GAC Aion UT: 5 coisas que já sabemos sobre o chinês rival do BYD Dolphin


O primeiro elétrico compacto da GAC já está no Brasil. É o Aion UT, avistado rodando em testes pelos amigos do Placa Verde. O modelo será um rival para BYD Dolphin, GWM Ora 03 e o vindouro Geely EX2, o carro mais vendido da China atualmente.
Em visita à China, Autoesporte apurou que as vendas do Aion UT começam em março de 2026. Mais do que isso, descobrimos outros detalhes do hatch compacto. Por isso, preparamos uma lista com 5 coisas que já sabemos sobre o próximo lançamento da GAC no Brasil. Confira:
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1) Chega em março
GAC Aion UT temo porte bem compacto
André Paixão/Autoesporte
Como já adiantamos, a chegada do Aion UT ao Brasil vai acontecer em março de 2026, marcando a segunda fase de lançamentos da GAC por aqui. Em maio passado, chegaram os cinco primeiros modelos, todos de porte médio ou grande.
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Agora, já com uma rede estabelecida e mais conhecimento de marca, os chineses pretendem investir em modelos menores e com maior volume de vendas. Tanto que, junto com o Aion UT, chega o SUV compacto a combustão GS3. Os dois devem ser os modelos mais populares da GAC por aqui.
2) Estará no Salão do Automóvel
GAC Aion UT deve ser exibido no Salão do Automóvel
André Paixão/Autoesporte
Se as vendas começam apenas em março, o Aion UT deve fazer a primeira aparição para o público brasileiro no Salão do Automóvel. A GAC é uma das mais de 20 marcas confirmadas para exibir as novidades no Anhembi a partir de 22 de novembro.
Será uma oportunidade de avaliar a recepção do público e fazer possíveis ajustes no pacote de equipamentos, por exemplo. Não estranhe, inclusive, se a GAC abrir a pré-venda do modelo no evento.
3) Terá o maior conjunto de baterias disponível
GAC Aion UT tem motor elétrico de 136 cv; no Brasil, bateria será de 44,1 kWh
André Paixão/Autoesporte
Na China, o Aion UT tem duas opções de baterias, com 34,9 kWh ou 44,1 kWh, que garantem autonomia de 330 km ou 420 km, sempre no otimista padrão chinês. No Brasil, a escolha foi pela opção maior, até por conta da diferença no ciclo de medição.
Assim, os 420 km chineses devem virar algo perto de 330 km no padrão do Inmetro, lembrando que os números oficiais ainda não foram revelados. Se tiver o mesmo bom gerenciamento de bateria do Aion V oferecido no Brasil, o número da vida real deve se aproximar do 400 km. De todo modo, tem grandes chances de superar o grande concorrente, que registra 291 km de alcance em uma bateria de tamanho similar.
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4) Mais espaçoso (e potente) que um Dolphin GS
GAC Aion UT tem 2,75 m de entre-eixos
André Paixão/Autoesporte
Se a comparação de autonomia ainda não pode ser feita, em dimensões, o novo hatch compacto vai superar o veterano. O Aion UT tem comprimento próximo ao de um Honda City. São 4,27 metros, contra 4,13 m do rival. Mas é no entre-eixos de 2,75 m que o Aion UT realmente surpreende. Como comparação, o BYD Song Plus, um SUV cerca de 50 cm mais comprido, tem apenas 1 cm adicional na medida. São 2,75 m nesta medida, contra já excelentes 2,70 m do concorrente direto. Logo, espaço não deve faltar no Aion UT.
O motor elétrico do Dolphin também é menos potente. O GAC tem 136 cv e 15,3 kgfm, contra 95 cv e 18,3 kfm do BYD. Números de desempenho devem ser divulgados mais perto da data de lançamento.
5) Deve ser mais barato que o Dolphin
GAC Aion UT tem uma enorme tela
André Paixão/Autoesporte
O preço é, obviamente, a última coisa a ser revelada do GAC Aion UT. Logo, até agora, temos apenas uma estimativa feita a partir de apurações com fontes ligadas à marca. E tudo indica que a tabela do estreante será mais agressiva que a do Dolphin GS, hoje tabelado em R$ 149.990.
É possível que a versão de entrada seja posicionada logo abaixo, em uma faixa de R$ 140 mil. Uma variante topo de linha deve ficar logo acima, em estimados R$ 155 mil.
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