em julho de 2026
Carros elétricos
10% em janeiro de 2024
18% em julho de 2024
25% em julho de 2025
35% em julho de 2026
As cotas por fabricantes só serão divulgadas no mês que vem. Porém, o governo já estabeleceu os valores totais. Confira:
Cotas para importação de carros eletrificados
Brasil não produz carros elétricos
Entre os híbridos nacionais, estão apenas os Toyota Corolla e Corolla Cross e os Caoa Chery Tiggo 5x e Tiggo 7 Pro — os dois últimos têm um sistema híbrido leve, de menor complexidade e eficiência energética.
A volta do imposto de importação acontece oito anos depois que o governo baixar de 35% para zero a alíquota para veículos híbridos e elétricos.
Desde então, nenhuma outra fabricante, além das citadas acima, investiu para produzir carros eletrificados no país.
Chinesas mudaram mercado
Nesse mesmo período, as vendas de modelos híbridos e elétricos saltaram, mas ainda para patamares modestos. Em 2023, com a chegada das chinesas BYD e GWM, criou-se um novo patamar para carros eletrificados.
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