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Uber lança recurso para usuários com deficiência visual e cão-guia; entenda

02/12/2025
Uber lança recurso para usuários com deficiência visual e cão-guia; entenda


A Uber vai disponibilizar um novo recurso de autoidentificação destinado a usuários com deficiência visual acompanhados de cão-guia. A ferramenta permite que a pessoa indique previamente sua condição e escolha se a informação será enviada apenas à empresa ou também ao motorista que aceitar a viagem. A data que vai entrar em vigor ainda está em análise.
A medida busca dar mais autonomia a usuários cegos ou com baixa visão, que frequentemente precisam avisar motoristas com antecedência para evitar recusas ou constrangimentos. Além do usuário, famílias socializadoras — responsáveis por preparar os animais antes do treinamento especializado—, também poderão ativar a funcionalidade.
Como a autoidentificação irá funcionar?
O recurso ainda não está ativo na Uber
Getty Images
O recurso é opcional e pode ser habilitado, alterado ou desativado a qualquer momento. A solicitação de viagens continua funcionando normalmente para quem preferir não utilizar a ferramenta. Para configurar, basta que o usuário acesse as seguintes opções:
Conta > Configurações > Acessibilidade > Cão-guia > Preencher formulário de elegibilidade > Vou viajar com meu cão-guia.
Depois do procedimento, fica à escolha do passageiro informar, ou não, os motoristas parceiros de forma automática.
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Motoristas são obrigados a transportar pessoas com cão-guia
Vale lembrar que motoristas são obrigados, por lei federal (nº 11.126/2005), a transportar pessoas acompanhadas de cão-guia. A empresa, inclusive, destaca que recusas podem resultar em penalidades, incluindo a desativação da conta.
A lei ainda diz que “é vedada a exigência de focinheira nos cães-guia bem como a cobrança de valores, tarifas ou acréscimos vinculados, direta ou indiretamente, ao ingresso ou à presença do cão-guia nos táxis e veículos de transporte por aplicativos”. Quem descumprir, será considerado infrator e ficará sujeito ao pagamento de multa à Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC).
Não apenas motoristas de aplicativo, como qualquer transporte (público ou privado) deve aceitar a entrada de cães-guia
Getty Images
Além disso, a plataforma afirma que, ao receber dados de autoidentificação, poderá monitorar a experiência desses usuários e identificar oportunidades de melhoria. Dessa forma, se um motorista tentar cancelar a corrida de um usuário previamente identificado, o aplicativo exibirá um aviso reforçando as obrigações legais.
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Caso a viagem seja cancelada mesmo assim, o usuário receberá uma mensagem automática oferecendo suporte adicional. Quem preferir não usar o recurso ainda pode solicitar atendimento pelo app normalmente.
Outros recursos de acessibilidade no aplicativo
Importante mencionar que a Uber também permite que usuários com deficiência sejam isentos da taxa de espera (aplicadas quando o passageiro não comparece ao local de encontro no tempo hábil). Isso porque podem precisar de mais tempo para embarcar no veículo. Em casos de cobrança, a plataforma permite que o cliente solicite o reembolso.
Passageiros com deificiência podem solicitar reembolso do tempo de espera
Getty Images
Além disso, o aplicativo é compatível com os leitores de tela TalkBack (Android) e VoiceOver (iOS), permitindo que usuários com deficiência visual naveguem pela plataforma com mais facilidade. Dessa forma, informações como a cor do veículo e a distância até o carro são anunciadas em texto escrito, em vez de apenas uma ilustração.
Por fim, como já dito previamente, passageiros também podem realizar a identificação de deficiência para motoristas parcerios, de modo que a informação apareça ao lado do nome do usuário e evite constrangimento. Para isso, basta acessar: Conta > Configurações > Acessibilidade.
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Fonte: Read More 

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