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Governo prevê descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil para “novo carro popular”

05/06/2023

Incentivo à indústria pode reduzir o preço dos novos populares a menos de R$ 60 mil, diz governo O governo federal anunciou nesta segunda-feira (5) como funcionará o programa de incentivo à indústria automotiva. A expectativa, segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, é que os carros mais em conta tenham descontos de até R$ 8 mil sem baixar os impostos dos veículos.
Para pagar essa conta, o governo decidiu antecipar a reoneração do imposto sobre o diesel. Assim, em vez de aumentar os tributos em R$ 0,35 por litro apenas em 1º de janeiro de 2024, haverá um reajuste de R$ 0,11 por litro daqui 90 dias para subsidiar a concessão de créditos tributários aos fabricantes de carros.
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Segundo o governo, o crédito total é de R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 500 milhões para carros populares, R$ 700 milhões para caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus. Quando o crédito esgotar, o programa será encerrado.
Segundo Alckmin, os critérios para a contemplação dos créditos que variam entre R$ 2 mil e R$ 8 mil no preço final do veículo são os mesmos da antiga proposta:
preço (quanto menor, maior o desconto);
eficiência energética (quanto mais sustentável, maior o desconto);
densidade industrial (quanto maior o volume de peças nacionais, maior o desconto).
Na coletiva, Alckmin exemplificou o cenário em que um carro de R$ 68.990 custaria R$ 60.990 com o desconto. Este é o preço dos dois carros mais em conta do mercado nacional: Renault Kwid e Fiat Mobi.
De acordo com o vice-presidente, o preço dos carros populares pode atingir patamares abaixo dos R$ 60 mil com outros descontos e promoções das fabricantes.
Ainda nesta segunda, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), declarou que o pacote também será voltado para o transporte coletivo (ônibus) e de carga (caminhões).
Proposta inicial
No último dia 25 de maio, o vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que o governo iria reduzir impostos do IPI e PIS/Cofins para que o preço dos carros caísse de 1,5% a 10,96%. Essa redução valeria para carros que custam até R$ 120 mil.
questão social (quanto menor e mais barato for o veículo, maior será a redução)
eficiência energética (quanto mais econômicos e menos poluentes, maior será a redução)
densidade industrial (quanto maior o índice de peças nacionais, maior será a redução)
Entretanto, o governo esbarrou na responsabilidade fiscal, pois um programa de incentivo deve ter um teto obrigatório, segundo o ministro Haddad.
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