Century: nova marca de luxo da Toyota quer ser Rolls-Royce japonesa


Quão ambiciosos podem ser os planos de uma montadora? A Toyota participa do segmento premium com a Lexus desde 1989, mas observou a possibilidade de ir além e adentrar o mercado de altíssimo luxo. Estamos falando do patamar de marcas como Bentley e Rolls-Royce — onde brigará a Century, nova subdivisão da fabricante japonesa. Este novo conceito antecipa sua proposta.
A Century é uma das novidades da Toyota no Japan Mobility Show, o Salão de Tóquio. Por décadas, seus carros eram reservados à elite japonesa, diplomatas e grandes figuras políticas. A partir de agora, também estará disponível em outras partes do mundo, mas as vendas estão longe de serem democráticas. Aliás, a Toyota pretende repetir a estratégia de outra conhecida empresa japonesa: a Seiko, do segmento de relógios.
Century: a nova marca da Toyota
Century One of One foi apresentado pelo próprio Akio Toyoda em Tóquio
Getty Images
A história da Century começou em 1967 — ano em que o fundador da marca, Sakichi Toyoda, completaria 100 anos. Era uma famíia de sedãs e limusines feita com o que havia de mais sofisticado na indústria automotiva japonesa. Diferentemente de outras marcas de luxo, estes carros não buscavam a ostentação, mas sim transmitir o status de quem “chegou lá” com muito esforço.
Tal proposta continuará no topo da filosofia da Century neste período em que deixa de ser uma família de veículos para se tornar uma marca. Para eternizar este novo momento, a Toyota mostrou um conceito durante o Salão de Tóquio: um musculoso SUV de luxo, com visual clássico, que lembra bastante um Rolls-Royce.
Este carro, chamado de One of One, foi pensado para quem anda com um chofer. A porta do motorista — que fica do lado oposto no Japão — tem abertura convencional, mas a do passageiro é deslizante, conferindo um grande ângulo de acesso à cabine. O banco traseiro está posicionado ao fundo do carro, garantindo amplo espaço para as pernas.
Novo Toyota Corolla perde estilo ‘tiozão’ e propõe revolução pela 1ª vez
Toyota mais luxuoso da história é elétrico e tem portas deslizantes
Cauê Lira/Autoesporte
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
A opção mecânica deste modelo ainda não foi confirmada, mas possivelmente será híbrida. Os outros dois Century já disponíveis no Japão — um sedã grande e um SUV — dispõem de opções 3.5 V6 híbrida plug-in (PHEV) e 5.0 V8 híbrida plena (HEV).
Os dois Century atuais partem do equivalente a US$ 180 mil no Japão — ou R$ 960 mil em conversão direta. Portanto, é uma experiência para poucos: só 50 sedãs e 30 SUVs são produzidos por mês. Se o One of One vier a existir como modelo de produção, será um carro ainda mais exclusivo.
Initial plugin text
Dos relógios para os carros de luxo
Com a chegada da Century, a Toyota se posiciona como a famosa conterrânea desenvolvedora de relógios. A Seiko tem uma linha convencional, mais acessível para um grande público, mas também oferece as submarcas Grand Seiko e Credor para um cliente de maior poder aquisitivo. É como a fabricante japonesa de automóveis observa sua “escada” de produtos: Toyota, Lexus e, agora, Century!
O que faria um dono de Rolls-Royce ou Bentley comprar um Century? A Toyota aposta na tradição do artesanato japonês, muito valorizado no mercado de alto luxo — nos referimos a bolsas, relógios, móveis e calçados, disputadíssimos neste segmento.
Rolls-Royce abandona lojas para atender milionários em apartamento de luxo
Onde a Century será vendida?
Grande cabine tem bancos deslizantes e materiais de alta qualidade
Cauê Lira/Autoesporte
O plano de expansão da Century está em curso na China após a chegada dos primeiros modelos neste ano. O primeiro país a receber a marca em 2026 são os Emirados Árabes Unidos. Quanto aos Estados Unidos e Europa, a Toyota diz que irá analisar as oportunidades futuras.
A Century será vendida nas lojas da Lexus. Cada concessionária terá um especialista chamado “Century Meister” para orientar as encomendas dos veículos e proporcionar um atendimento personalizado e exclusivo.
Agora o catálogo da marca japonesa compreende todo o segmento automotivo global — dos carros de baixo custo da Daihatsu, passando pelas caminhonetes da Toyota, pelos modelos premium da Lexus e, mais recentemente, com a investida no mercado de alto luxo com a Century.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



