Chevrolet estuda lançar até 5 novos carros chineses com sua marca no Brasil


A General Motors parece bastante animada com a estratégia de vender carros chineses com o emblema da Chevrolet no Brasil. Depois do Spark EUV, já lançado, e do Captiva EV, já confirmado, a marca afirma que lançará uma série de outros modelos dentro da mesma receita. A informação partiu de Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, durante o 2º Summit Futuro da Mobilidade, realizado em parceria por Autoesporte e Valor.
De acordo com o executivo, a empresa “está avaliando mais 4 ou 5 produtos” e deverá ampliar o alcance para diferentes segmentos, incluindo carros de passeio e veículos comerciais — além dos SUVs. Todos tomam como base modelos da chinesa Saic, exatamente como já acontece com o Spark (que, originalmente, se chama Baojun Yep Plus).
As duas empresas, vale lembrar, mantêm uma joint-venture na China há mais de 20 anos e têm lançado produtos a partir de diferentes marcas, como Baojun e Wuling. Nos últimos anos, a Chevrolet passou a integrar a estratégia e agora aproveita projetos chineses para lançar novos modelos em mercados emergentes, especialmente na América Latina.
Chevrolet Captiva EV, originalmente vendido pela Wuling, já está confirmado para o Brasil
Divulgação/Chevrolet
Sobre os novos modelos para o Brasil, Chamorro manteve o segredo e não revelou detalhes. Para desvendar o mistério, Autoesporte foi atrás e reuniu 5 modelos do grupo Saic que podem ser lançados como Chevrolet no Brasil. A lista inclui opções de diferentes segmentos e com motorização híbrida ou elétrica. Confira!
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Baojun Yunhai
No segmento de SUVs, uma possibilidade é o lançamento do Baojun Yunhai. Produzido pela mesma marca que originou o Spark EUV, o modelo tem porte médio e chegaria aqui para ficar imediatamente abaixo do Captiva EV. Os dois, inclusive, usam a plataforma Tianyu D. Ao todo, são 4,59 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,60 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos.
Baojun Yunhai tem versões híbrida e elétrica
Divulgação
O modelo foi lançado na China em 2024 e tem versões híbrida plug-in e elétrica. No primeiro caso, um motor 1.5 a gasolina trabalha gerando energia para propulsor elétrico, que produz 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. Já no segundo, o mesmo motor elétrico trabalha sozinho e entrega autonomia de até 600 km no padrão chinês, com bateria de 69,2 kWh.
Baojun Yunhai seria posicionado abaixo do Captiva EV
Divulgação
Entre os equipamentos, destaque para sistema de direção autônoma Nível 2+, quadro de instrumentos de 8,8 polegadas, central multimídia de 15,6 polegadas, bancos com ventilação e aquecimento, seis airbags, ar-condicionado digital, suspensão multi-link, entre outros.
Initial plugin text
Wuling Bingo S
Posicionado abaixo do Yunhai, o Bingo S é recém-chegado ao portfólio da Wuling e concorre na China com o BYD Dolphin. Ao todo, mede 4,26 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,60 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. A título de comparação, o Dolphin tem 4,13 m de comprimento, 1,57 m de altura, 1,77 m de largura e 2,70 m de entre-eixos.
GM Wuling Bingo S é chamado de “Dolphin da Chevrolet”
Divulgação
Por dentro, o Bingo S aposta em linhas horizontais e com variados esquemas de cores. Além disso, o painel combina tela de instrumentos totalmente digital de 8,9 polegadas a uma central multimídia de 12,8” em posição destacada, além de volante multifuncional. Espaçosa, a cabine oferece 25 compartimentos de armazenamento.
Wuling Bingo S promete entregar até 430 km de autonomia
Divulgação
Mecanicamente, motor elétrico dianteiro entrega 101 cv, limitado a uma velocidade máxima de 150 km/h. As baterias são de lítio-ferro-fosfato, com duas opções: uma de 31,9 kWh, com autonomia de até 325 km no otimista ciclo chinês CLTC, e outra de 41,9 kWh, capaz de rodar até 430 km (também no CLTC).
Wuling Bingo Plus
Ainda na família Bingo, o Bingo Plus seria mais uma opção interessante para o Brasil. Com 4,09 metros de comprimento, 1,72 m de largura, 1,57 m de altura e uma distância entre eixos de 2,61, o modelo brigaria com outros compactos elétricos do mercado, como o BYD Dolphin Mini. Na China, está à venda desde 2024 e sempre com motorização elétrica.
Wuling Bingo Plus tem 102 cv de potência e até 510 km de alcance elétrico
Divulgação
O motor entrega 102 cv de potência e vai sempre montado no eixo dianteiro. Há opções de baterias de 37,9 kWh ou 50,6 kWh. A primeira oferece uma autonomia de 410 km (padrão chinês CLTC) e a segunda de 510 km. A lista de equipamentos inclui painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas, ar-condicionado, câmera de ré e controle de cruzeiro.
Wuling Starlight 560
Entre os modelos maiores, há chances de o recém-lançado Starlight 560 também ganhar a gravata dourada da Chevrolet. Desenvolvido dentro da família de veículos Starlight, que já originou o próprio Captiva EV, o SUV mede 4,74 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,77m de altura e 2,81 m de distância entre-eixos. Dependendo da versão, as rodas podem ser de até 18 polegadas.
Wuling Starlight 560 tem 4,74 metros de comprimento e pegada de SUV tradicional
Divulgação
Na China, o Starlight 560 será colocado à venda em breve com três opções de motorização: tradicional a gasolina, híbrida plug-in ou elétrica. A primeira tem sob o capô um motor 1.5 turbo a gasolina de quatro cilindros, com 177 cv, enquanto a híbrida conta com um motor 1.5 aspirado, com 106 cv.
Wuling Starlight 560 também pode ser híbrido ou elétrico
Divulgação
Já a configuração elétrica conta com um motor de 136 cv. Informações extras, como capacidade da bateria e autonomia, ainda não foram reveladas.
Maxus V70
Por fim, neste caso no segmento comercial, a Chevrolet poderá apostar no lançamento de versões próprias de vans elétricas da Saic. A estratégia já está sendo aplicada no México, onde a Maxus V70 é vendida com a gravata dourada e o nome de Express Max. Dependendo da configuração, o modelo pode ter diferentes medidas: 4,99 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos ou 5,36 metros e 3,36 metros, respectivamente.
No México, van V70 já é vendida como Chevrolet Express Max
Divulgação
De acordo com o mercado, o motor pode ser 2.0 turbodiesel de 125 cv ou 150 cv, bem como elétrico de 204 cv. A capacidade de carga útil é de 1.295 kg. No México, apenas a variante furgão é oferecida. Já em mercados internacionais, onde é vendida também sob a bandeira da marca LDV, a van tem configurações para passageiros com 5, 6 ou 9 lugares.
Wuling Yangguang também pode ser uma opção para o Brasil
Divulgação
Corre por fora ainda o lançamento da Wuling Yangguang, também com porte na casa dos 5 metros, e vendida unicamente com motorização elétrica. Nas versões mais potentes, com bateria de 56,2 kWh, a autonomia chega aos 400 km. Já a potência máxima é de 102 cv. Em sistemas rápidos, é possível carregar de 30% a 80% da bateria em apenas 15 minutos.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



