Audi revela pintura de carro que Bortoleto vai pilotar na F1 em 2026
A Audi revelou nesta quarta-feira (12), durante evento em Munique (Alemanha), o R26, conceito do carro que vai usar em sua estreia na Fórmula 1 em 2026. A equipe terá o alemão Nico Hülkenberg e o brasileiro Gabriel Bortoleto como pilotos, atual dupla da Sauber — equipe suíça que a fabricante concluiu a compra em janeiro desse ano.
O lançamento oficial do carro será em janeiro do ano que vem, mas é certo que as características serão bem semelhantes ao modelo apresentado na Alemanha, com uma paleta de cores formada por titânio, preto e um vermelho neon. Vale lembrar que o primeiro protótipo apresentado, quando a Audi anunciou sua entrada na Fórmula 1, em agosto de 2022, trazia cores semelhantes.
O italiano Massimo Frascella, diretor de design da Audi, diz que o R26 Concept vai ditar a nova identidade visual da marca dentro e fora das pistas. O conceito traz superfícies minimalistas e recortes geométricos. De acordo com a fabricante, podemos considerar que a versão de pista será basicamente idêntica, mudando pequenos detalhes a fim de acomodar logotipos de patrocinadores.
A Audi crê, vale frisar, que se diz preparada para brigar por título em 2026. Isso porque começou a trabalhar do zero em seu carro já com base no novo regulamento enquanto as outras equipes ainda tiveram de focar em outros projetos.
R26 é o carro da Audi para a temporada de 2026
André Schaun/Autoesporte
A carroceria em tom titânio do R26 tem a traseira preta e detalhes vermelho neon aplicados em pontos estratégicos, como no difusor traseiro, entradas de ar laterais, rodas e o airbox, dando um aspecto bem elegante ao carro. Ao redor do cockpit tem fibra de carbono exposta.
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Do ponto de vista aerodinâmico, o R26 Concept traz um bico dianteiro afilado para otimizar o fluxo de ar em direção às asas dianteiras e aos pneus, buscando reduzir o arrasto e aumentar o downforce. Os pneus slicks P Zero da Pirelli também são caracterizados pelas letras vermelhas.
Audi R26 traz bico dianteiro mais afilado para otimizar fluxo de ar
Divulgação
“Queremos vencer. Ao mesmo tempo, sabemos que não se torna uma equipe de ponta da noite para o dia. É preciso tempo, perseverança. Até 2030 queremos disputar o título mundial”, afirma Gernot Döllner, CEO global da Audi.
Novo regulamento da Fórmula 1 em 2026
A Audi entra na F1 junto com a mudança de regulamento da categoria. A partir de 2026, o motor de combustão interna V6 1.6 turbo vai continuar. No entanto, a potência elétrica aumentará dos atuais 163 cv para 475 cv, enquanto a potência do motor a combustão vai cair aproximadamente de 761 cv para cerca de 543 cv (400 kW). O objetivo é que a potência seja gerada 50% pelo motor elétrico e 50% pelo a combustão, mantendo performance similar à atual.
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O aumento de até 300% na eficiência se dá pela remoção do MGU-H, sistema que recupera energia, e a adoção do MGU-K (unidade geradora elétrica), que entrega mais potência. Em 2022, a Audi criou o Centro de Competência em Motorsport, em Neuburg (Alemanha), e construiu um novo prédio de 3.000 m² para produzir motor e câmbio do projeto da Fórmula 1.
Os novos motores serão abastecidos apenas com combustíveis 100% sustentáveis feitos a partir de bioderivados como plantas e resíduos urbanos. De acordo com a FIA, os regulamentos de 2026 estão alinhados com o objetivo do órgão de atingir carbono zero até 2030.
Audi chega à Fórmula 1 no período de mudança de regulamento
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Os carros de F1 também ficarão mais leves e menores. A distância entre-eixos será reduzida em 20 centímetros, passando dos atuais 3,60 metros para 3,40 m, enquanto a largura será reduzida dos 2,00 m para 1,90 m. O conceito batizado pela FIA como “carro ágil” entra nas novas regras e será 30 kg mais leve, com peso total passando de 798 kg para 768 kg.
Audiconstruiu um novo prédio de 3.000 m² para produzir motor e câmbio do projeto da Fórmula 1
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Também está prevista, pela primeira vez, a aerodinâmica ativa. Sob certas condições, o piloto poderá ajustar as asas dianteira e traseira com o toque de um botão para reduzir o arrasto e, como resultado, melhorar a gestão de energia das novas unidades de propulsão.
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A asa dianteira, vale dizer, será mais estreita. Já o tamanho das rodas permanece em 18 polegadas, embora a largura dos pneus tenha sido reduzida. Os dianteiros ficaram 25 mm mais estreitos, enquanto os traseiros diminuíram 30 mm.
Como será a Audi na F1
Desde o anúncio da entrada da Audi na F1 em 2022, a fabricante foi se estruturando no decorrer dos anos. A primeira ação foi adquirir a Sauber Holding AG, grupo que controla a equipe Sauber, que está na categoria mais importante do automobilismo mundial desde 1993. O valor oficial do negócio não foi divulgado, mas é estimado em cerca de 600 milhões de euros, aproximadamente R$ 4 bilhões em conversão direta, e teve investimento do fundo soberano do Qatar.
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A Audi F1 Team terá italiano o Mattia Binotto e norte-americano Jonathan Wheatley na linha de frente da equipe, ambos subordinados diretamente de Gernot Döllner. Binotto, com passagem pela Ferrari entre 2019 e 2022, será o chefe de projeto tanto para construção dos novos carros quanto pela fábrica de motores em Neuburg (Alemanha). Enquanto, Wheatley, que foi diretor esportivo da Red Bull Racing de 2018 a 2024, vai liderar a equipe e será o porta-voz em eventos oficiais e comunicação com a mídia.
Audi terá Mattia Binotto e Jonathan Wheatley à frente das operações na Fórmula 1
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Em julho de 2024, a Audi anunciou que a empresa de petróleo e energia britânica BP será parceira da equipe, fornecendo combustível por meio de sua marca Aral, que opera na Alemanha, enquanto sua outra marca, a Castrol, forneceria lubrificantes, com as duas marcas também se tornando patrocinadoras da equipe.
Enquanto toda a parte de motores é feita em Neuburg, a equipe vai desenvolver e construir os carros na F1 Factory em Hinwil (Suíça). A unidade suíça também será responsável pelo planejamento e execução das operações de corrida a partir de 2026. Além disso, um escritório de tecnologia foi estabelecido em Bicester (Inglaterra), no verão de 2025.
Audi R26 será o carro de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 2026
André Schaun/Autoesporte
Em dezembro, os primeiros motores serão enviados ao Bahrein para iniciar a pré-preparação para a pré-temporada. Como o regulamento não permite testes em pista até o início de 2026, as avaliações são feitas por simulações virtuais e ferramentas digitais de desenvolvimento.
O carro será apresentado em janeiro e, neste mesmo mês entre os dias 26 e 30, ocorrem os primeiros testes oficiais com os carros de Fórmula 1 em Barcelona (Espanha) – ainda a portas fechadas. Durante testes adicionais no Bahrein, de 11 a 13 e 18 a 20 de fevereiro, a Audi fará sua primeira aparição pública na F1.
A abertura da temporada 2026 da Fórmula 1 será em março no Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne.
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