Veja os 10 carros híbridos mais vendidos no primeiro semestre de 2023
Mais de 28 mil unidades do segmento foram emplacadas entre janeiro e junho deste ano RESUMO DA NOTÍCIA
Mercado de carros híbridos vem crescendo no Brasil: já são 28.462 unidades vendidas entre janeiro e junho de 2023
Toyota domina as duas primeiras posições com Corolla Cross e Corolla sedã
Marcas chinesas vêm conquistando espaço, inclusive novatas como GWM e BYD
Ainda longe de serem protagonistas, os carros híbridos vêm conquistando seu espaço no mercado brasileiro. Entre as versões leves, paralelas e plug-ins, foram vendidos mais de 28 mil veículos do segmento no primeiro semestre deste ano, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
No ano passado, as vendas de híbridos fecharam em quase 41 mil unidades, ou seja, a previsão é de que 2023 supere com folga os números de 2022.
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A Toyota segue como destaque nos emplacamentos, com o Corolla Cross e o Corolla sedã liderando a lista dos mais vendidos com folga, totalizando 9.002 carros com os dois modelos somados entre janeiro e junho.
Mas marcas novas no mercado estão chegando com força: o Haval H6, da GWM, registrou 2.160 emplacamentos com suas três versões híbridas e o BYD Song Plus já passa dos 1.000 carros comercializados no período. Completando a trinca chinesa, a Caoa Chery tem três modelos no ranking dos mais vendidos.
Confira o Top 10 dos híbridos mais emplacados no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2023.
1 – Toyota Corolla Cross – 5.600 unidades
Toyota Corolla Cross foi o híbrido mais vendido no primeiro semestre
Renan Sesicki/Autoesporte
O SUV híbrido que domina as vendas do segmento é equipado com motor 1.8 aspirado de até 101 cv combinado a um elétrico de 72 cv para entregarem, juntos, 122 cv. A Toyota não divulga o torque combinado. Um dos grandes trunfos é o consumo: 11,8 km/l com etanol e 17,8 km/l com gasolina na cidade e 9,7 km/l e 14,7 km/l, respectivamente, na estrada.
Conheça mais sobre as versões e equipamentos da linha 2024 aqui.
2 – Toyota Corolla sedã – 3.402 unidades
Toyota Corolla tem o mesmo conjunto do SUV
Divulgação
Com o mesmo conjunto mecânico do Corolla Cross, o sedã é queridinho no mercado brasileiro há muitos anos — então a versão híbrida não poderia ser diferente. Dessa forma, o modelo segue firme na segunda colocação e forma com o “irmão” a dobradinha de outro da Toyota.
Apesar de o sedã não receber novidades nos últimos tempos, veja como se comporta o hatch esportivo GR Corolla.
3 – Caoa Chery Tiggo 5x – 2.292 unidades
Caoa Chery Tiggo 5x Pro tem sistema híbrido leve de 48V
Divulgação
Híbrido leve (sistema que recupera energia das frenagens e usa uma bateria de 48V para auxiliar o motor a combustão em determinadas situações), o modelo é equipado com conjunto que combina o 1.5 turboflex com um pequeno gerador elétrico para chegar aos 160 cv e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é do tipo CVT e simula nove marchas.
Veja o teste completo do Tiggo 5x Pro Hybrid aqui.
4 – Volvo XC60 – 2.208 unidades
Volvo XC60 é o queridinho entre os modelos premium
Divulgação
Entre os carros do segmento premium, o XC60 se destaca há bastante tempo, mesmo com preços acima de R$ 400 mil. O modelo tem uma mecânica complexa, já que traz motor 2.0 turbo com sistema de 48V, mas há ainda um propulsor elétrico no eixo traseiro que faz o sistema entregar 462 cv e 72,3 kgfm de torque.
A linha 2024 estreia no segundo semestre, mas quase não terá mudanças, confira aqui.
5 – Haval H6 – 2.160 unidades
Haval H6 tem versão híbrida convencional ou plug-in
Divulgação
Recém-chegado ao Brasil, o grupo chinês GWM (Great Wall Motors) traz o Haval H6 em três versões, sendo uma híbrida convencional (que não tem recarga externa) e duas plug-in (carregadas na tomada). A opção HEV é carregada pela força de frenagem e desacelerações e combina motor 1.5 turbo a gasolina a um elétrico para entregar 243 cv e 54,1 kgfm de torque. Já as demais PHEV trazem o mesmo motor 1.5 turbo aliado a dois motores elétricos para desenvolver 393 cv de potência e 76 kgfm. Por ora, o SUV médio é importado da China, mas será produzido em Iracemápolis (SP) no futuro.
Veja o teste do H6 na versão de entrada aqui e na configuração esportiva GT aqui.
6 – Caoa Chery Tiggo 8 – 1.786 unidades
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid tem ótimo custo-benefício
Divulgação
Outro modelo que vem ganhando espaço no mercado é o Tiggo 8 por seu bom custo-benefício, já que é espaçoso, bem equipado e parte de R$ 240 mil — bem menos que boa parte dos concorrentes com as mesmas características. O SUV é equipado com dois motores elétricos que somados ao 1.5 turbo entregam 317 cv e 56,6 kgfm de torque.
Assista ao vídeo contando tudo sobre o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid aqui.
7 – BYD Song Plus – 1.095 unidades
BYD Song Plus tem consumo similar ao de uma moto
Murilo Góes
O grande destaque do novato BYD Song Plus é sua economia de combustível: segundo o Inmetro, o SUV roda 38,4 km/l na cidade e 28,1 km/l na estrada com gasolina (o equivalente ao de uma moto). O chinês combina o motor 1.5 aspirado a combustão a uma unidade elétrica abastecida que desenvolvem 235 cv de potência e 40 kgfm de torque. O câmbio é automático do tipo CVT.
Quer saber mais sobre o Song Plus? Leia o teste aqui.
8 – Caoa Chery Tiggo 7 – 1.038 unidades
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid é híbrido leve e custa R$ 180 mil
Emily Nery/Autoesporte
O Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive (que nome comprido!) tem o mesmo conjunto mecânico com sistema híbrido leve de 48V do irmão Tiggo 5x. Também tem a vantagem de oferecer um bom custo-benefício, já que é tabelado em R$ 180 mil.
Quer saber mais como funciona a tecnologia híbrida leve? Confira aqui!
9 – Porsche Cayenne – 893 unidades
Porsche Cayenne E Hybrid deixou de ser importado para o Brasil por conta da renovação do modelo
Divulgação
No processo de renovação da linha Cayenne no Brasil, a Porsche deixou de importar temporariamente a versão híbrida, já que o SUV acaba de ser renovado lá fora. Por isso, os números de vendas do modelo não devem aumentar no segundo semestre, uma vez que a nova versão plug-in só chega em 2024.
Enquanto o híbrido não vem, confira a avaliação do Cayenne Turbo GT 2024.
10 – Audi Q5 – 670 unidades
Audi Q5 é o primeiro modelo híbrido da marca alemã
Divulgação
Primeiro híbrido da Audi, o Q5 combina motor 2.0 TFSI de 252 cv e 37,7 kgfm a um elétrico de 143 cv e 35,7 kgfm. Juntos, entregam uma potência de 367 cv e 51 kgfm de torque combinados. O câmbio é automático de sete marchas.
Leia a avaliação completa aqui.
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