Caoa Changan estreia no Brasil durante o Salão do Automóvel 2025


O Salão de Automóvel mais chinês da história só poderia terminar com a apresentação de uma nova fabricante chinesa. O evento marca a estreia da Caoa Changan, nova joint-venture do grupo brasilero que também é detentor da Caoa Chery. No início deste ano, Autoesporte foi a primeira mídia brasileira a antecipar o acordo entre as marcas.
Na ocasião, a marca apresentou dois carros para a imprensa brasileira: o Avatr 11, um SUV cupê com pegada urbana, e o Avatr 012, um crossover que combina características de cupê e até de sedãs, feito em parceria com um estilista britânico. Ambos serão exibidos no estante da marca a partir deste sábado (22).
Avatr 012 é edição especial do carro chinês
André Paixão/Autoesporte
O anúncio da operação da Caoa Changan é a concretização de uma série de acontecimentos noticiados pela Autoesporte desde o ano passado. Simbolicamente, executivos de ambos os lados assinaram o contrato da parceria no palco do Salão do Automóvel.
Após o “divórcio” com a Hyundai, que encerrou uma colaboração de quase duas décadas, o Grupo Caoa passou a buscar uma nova parceira chinesa para complementar sua gama. Nossa redação pode dizer que a marca brasileira negociou com outras fabricantes antes de chegar a um desfecho com a Changan.
Avatr 11 é SUV elétrico que deve ser o carro mais vendido da marca
Karen Sousa/Autoesporte
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Tal parceria tampouco interfere na relação da marca com a Chery, que segue firme no Brasil. Inclusive, a marca chinesa apresentou os novos Tiggo 5X e Tiggo 9 durante o Salão do Automóvel, revelando que há fôlego para os próximos anos. Por serem concorrentes, Chery e Changan terão lojas separadas, mas os fundos das oficinas serão os mesmos.
Avatr 11 chega para reduzir dependência da Caoa com a Chery
Divulgação
Nos bastidores, a Caoa tem a intenção de reduzir sua dependência da Chery International. A empresa chinesa começou a trazer suas novas marcas para o Brasil por conta própria, como Omoda Jaecoo e, mais recentemente, a Jetour. Com a Changan, a Caoa entende que estará menos vulnerável a uma eventual canibalização.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



