Henry Joseph Jr. é o homenageado do Hall da Fama no Carro do Ano 2026


Nem só de carros é composto o Carro do Ano. Desde 2012, a premiação também presta homenagem à grandes personalidades do mundo automotivo. Intitulado Hall da Fama, a categoria reconhece pessoas responsáveis por grandes inovações que ajudaram a moldar o cenário atual do automobilismo. Neste ano, o homenageado foi Henry Joseph Jr., que levou o prêmio por ter sido um dos responsáveis pela criação do motor a álcool no Brasil há 50 anos.
Isso porque, naquela época, o Brasil enfrentava o impacto global da chamada “crise do petróleo”, em que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu a produção de matéria-prima para o desenvolvimento de combustíveis fósseis. A medida afetou a drasticamente a economia brasileira, que era altamente dependente do petróleo importado na época. Dessa forma, os preços da gasolina e do diesel dispararem em todo o mundo.
Henry Joseph Jr. é homenageado no Hall da Fama do Carro do Ano 2026
Autoesporte
No entanto, mesmo diante do caos, este cenário abriu caminho para uma das maiores inovações da indústria brasileira até hoje: o carro a etanol. Em novembro de 1975, o Programa Nacional do Álcool (Proálcool) surgiu como uma resposta estratégica à crise.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Fiat 147 foi o 1° modelo 100% a etanol produzido no Brasil, em Betim (MG). Veículo foi apelidado de “Cachacinha” devido ao cheiro de álcool
Acervo/Anfavea
O projeto foi uma iniciativa conjunta entre montadoras de veículos, governo e acadêmicos para buscar uma matriz energética barata, limpa e menos vulnerável às variações internacionais, aproveitando uma matéria-prima abundante em nosso país: a cana-de-açúcar. Dentre os responsáveis pelo programa, estava Henry Joseph.
Carro do Ano 2026: confira as notas de cada finalista do prêmio
Henry foi diretor técnico da Anfavea e atualmente é assessor especial da presidência da associação. Ele atua na área que é voltada para sustentabilidade e parcerias estratégicas com questões regulatórias junto ao poder público, com destaque nos últimos anos para os programas Rota 2030 e Mover.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



