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Incêndio em carro elétrico no Brasil expõe o perigo de gambiarra em recarga

23/10/2025
Incêndio em carro elétrico no Brasil expõe o perigo de gambiarra em recarga


Um exemplar do BYD Dolphin pegou fogo no último domingo (19) na cidade de Santa Maria (RS) em razão de um processo mal conduzido de recarga. De acordo com o Corpo de Bombeiros local, o modelo entrou em chamas após uma extensão elétrica derreter durante o carregamento da bateria. O equipamento estava sendo usado para alimentar o carregador portátil do veículo, mesmo sendo totalmente inadequado para aplicações desse tipo.
Segundo relatado, os fios da extensão vinham do segundo andar de um prédio próximo e desciam pela sacada até a rua onde o Dolphin estava estacionado. A energia estava sendo usada diretamente no carregador, que foi guardado pelo proprietário no banco traseiro do próprio veículo. A prática é totalmente desaconselhada pela BYD e por especialistas do setor.
Para piorar, as janelas estavam quase totalmente fechadas — sob a justificativa de evitar furtos — deixando a cabine do carro ainda mais quente. Durante o combate às chamas, os bombeiros verificaram que a extensão sofreu derretimento e rompimento na emenda com o carregador devido a sobrecarga elétrica, o que deu origem ao incêndio.
Bateria não foi atingida pelas chamas
Reprodução
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As chamas consumiram principalmente a cabine do Dolphin, alcançando bancos, plásticos e demais componentes internos. A bateria e o sistema elétrico não foram atingidos, comprovando que o incêndio não foi motivado por falhas do veículo, mas sim pelo mau uso do sistema de carregamento.
Recarga segura é fundamental
O caso serve de alerta para os perigos gerados a partir de carregamentos improvisados. Autoesporte conversou com Fábio Delatore, professor de veículos elétricos do Instituto Mauá de Tecnologia, e esclareceu diversas questões a respeito do assunto. Segundo o engenheiro, veículos elétricos são extremamente seguros, mas não podem ser recarregados de qualquer forma.
Protocolos técnicos devem ser seguidos para evitar acidentes
Divulgação
“Existem regras, normativas e protocolos de instalação que precisam ser respeitados”, disse. No Brasil, a norma técnica ABNT NBR 17019 especifica todos os requisitos necessários para instalações elétricas fixas destinadas a fornecer energia elétrica para veículos. A lista inclui aspectos como dimensionamento de instalações, seleção de componentes, uso de dispositivos de proteção e conformidade com os modos de recarga.
Hub de carregadores elétricos
Raphael Panaro/Autoesporte
Delatore reforça que a instalação de pontos de recarga deve ser executada por um engenheiro e incluir todas as demandas características de projetos de tipo, como dispositivos de controle, disjuntores adequados, cabeamento específico e compatibilidade de correntes. “Em projetos bem executados e adequados, as chances de incidentes com fogo são mínimas”, explicou.
No caso do Dolphin de Santa Maria (RS), nenhum protocolo técnico foi seguido. Como dito, o carregamento estava sendo feito a partir de uma gambiarra baseada em um extensão comum e sem as proteções adequadas.
Processo de recarga deve ser seguro e sem improvisação
Rafael Munhoz/BYD
Baterias anti-chamas
Outro ponto que reforça a segurança dos elétricos é o uso de baterias modernas e com tecnologias anti-chamas. O tipo Blade, que equipa os carros da BYD no Brasil, como o próprio Dolphin, é um dos modelos mais conhecidos.
Nessas baterias, as células têm superfícies mais largas e oferecem baixa liberação de calor. Dessa forma, o conjunto ajuda na dissipação de altas temperaturas e mitiga a combustão do módulo. O formato retangular e plano da bateria também auxilia no resfriamento da bateria.
Bateria Blade da BYD com tecnologia à prova de fogo
Divulgação
“Trabalho há 11 anos com veículos elétricos e nunca presenciei incidentes com baterias. Do ponto de vista da tecnologia e dos sistemas de energização, tudo é seguro”, disse Delatore. Hoje, a frota de veículos eletrificados no Brasil, somando elétricos e híbridos plug-in, soma mais de 300 mil unidades. O incêndio do Dolphin foi um dos primeiros registrados em solo nacional — e ainda assim não por questões relacionadas ao projeto do carro.
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Fonte: Read More 

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