Saiba como funciona o seguro para carros elétricos

Você sabia que a venda dos carros elétricos está em ascensão no Brasil? Acompanhando a tendência mundial, o brasileiro tem investido na aquisição desses modelos de veículos.
E logo surge a dúvida: o seguro para carros elétricos é diferente? Saiba como funcionam nesse artigo. Continue a leitura!
Crescimento
Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas cresceram 78% somente no primeiro quadrimestre de 2022. A expectativa é que até o final deste ano, 12 milhões de veículos elétricos plug in estejam em circulação no país.
À princípio, um dos motivos dessa elevação está no interesse das pessoas pelo uso das energias renováveis, uma tendência mundial.
O automóvel elétrico também é inovador, já que sua construção difere em algumas partes da mecânica, e vai em direção a uma nova sociedade mais sustentável.
Contudo, não podemos ignorar que os aumentos recentes dos preços dos combustíveis também têm estimulado essa troca.
Importância do seguro
Antes de falar sobre o seguro para os carros elétricos é importante ressaltar a necessidade do seguro no dia a dia.
Trata-se de um produto pensado exclusivamente para a proteção e a tranquilidade do condutor.
Dentre os vários benefícios, destacam-se:
-
Seguro de roubo e furto;
-
Seguro para incêndio;
-
Danos a terceiros;
-
Assistência 24 horas.
Para saber como escolher um seguro correto para seu carro, leia esse artigo.
Já o mercado de seguro para carros movidos à eletricidade é relativamente novo, assim como a tecnologia desenvolvida no veículo.
Por isso, ainda não há volume suficiente para que as seguradoras possam definir uma diferença clara entre as cotações de veículos elétricos em comparação com veículos a combustão.
Por outro lado, os seguros apresentam as mesmas condições, coberturas e serviços de um veículo tradicional.
Segundo alguns especialistas, apesar de serem carros de valores altos, os elétricos têm manutenção mais simples. Sendo assim, em caso de acidente, a chance de dano à bateria é baixa e colocando isso em uma grande escala, o custo no reparo será menor.
É necessário destacar que já há seguros disponíveis para veículos eletrificados, que contam com assistência 24 horas equipada com carregador de bateria.
É mais barato?
Por não existir um grande volume de carros elétricos nas ruas, não é possível ter um registro considerável de seguros para essa modalidade no Brasil.
Entretanto, mesmo que as peças e oficinas para esses carros sejam mais difíceis de serem encontradas, o que se vê inicialmente são valores mais baixos em relação a automóveis a base de combustíveis fósseis.
Na avaliação das operadoras de seguro, a princípio não há uma grande diferença. No entanto há um fator que pode contribuir para valores menores: o número de roubos e furtos a veículos elétricos são bem menores do que os à combustão.
Da mesma forma, outros pontos que podem impactar o valor do seguro são:
-
Valor maior da mão de obra especializada;
-
Menor número de peças móveis para troca e reposição.
Em síntese, o seguro continua sendo prioritário independente do modelo do veículo e há uma grande tendência para redução dos valores.
Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o seguro para carros elétricos? Entre em contato conosco.



