Toro japonesa? Toyota mostra picape elétrica menor que a Hilux

Conceito EPU será apresentado no Salão de Tóquio e pode dar origem a rival de Ford Maverick e Ram Rampage A Toyota tem um vasto conhecimento de picapes. A Hilux é um sucesso no mundo todo e Tacoma e Tundra fazem sua parte no exigente mercado norte-americano. Mas a marca japonesa parece não estar satisfeita e mostrou que deve entrar no segmento das caminhonetes intermediárias com carroceria monobloco. As especulações do ano passado foram confirmadas com o conceito EPU, revelado neste sábado (21), dias antes do Salão de Tóquio.
BYD terá picape híbrida de quase 500 cv com tamanho de Toyota Hilux
Qual Comprar 2023: Mitsubishi L200 Triton é a melhor picape média/grande do Brasil
Ranger x S10: nova picape da Ford tenta superar a veterana da Chevrolet
Antes de seguir, uma pequena explicação. Picapes monobloco (como Fiat Toro, Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz) têm construção semelhante à de um automóvel, portanto são mais confortáveis. Modelos com carroceria sobre chassi levam vantagem por aguentarem cargas maiores no trabalho pesado (é o caso da própria Hilux, mas também Ford F-150 e Mitsubishi L200, por exemplo).
Initial plugin text
O mercado de picapes monobloco tem florescido no mundo, com bons desempenhos da própria Maverick e propostas interessantes de Hyundai, Chevrolet, Fiat e Ram, as três últimas aqui no Brasil. De olho nesse segmento, a Toyota antecipou suas novidades para o Salão de Tóquio e mostrou um conceito de picape intermediária monobloco.
Quanto espaço!
Picape elétrica Toyota EPU tem entre-eixos superior ao de modelos de tamanho médio
Divulgação
A grande diferença é que o conceito EPU daria forma a uma picape elétrica, algo ainda inédito no segmento. Se aproveitando das vantagens de conjuntos mecânicos mais compactos, a Toyota criou uma caminhonete com excelente aproveitamento de espaço.
Com 5,07 m de comprimento, só 5 cm a mais que uma Rampage, a Toyota EPU tem impressionantes 3,35 m de entre-eixos. São 8 cm mais do que a nova Ford Ranger, considerada um modelo médio.
Nenhum outro dado técnico foi revelado pela Toyota. Tampouco sabemos se (ou quando) o conceito sairá do papel.
Visual
Lanternas do conceito Toyota EPU são unidas por uma barra
Divulgação
Se ainda há muitas incertezas sobre a produção da EPU, ao menos podemos falar sobre o visual do conceito. A Toyota adotou um estilo bem limpo. A coluna A bastante inclinada lembra a Tesla Cybertruck. Mas o restante das linhas são mais arredondadas. Os faróis estão alocados em uma moldura plástica que percorre toda a largura dianteira. Em vez do logotipo, a marca japonesa preferiu usar seu nome por extenso.
Na lateral, a principal característica é a porta traseira com a linha de cintura com uma acentuada linha ascendente a partir da metade da peça.
Picape elétrica Toyota EPU tem tampa da caçamba com abertura em dois estágios
Divulgação
Atrás, destaques para o acesso da caçamba para a cabine e a tampa do compartimento dobrável com abertura em dois estágios, permitindo a acomodação de cargas mais compridas, mas mantendo a funcionalidade das lanternas, que, assim como o conjunto ótico dianteiro, é formado por uma única moldura plástica.
Na cabine, entendemos porque a EPU ainda é um conceito. O visual futurista dá as caras com bancos lisos, volante que não forma um aro completo e painel repleto de recortes. Quadro de instrumentos digital e central multimídia são divididos por um pequeno conjunto de teclas ao melhor estilo Fiat Uno dos anos 1990.
A Toyota deve aproveitar o Salão de Tóquio para dar mais informações sobre a EPU. Caso o conceito vire realidade, é bem provável que faça o mesmo sucesso das outras picapes da marca.
Picape elétrica Toyota EPU tem cabine futurista
Divulgação
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



