GM e Honda cancelam parceria para desenvolver carros elétricos baratos; veja o motivo

Marcas planejavam investir R$ 25 bilhões no projeto, mas optaram por descontinuá-lo O casamento de General Motors e Honda para o desenvolvimento de carros elétricos baratos durou pouco. As marcas cancelaram o projeto anunciado há um ano, com o investimento conjunto de R$ 25 bilhões.
5 carros elétricos novos de até R$ 150 mil para você comprar
Carro elétrico usado já custa menos de R$ 100 mil no Brasil
Como as fabricantes chinesas dominam até os veículos de entrega?
A parceria daria origem a uma nova plataforma para carros elétricos de entrada. O objetivo anunciado em 2022 era aumentar o volume de vendas para que ambas as marcas competissem com a Tesla, mas sem elevar os custos de produção.
De acordo com a Reuters, a GM teria recuado por dois motivos. O primeiro deles é a rentabilidade dos elétricos de entrada, que ainda não são lucrativos por conta da cadeia produtiva complicada.
Initial plugin text
Em diversos mercados, como no Brasil, os carros elétricos da GM vendem menos do que concorrentes chineses. Por isso, a marca deve focar em veículos mais caros e rentáveis, com menor volume de vendas.
Chevrolet Blazer EV é um dos novos carros elétricos da General Motors; SUV chega ao Brasil em 2024
Divulgação
Outro motivo desfavorável à parceria é a greve que começou em setembro nos Estados Unidos e tem causado prejuízos semanais para GM, Ford e Stellantis. Trabalhadores vinculados ao sindicato United Auto Workers pedem aumentos salariais e negociam com as fabricantes. Estima-se que a paralisação já tenha causado impacto de US$ 9,3 bilhões na economia do país — R$ 46 bi em conversão direta.
Honda E é um elétrico compacto vendido no mercado japonês
Divulgação
A Honda mantém o posicionamento de que venderá apenas carros elétricos em todo o mundo a partir de 2040, independentemente do cancelamento da parceria com a GM. A fabricante japonesa deve apresentar uma nova plataforma para veículos eletrificados em 2025.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



