Toyota bZ4x será próximo elétrico da marca no Brasil e chega ‘em breve’


A Toyota confirmou que vai vender um carro elétrico no Brasil em breve durante a apresentação do novo Lexus RZ 500e, sua primeira investida neste segmento. Sem querer, a marca também acabou dizendo qual é o modelo ao dar “spoilers” do que pode lançar por aqui.
Quando questionado por Autoesporte se carros oriundos da China, como a família bz3X, criada em parcerias com FAW e GAC, e que têm versões hatch e sedã, seriam uma opção, o diretor comercial da Toyota do Brasil, José Ricardo Gomes, foi contundente. “Estes são produtos locais, visando o mercado chinês. Temos outras opções no Japão”.
Toyota bz4X é um pouco maior que o RAV4
Divulgação
Se a ideia é importar o carro elétrico do Japão e fazer o lançamento “em breve”, como o próprio executivo afirmou, a questão parece resolvida. Afinal, o único modelo unicamente movido a bateria produzido e vendido no país é o bz4X, além do próprio Lexus RZ.
A estratégia de lançar uma tecnologia com a marca de luxo não é nova. Normalmente, a Lexus é a “porta de entrada”. A Lexus foi a primeira marca a eletrificar o seu catálogo no Brasil, em meados de 2020, ao interromper a venda de modelos somente a combustão. Depois, em 2024, veio o lançamento do primeiro carro híbrido plug-in, o RX 450h+, seguido pelo Toyota RAV4 PHEV.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
“A Lexus é a marca filha da Toyota. Quando uma nova tecnologia é apresentada, temos os planos futuros de passá-la para nossa mãe”, afirmou.
Toyota bz4X compartilha plataforma com o Lexus RZ
Divulgação
Outra informação importante que deixa a estratégia ainda mais plausível é que bZ4x e RZ 500e são feitos sobre a mesma plataforma e-TNGA, com bateria de 71,4 kWh no assoalho, que oferece autonomia de 450 km ao bZ4x no ciclo WLTP.
A empresa diz ainda que essa bateria é capaz de manter 90% de sua capacidade na primeira década de uso graças a um sistema de resfriamento das células, o que ajuda na durabilidade. Ele é vendido no Japão em duas opções mecânicas.
Toyota bz4X tem duas opções de conjunto mecânico; potência fica sempre na casa dos 200 cv
Divulgação
A primeira, com tração dianteira, tem 201 cv e 27 kgfm, o que faz com que o carro atinja os 100 km/h em 8,4 segundos. Como a plataforma foi desenvolvida em conjunto com a Subaru, conhecida por seus veículos 4×4, há ainda uma opção com tração integral equipada com dois motores (um em cada eixo) que, somados, entregam 215 cv e 34,3 kgfm. O zero a 100 km/h é feito em 7,7 segundos.
Outra novidade da plataforma é a bateria mais fina, que ajuda a manter um centro de gravidade mais baixo e a aumentar a rigidez da carroceria e o espaço interno. Para melhorar ainda mais a sensação de amplitude, o bZ4x vem com teto panorâmico.
A cabine tem ainda painel de instrumentos digital com tela de TFT de sete polegadas e nova central multimídia que pode ser atualizada com a tecnologia Over-The-Air (OTA).
Toyota bz4X tem painel projetado, em posição onde costuma ser o head-up display
Divulgação
Nas medidas, o bz4X é um pouco maior que um RAV4. São 4,69 metros de comprimento, 2,85 m de entre-eixos, 1,86 m de largura e 1,65 m de altura. O porta-malas tem capacidade para 452 litros.
Enquanto não lança um carro elétrico, a Toyota avança quanto à hibridização. A marca japonesa confirmou que todos os seus carros no Brasil terão ao menos uma opção híbrida, o que inclui a futura geração da Toyota Hilux.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



