GAC está perto de confirmar produção em fábrica que faz Mitsubishi no Brasil


A GAC está muito perto de anunciar um acordo para a produção de veículos no Brasil. Em entrevista à Autoesporte, o presidente da GAC International, Wayne Wei afirmou que os “planos ainda estão em discussão”, mas que há conversas avançadas com a HPE, empresa brasileira que representa Mitsubishi e Suzuki no Brasil há décadas e mantém uma fábrica em Catalão (GO).
O executivo disse que “a HPE deve ser a parceira da GAC”, mas preferiu não dar uma estimativa de quando o acordo será assinado. O que segue mantido é o cronograma de iniciar a produção no Brasil em 2026.
Fábrica da Mitsubishi em Catalão (GO) tem capacidade para 100 mil veículos por ano
Divulgação
Autoesporte também procurou a HPE. O grupo brasileiro confirmou que mantém negociações abertas com a GAC e com outras empresas, mas disse que ainda não há nada assinado. A reportagem apurou que as negociações estão avançadas. É provável que o acordo seja anunciado ainda em 2025.
GAC e HPE: namoro antigo
O “namoro” entre HPE e GAC não é novo. Em maio, durante visita do presidente Lula à China, foi noticiado que o acordo entre as empresas estava fechado. No entanto, logo na sequência, as negociações parecem ter travado. Agora, tudo caminha para um desfecho positivo.
Lula em audiência com a GAC na China
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Mesmo sem um parceiro definido, Wei falou sobre os planos para a fábrica brasileira. Segundo o chefão, o objetivo, já com a produção estabelecida, é fazer 50 mil carros por ano em um primeiro momento. Considerando que a fábrica de Catalão tem capacidade para 100 mil unidades, mas tem produzido cerca de 20% deste volume, o plano da GAC parece bastante plausível.
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A GAC já havia anunciado um investimento de US$ 1,3 bilhão no Brasil. Montante considerável será usado na implantação da produção local. No entanto, a quantia exata só será definida após a assinatura do contrato.
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Independentemente de quem será parceiro da GAC, o tipo de montagem já está definido. “A produção vai ser CKD. Ao longo do tempo, CKD é melhor. Em outros lugares, tem marcas que estão fazendo SKD como uma transferência”, completou Wei.
GAC quer uma fábrica operando em esquema CKD no Brasil, diz chefão
André Paixão/Autoesporte
O processo CKD consiste na montagem de kits que chegam com as peças desmontadas e é um passo mais próximo da produção completa que o SKD, quando o veículo chega parcialmente desmontado. É neste segundo modelo que a BYD iniciou a operação na fábrica de Camaçari (BA), por exemplo.
Por enquanto, o único modelo da GAC com produção confirmada no Brasil é o GS3, que será feito a partir de 2027 já com motorização flex. Em relação aos demais, o CEO da montadora afirmou que o projeto inclui a fabricação de modelos híbridos e elétricos.
GAC GS3 será feito no Brasil a partir de 2027 com motorização flex
André Paixão/Autoesporte
Wei também comentou a possibilidade de construção de uma fábrica própria. Mas afastou a hipótese, ao menos por enquanto.
Caso o plano se concretize, a GAC será mais uma chinesa a produzir no Brasil. Atualmente, BYD e GWM (com fábrica em Iracemápolis (SP) já têm operações de manufatura no país. Nos próximos anos, Omoda Jaecoo, Geely e a recém-chegada MG devem se somar ao grupo.
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