Carros produzidos no Mercosul e no México não poderão receber desconto nos impostos
Apesar de modelos receberem várias peças produzidas no Brasil, governo diz que medida vale apenas para veículos fabricados em solo nacional O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços anunciou na última quinta-feira (25) a redução nos impostos dos carros de até R$ 120 mil, o que pode resultar em descontos de até 10,96%, segundo a pasta. Porém, nesta sexta-feira (26), ao ser procurado pela Autoesporte, o ministério informou que a medida vale apenas para carros produzidos no Brasil.
Veja também
Dessa forma, modelos feitos na Argentina, em outros países do Mercosul ou no México não serão contemplados. Atualmente, há três carros importados desses países que custam menos de R$ 120 mil:
Peugeot 208 (Argentina);
Fiat Cronos (Argentina);
Nissan Versa (México)
Fiat Cronos, o sedã mais barato do Brasil é produzido na Argentina
Renato Durães
Autoesporte questionou o ministério se modelos importados de países com acordos comerciais com o Brasil, como os citados acima receberiam descontos menores. O MDIC respondeu que “o programa é para carros produzidos no Brasil”.
Também é preciso lembrar que em alguns casos, apesar de a produção ser fora do Brasil, muitos componentes são feitos aqui e enviados para a montagem no exterior. É o caso dos motores 1.0, 1.3 e 1.6 que equipam Peugeot 208 e Fiat Cronos, por exemplo. O câmbio manual de cinco marchas da dupla também é nacional.
Dos três modelos citados na matéria, Fiat Cronos e Peugeot 208 possuem vendas consideráveis no Brasil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



