Carro do Ano 2026: saiba como funciona a votação


A premiação mais importante do setor automotivo nacional chega à sua 59ª edição. O Carro do Ano 2026 vai ocorrer no dia 25 de novembro, onde Autoesporte reconhecerá os principais lançamentos e inovações da nossa indústria.
Como qualquer premiação, o Carro do Ano desperta dúvidas em nossos leitores. Autoesporte divulgou o regulamento em julho, mas observamos a necessidade de abordar o evento de maneira mais informal e até didática.
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Neste material explicaremos o passo a passo da votação, elaborando temas como auditoria, jurados, testes dos modelos que concorrem e informações de bastidores.
Carro do Ano 2026: quais são as categorias?
O júri de Autoesporte vai selecionar os melhores lançamentos do mercado brasileiro em nove categorias, sendo seis para veículos e três para motores.
Carro do Ano
Carro do Ano (até R$ 249.999);
Carro do Ano Premium (entre R$ 250 mil e R$ 399.999);
Carro do Ano Superpremium (entre R$ 400 mil e R$ 599.999);
Carro do Ano Luxo (acima de R$ 600 mil);
Carro do Ano Esportivo (a partir de 400 cv);
Picape do Ano (qualquer tipo de picape).
Motor do Ano
Motor do Ano Combustão (sem limite de capacidade cúbica e distinção de combustível; valem motores só a combustão e/ou híbridos leves cujo motor elétrico não traciona, sozinho, as rodas);
Motor do Ano Híbrido (sem limite de capacidade cúbica e distinção de combustível; valem conjuntos híbridos leves, plenos e/ou plug-in, cujo motor elétrico pode tracionar sozinho as rodas);
Motor do Ano Elétrico (considerando todo o conjunto, incluindo baterias, inversor e unidade de controle).
Como os modelos participantes são selecionados?
Saiba qual é a data limite para o lançamento dos carros que vão participar desta edição
Renato Durães/Autoesporte
A premiação considerará carros novos lançados no Brasil até 17 de outubro de 2025. Modelos que chegarem após essa data irão competir na edição do ano seguinte.
Um automóvel só se torna elegível se tiver o preço público divulgado até a referida data e estiver disponível para venda; já os modelos que se encontrarem em pré-venda antes do prazo limite só serão considerados se também cumprirem tais condições.
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A pré-lista dos qualificados é atualizada todos os meses por Autoesporte e enviada aos fabricantes. Nas categorias em que o número de carros e motores excederem o limite de cinco participantes haverá uma votação prévia para definir o “top 5”.
Este é o critério que explica a ausência de carros elegíveis que tenham sido lançados naquele ano, pois são modelos que não avançaram da lista de pré-qualificados. Na edição passada, veículos como Chevrolet Spin, BYD King e BYD Song Pro foram eliminados nesta fase na categoria principal.
A auditora EY Brasil vai divulgar a lista de finalistas no dia 23 de outubro.
Quem vota?
Neste ano, 26 especialistas formam o grupo de jurados da premiação. Eles são divididos da seguinte forma:
Onze jornalistas especializados (incluindo a atual equipe editorial de Autoesporte) votam nas categorias Carro do Ano e Motor do Ano. São eles:
Leonardo Felix – diretor de redação de Autoesporte
André Paixão – editor-chefe de Autoesporte
André Schaun – editor-executivo de Autoesporte
Marcus Celestino – editor de Autoesporte
Vitória Drehmer – repórter de Autoesporte
Jady Peroni – repórter de Autoesporte
Cauê Lira – repórter de Autoesporte
Eduardo Sodré – Folha de S. Paulo
Fernando Calmon – Alta Roda
Gustavo Dias – Opinião Sincera
João Anacleto – A Roda
Nove jornalistas e influenciadores especializados elegem o Carro do Ano. São eles:
Camila Camanzi – Carros com Camanzi
Clayton Sousa – Última Marcha
Diogo de Oliveira – Jornal do Carro
Fábio Trindade – Motor1/InsideEVs
Felipe Boutros – Autopapo
Giu Brandão – Mundo Sobre Rodas
Guilherme Muniz – CBN Autoesporte
Marlos Ney Vidal – Autos Segredos
Rafaela Borges – UOL
Por fim, seis especialistas dos setores de engenharia e mecânica formam o júri que vota no Motor do Ano. Confira:
Camila Bezerra – Autoesporte TV
Daniel Zacher – SAE
Marcelo Alves – Poli/USP
Paula Mascari – Preparadora de motores
Paulo Consonni – AEA
Tarcísio Dias – Mecânica Online
Como os carros são avaliados
Todos os jurados das categorias de Carro do Ano devem testar os veículos antes de votar. Isso pode acontecer de diversas formas, a depender da estratégia de cada fabricante.
Carros lançados no primeiro semestre têm mais tempo de mercado e costumam ser emprestados ao longo do ano para que cada jurado possa dirigir. Todavia, o prazo é inevitavelmente mais apertado para as marcas que decidem lançar seus veículos na segunda metade do ano. Uma estratégia que se tornou recorrente é a organização de eventos exclusivos para os jurados: assim, a marca não terá de lidar com os prazos de entrega e emplacamento de sua frota, o que pode agilizar o processo.
Já os motores do ano podem ser avaliados de acordo com seus aspectos técnicos, sem que um jurado tenha que, necessariamente, dirigir o veículo.
Conheça a cédula de votação
A lista de finalistas é divulgada pela EY Brasil, auditoria externa contratada pela Editora Globo, com base na votação dos pré-qualificados. Após a definição de todos os participantes, a cédula de votação é enviada por e-mail aos jurados para o veredito, com os seguintes tópicos a serem avaliados com notas de zero a dez:
Carro do Ano
Motor/Câmbio: adequação do conjunto ao carro e seu nível de tecnologia;
Desempenho: velocidade, aceleração e retomada;
Consumo: eficiência energética, consumo de combustível, autonomia elétrica e emissões;
Comportamento dinâmico: freios, estabilidade em retas e curtas;
Segurança: qualidade de construção, itens de segurança passiva e ativa, visibilidade e comportamento em colisões;
Estilo: desenho exterior e interior, harmonia entre as várias partes do veículo;
Acabamento: padrão dos materiais e cuidados na montagem final;
Conforto e ergonomia: facilidade de acesso aos bancos dianteiros e traseiros, facilidade de operação dos comandos, ajuste de bancos e volante, controle de ventilação e temperatura;
Espaço e conveniência: espaço interno, porta-malas, porta-objetos, versatilidade, equipamentos de várias versões do modelo, recursos para recarga de celulares, tomadas;
Adequação ao mercado: lançamento oportuno, inovação no segmento, atendimento das expectativas dos consumidores;
Custo/benefício: compatibilidade entre os preços das versões em relação ao que oferecem.
Motor do Ano
Atualidade tecnológica: tipo de injeção, comando e número de válvulas, tipo de cabeçote, presença ou não de turbo;
Potência: resultado em cavalos vapor (cv);
Torque: resultado em quilograma-força metro (kgfm);
Consumo: economia de combustível e autonomia elétrica;
Emissões: impacto ambiental da unidade motriz.
No dia da premiação, um especialista da auditoria EY Brasil fará as somatórias para determinar os vencedores de cada categoria. Só ele terá acesso ao resultado antecipado. As cédulas com os nomes dos vencedores serão colocadas em uma maleta, com a qual ele irá algemado até o local do evento.
As algemas só serão removidas no momento em que o especialista da EY Brasil estiver no palco para a apresentação dos resultados. O objetivo deste processo burocrático é garantir a segurança, imparcialidade e incorruptibilidade ao Carro do Ano.
Calendário da edição 2025
17 de outubro: data limite para o lançamento de veículos;
23 de outubro: divulgação dos finalistas;
25 de novembro: data da cerimônia de premiação.
Dúvidas frequentes sobre o Carro do Ano
Quem cria o regulamento?
O regulamento do Carro do Ano é elaborado pelo Comitê Gestor da Autoesporte e está disponível para o público geral em nosso site.
Se um jurado não dirigir um carro, ainda pode votar?
O ideal é que todos os jurados das categorias Carro do Ano dirijam os veículos elegíveis — todavia, as fabricantes nem sempre conseguem emprestar o carro ou organizar eventos com a participação de todos. Caso a cédula tenha um modelo que o jurado não andou, a instrução é marcar todas as suas notas como zero.
Por que vários carros ficam de fora?
Como elaboramos anteriormente, existem regras para que um carro seja elegível: deve ser uma novidade daquele ano e ter preço público divulgado. O que explica a ausência de modelos elegíveis na lista dos finalistas é que nem todos avançam para a segunda etapa — ou seja, foram eliminados com antecedência. A lista de finalistas por categoria não pode exceder cinco participantes.
A equipe de Autoesporte descobre o resultado antes?
Não. As notas são enviadas para a EY Brasil por e-mail — e somente o especialista que leva a maleta com os resultados ao evento terá acesso antecipado. A equipe de Autoesporte fica sabendo dos vencedores durante a própria cerimônia.
As montadoras pagam para participar?
Não. Para concorrer ao Carro do Ano, basta lançar um veículo nas condições que especificamos anteriormente. Não há taxa de inscrição ou cobranças do gênero.
Alguém pode alterar o resultado?
Não. Sendo esta uma premiação auditável do início ao fim, a Editora Globo garante segurança e transparência ao longo de todo o processo.
Uma fabricante de automóveis pode patrocinar o Carro do Ano?
Empresas ligadas ao setor automotivo, como distribuidoras de combustíveis, seguradoras ou fabricantes de pneus, podem patrocinar o evento. Marcas de veículos automotores, elegíveis ou não, estão excluídas do escopo de patrocínio.
Acompanhe Autoesporte para conhecer o Carro do Ano 2026 no próximo dia 25 de novembro.
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