Renault Kardian: 5 truques do novo SUV para desbancar VW Nivus e Fiat Pulse

SUV compacto chega para brigar no degrau de entrada na categoria, e tem potencial para vender mais que concorrentes
O Renault Kardian é o principal lançamento da fabricante francesa neste ano. O modelo foi apresentado globalmente na última quarta-feira (25), entrará em produção em janeiro de 2024 e chegará às lojas em março do mesmo ano para ser a pedra no sapato de Fiat Pulse e Volkswagen Nivus.
O novo SUV compacto do mercado é superior aos primos Stepway e Duster, e estreia a plataforma modular CMF-B por aqui, que é bem mais robusta e que abre um novo caminho para a montadora no Brasil. Mas, além disso, traz importantes truques para chegar com o pé na porta na categoria, e listamos cinco deles para surpreender os rivais:
1) Rack de teto
Rack de teto modular é uma das boas sacadas
Divulgação
O rack de teto parece, muitas vezes, um item obrigatório em SUVs. Afinal, a maioria tem. O do Kardian tem uma particularidade para se diferenciar dos outros já vendidos por aqui: é ajustável. Ele pode ser usado tanto de forma longitudinal (ou seja, paralelo à linha do teto) ou na transversal. Para ajustar, basta soltar dois parafusos nas extremidades da peça, que ela se solta, e depois fixar na posição que precisar.
2) Freio de estacionamento
Freio de estacionamento eletrônico é item de carros mais caros
Divulgação
Um dos itens que mais chamou atenção na cabine é justamente o freio de estacionamento. Nada de alavanca ou pedal, no Kardian é eletrônico e acionado por um botão no console central. Com isso, a cabine fica menos poluída e tem mais espaço.
3) Espaço interno
Com 2,60 m é o maior contra Pulse e Nivus
Divulgação
São 2,60 m entre os eixos. A medida é superior ao que Fiat Pulse e Volkswagen Nivus oferecem. E dentro da cabine os números maiores correspondem: o Kardian é mais espaçoso que seus dois rivais.
4) Manopla câmbio
Manopla joystick lembra a dos Caoa Chery
Divulgação
Bem menor que uma manopla de câmbio convencional, o SUV da Renault tem uma do tipo joystick (comum em Volvo e principalmente nos Caoa Chery). Com isso, simples toques já vão selecionar a posição da caixa.
O joystick será o seletor da caixa automatizada de dupla embreagem banhada a óleo do Kardian. Bem diferente do Pulse, que tem CVT, e do VW Nivus, com automático convencional, a fabricante francesa aposta em uma caixa dual clutch com seis marchas.
5) Mais força
Motor 1.0 é mais forte que dos rivais
Divulgação
O motor é 1.0 turbo flex como o de seus rivais. Sua potência máxima é de 125 cavalos com etanol, e não supera os concorrentes de Fiat e Volkswagen. Porém, o modelo tem mais torque. São 22,4 kgfm de torque, ou 2 kgfm a mais que Pulse e Nivus. Parece pouco, mas essa medida junto do câmbio falado acima pode tornar o Kardian mais rápido que os dois rivais.
A expectativa ainda é que o SUV tenha preços bem competitivos, na faixa em que atua o Pulse, por exemplo, entre R$ 100 mil e 135 mil. No entanto, a Renault ainda não divulgou o valor que será pedido pelo produto. Infelizmente, essas informações devem ficar apenas para o ano que vem.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



