Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Inteligência artificial já é capaz de saber se você quer dar o golpe na seguradora do carro

10/06/2023

A cada 100 ocorrências registradas, 15 são identificadas como fraudes; pena pode chegar a cinco anos de prisão Fraudes são um grande problema para as seguradoras. Em 2020, um homem ateou fogo no próprio carro no Rio de Janeiro (RJ) para tentar embolsar o prêmio da apólice. Ele acabou causando um incêndio de grandes proporções em uma reserva ambiental.
Existem outras formas de fraudar o seguro. Criminosos se oferecem para roubar ou até bater o carro, cobrando uma parte do prêmio como compensação. Alguns motoristas também tentam aumentar a gravidade de acidentes para constatar perda total no registro da seguradora.
Vale lembrar que o artigo 171 do Código Penal Brasileiro prevê reclusão de um a cinco anos para quem fraudar o seguro de um carro para receber o prêmio da apólice.
As seguradoras buscam métodos para identificar possíveis fraudes e começam a implementar o uso de inteligência artificial nesse processo. É o caso da AutoInsp, que desenvolveu um sistema de análise de sinistros para seguradoras.
Como funciona?
Homem ateou fogo no seu próprio carro para receber dinheiro do seguro
O Globo
Ao abrir um sinistro, o analista da seguradora deve acessar a plataforma para enviar relatos, imagens e documentos sobre a ocorrência. A inteligência artificial processa o material e cruza os dados com outros sinistros para determinar a probabilidade de fraude.
O sistema é capaz de informar ainda se o relato do acidente é coerente com as deformações físicas do carro, mas a decisão final sobre a fraude é do analista da seguradora.
Veja também
“A tecnologia serve para auxiliar a tomada de decisões humanas. Quando o relato do acidente é processado pela IA, o engenheiro responsável pela análise consegue verificar rapidamente a coerência e veracidade dos fatos”, diz João Lottermann, CEO da AutoInsp.
Em cada 100 acidentes, 15 são confirmados como fraudes. Outros 50 apresentam algum ponto de atenção para aprimorar a regulagem do reparo.
A AutoInsp espera que a inteligência artificial reduza o número de fraudes de seguro. Segundo a Federação Interamericana de Empresas e Seguros (Fides), as fraudes nos sinistros geram perdas anuais em torno de US$ 50 bilhões só na América Latina (R$ 246 bilhões na conversão direta).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.