Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Fábrica ou cidade? Volkswagen tinha banco, correio e estrutura de “interior” para seus 35.000 funcionários

29/08/2023

Nos anos 1980, a unidade Anchieta era a “95ª maior cidade” do estado de São Paulo Se você conhece bem o estado de São Paulo já deve ter ouvido falar de cidades como Birigui, Presidente Epitácio, Registro, São José do Rio Pardo, Batatais, Praia Grande, Salto, Mairiporã, Ibiúna, Ubatuba, Jaguariúna… Mas e da Cidade Volkswagen, já ouviu falar?
“Cidade Volkswagen” era o outro nome pelo qual a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, era conhecida nos anos 1980. Essa denominação não era à toa: a unidade tinha mais “habitantes” do que as cidades citadas no parágrafo anterior, além de muitas e muitas outras.
Com 35.155 pessoas, ocupava em 1978 o posto equivalente ao da 95ª maior cidade do estado de São Paulo, à frente de nada menos que 475 municípios.
Veja também
Turma de 1973: o ano em que quatro carros novos foram lançados juntos no Brasil
Funcionário que montou os primeiros Fuscas do Brasil foi demitido por denunciar caso de corrupção
A diferença entre andar de carro nos anos 60 e nos dias atuais: os riscos para as famílias brasileiras
Com tanta gente em um território extremamente vasto — mais de 1,3 milhão de m² e 831 mil m² de área construída —, o sistema para que tudo que orbitava ao redor da produção diária de mais de 2 mil carros funcionasse perfeitamente exigia uma estrutura digna de uma cidade de verdade.
Fábrica da Volkswagen em Anchieta tinha mais de 35 mil funcionários em 1978
Divulgação
Os números da fábrica, apresentados em uma edição especial da revista Família VW (publicação interna), são efetivamente descomunais. Para ter uma ideia, existia um departamento chamado Zeladoria, que funcionava como uma espécie de prefeitura. Só ali eram 400 empregados para cuidar exclusivamente da limpeza em geral e da manutenção das áreas verdes espalhadas por 18 alas.
A função de 222 pessoas era varrer os 11 quilômetros de ruas internas, enquanto outros 19 funcionários limpavam, todos os dias, 114 mil m² de vidros, janelas, portas e divisórias. Havia ainda 30 jardineiros contratados pela VW para cuidar de 2 mil vasos de plantas que enfeitavam os escritórios e de 250 mil m² de gramados e canteiros de flores.
Existia ainda dentro da Anchieta o Sitran, sigla para Serviço Interno de Trânsito. Essa turma não só cuidava do trânsito de ônibus fretados que entravam e saíam da fábrica nos vários turnos de produção (cerca de 300 ônibus por vez, uma verdadeira “hora do rush”) como mantinha a estrutura de semáforos, faixas de pedestre e sinalização viária.
Uma equipe de 640 pessoas, entre elas 125 cozinheiros, preparava diariamente 33,5 mil refeições
Acervo Miau
O Sitran tinha 178 guardas — que podiam, inclusive, multar quem não respeitasse as regras. Havia também uma linha de ônibus circular dentro da fábrica que fazia 46 viagens diárias transportando aproximadamente 1,2 mil pessoas.
Um capítulo realmente saboroso era o da alimentação (desculpe, não pude evitar): 640 pessoas trabalhavam em um departamento dedicado exclusivamente a preparar 33,5 mil refeições por dia. Cerca de 125 cozinheiros utilizavam 4,2 toneladas de arroz, 1,5 t de feijão, 6,3 t de carne, 6,4 mil ovos, mil litros de óleo, 580 kg de café e 1,7 t de açúcar diariamente.
Calma que tem mais: havia também uma padaria e confeitaria, com 32 funcionários que produziam 76 mil pães por dia (!) para lanches e acompanhamento das refeições. Eles ainda faziam, ali mesmo, sobremesas como doces, bolos e tortas, consumindo mensalmente 40 mil kg de farinha de trigo, 650 kg de fermento, 3,7 mil kg de açúcar, 1,9 mil kg de margarina e 4,6 mil litros de leite.
Initial plugin text
Vamos lembrar que nos anos 1980 não existia e-mail, certo? Então toda a comunicação interna e externa era feita por meio de papéis. Aí, é claro, havia na Cidade VW um Posto de Correio que manipulava todo dia 148 mil correspondências. E 17 carteiros — ou melhor, mensageiros — coletavam e distribuíam esse material diariamente.
Uma cidade não vive sem banco, não é mesmo? Na da VW havia um posto central e quatro agências do Banco Nacional (aquele mesmo, do boné azul do Senna). Eram 15 mil correntistas e um movimento diário de 3 mil cheques descontados.
E como naqueles tempos também não havia celulares, além dos aparelhos telefônicos espalhados pelas mesas dos escritórios e áreas produtivas existiam oito orelhões instalados estrategicamente para uso de funcionários e visitantes. A Cidade VW tinha até a própria gráfica, onde eram impressos os manuais e outros materiais em 29 máquinas.
Essa estrutura monstruosa, é claro, não existe mais. E não se pode deixar de considerar que tudo o que foi citado até aqui correspondia a uma pequena parte do preço final dos carros. Mas, na época, a Cidade VW era um imenso orgulho industrial.
8,5 mil funcionários trabalham na fábrica da Volkswagen na Anchieta atualmente
Divulgação
A partir dos anos 1990 entrou em cena a chamada terceirização, e as necessidades paralelas à fábrica (consideradas “não produtivas”) foram sendo entregues aos poucos a outras empresas fora da unidade. Além disso, foram construídas novas plantas, como as de São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP), o que espalhou mais os trabalhadores. Com isso, vários prédios da Anchieta foram esvaziados e até demolidos.
Hoje são “apenas” 8,5 mil funcionários ali, quatro vezes menos do que nos anos 1980. Cidade? Não mais. Esse total de “habitantes” equivaleria, pelo Censo 2022, ao 398º lugar no ranking dos municípios paulistas, entre Monte Alegre do Sul e Santo Antônio do Aracanguá.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.