Nova Volkswagen Amarok pode ter motor V6 diesel híbrido com quase 300 cv


Mesmo sendo um dos segredos mais bem guardados da Volkswagen atualmente, o projeto da nova geração da Amarok aos poucos vai tendo detalhes descobertos. O design, por exemplo, já foi antecipado em teasers e posteriormente revelado por Autoesporte através de projeção. Agora, informações indicam que a picape poderá ser equipada com um novo conjunto híbrido a diesel.
O powertrain em questão acaba de ser inaugurado pelos Audi Q5 e A6 na Europa e vem a ser uma evolução do motor 3.0 V6 turbodiesel EA897 já usado pela Amarok no Brasil. Batizado de EA897Evo4, o conjunto agora é híbrido e funciona associado a um sistema elétrico de 48 volts.
Nos carros da Audi, o novo conjunto híbrido entrega 300 cv de potência e 59,1 kgfm de torque. Para efeito de comparação, o motor 3.0 V6 da Amarok atual, sem assistência elétrica, produz 258 cv no modo padrão e 272 cv na função overboost. O torque é de 59,1 kgfm. A expectativa é que os números se repitam na nova geração da picape.
Os dados exatos de desempenho não foram divulgados, mas a Audi afirma que “a resposta durante a aceleração inicial foi substancialmente aprimorada”. Um dos novos truques vem justamente do compressor acionado eletricamente que elimina o atraso do turbo e aumenta o torque. Outro diferencial do EA897evo4 é a possibilidade de consumir óleo vegetal hidrotratado, produzido a partir de óleo de cozinha ou subprodutos agrícolas.
Novo motor diesel híbrido da Audi
Divulgação
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Nova Amarok terá ‘alma chinesa’
Conforme antecipado por Autoesporte, a nova geração da Amarok será baseada na plataforma da Maxus Terron 9 a partir de acordo firmado com a chinesa Saic. A matriz será do tipo carroceria sobre chassi, mas dentro de um conceito que a Maxus chama de ‘semi-monobloco’. O esquema combina as vantagens da construção monobloco (tipo automóvel de passeio) com a estrutura mais robusta de um chassi (comum em utilitários).
Maxus Terron 9 será a base da nova Amarok
Maxus/Divulgação
Outra característica da plataforma é a modularidade. A base pode acomodar tanto suspensão traseira do tipo multi-link quanto do tipo feixe de molas (a mais usada em picapes médias). Além disso, está adaptada para sustentar motores a diesel, gasolina, híbridos e até elétricos.
A adoção da nova plataforma permitirá à próxima Amarok crescer consideravelmente, confirmando os rumores de que será “enorme”. A Terron 9, a título de informação, mede 5,50 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,86 m de altura e 3,30 metros de entre-eixos. Nesse caminho, a nova picape deverá superar facilmente o modelo atual, que possui comprimento de 5,35 metros, largura de 1,95m, altura de 1,85 m e distância entre-eixos de 3,09 metros.
Volkswagen Amarok nova geração antecipada em teaser
Divulgação
A nova Amarok será lançada em 2027 e seguirá sendo produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina. Por lá, a Volkswagen confirmou que está investindo US$ 580 milhões (R$ 3,3 bilhões na conversão direta). A nova Amarok, vale dizer, será exclusiva da América do Sul e não terá nenhuma relação com a variante baseada na Ford Ranger que é vendida na Europa.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



