Novo Volkswagen T-Roc e Nivus híbrido nacional podem ser o mesmo carro


A Volkswagen divulgou planos importantes sobre seu futuro na América do Sul e no Brasil. Além de ter confirmado que a marca terá um motor híbrido paralelo inédito na região, o CEO global Thomas Schäfer parece ter falado demais ao dar indícios de que o T-Roc aparecerá por aqui em sua próxima geração.
“Precisávamos desenvolver [um carro híbrido] de qualquer forma, pois a América Latina precisa de um motor HEV. O T-Roc é feito na América do Sul para a América do Sul, e também na China”, afirmou Schäfer ao site britânico Autocar.
Sabemos que o T-Roc não é feito aqui, o que poderia indicar uma confusão do executivo. No entanto, Schäfer acabou antecipando que a marca pretende unificar Nivus e T-Roc. A informação foi publicada pelo site Mobiauto há alguns dias.
A fala do CEO da Volkswagen também surge após detalhes sobre a próxima geração do Nivus serem revelados no Brasil. Na Europa, a marca prepara a apresentação do novo T-Roc para o Salão de Munique, no início de setembro.
Novo Volkswagen T-Roc já foi mostrado globalmente, mas nem todos os detalhes foram revelados
Reprodução
Consultada por Autoesporte, a Volkswagen do Brasil disse que “não comenta projetos futuros”.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Um protótipo da nova geração, inclusive, já foi flagrado em testes no Brasil. O Nivus é produzido em São Bernardo do Campo (SP) desde 2020 e, após o primeiro facelift, se aproxima do fim de seu ciclo. Ele terá uma base técnica mais moderna, ainda sobre a plataforma MQB, como revelam imagens de flagra.
Mula de teste da segunda geração do Volkswagen Nivus já circula no Brasil
Reprodução/Instagram @placaverde
É possível notar que o protótipo passou por modificações e apresenta tanto bitolas maiores quanto alterações no formato dos para-lamas. As mudanças são reflexo da plataforma MQB 37, herdada do Golf 7 europeu e que chegará ao SUV para substituir a atual MQB A0 27.
Novo motor híbrido na América do Sul
Segundo Schäfer, a oportunidade de lançar carros híbridos paralelos na Europa surgiu tendo em vista que modelos HEV serão vendidos em outras regiões:
Híbridos HEV também se tornaram um grande tema nos Estados Unidos. É uma tecnologia que todos pensavam que não seria mais necessária. Porém, agora que as vendas de elétricos caíram, a balança vai em direção aos HEVs” afirmou Schäfer.
Segundo o CEO, o primeiro carro a estrear este novo sistema na Europa será o T-Roc, mas existe a possibilidade de equipar outros carros com a mesma plataforma, como Golf e até o Tiguan. “Teremos este motor onde fizer sentido, oferecendo modelos híbridos paralelos e também plug-in, além dos elétricos”, disse. Todavia, não há intenção de implementar este novo conjunto em todos os carros que utilizam a plataforma modular MQB.
Híbrido pode ser leve
Ainda que Schäfer tenha dito com todas as letras que a marca está criando um híbrido pleno, uma possibilidade é a Volkswagen adotar, na verdade, um híbrido leve. Estamos falado do mesmo sistema anunciado pela Audi para a nova geração do A5 no início deste ano, chamado pelo grupo de MHEV Plus.
Na Volkswagen, o mais provável é que fique conhecido como eTSI Plus. Assim como o Bio-Hybrid e-DCT da Stellantis, sua principal diferença para um híbrido leve comum está no fato de que o sistema é capaz de promover a tração das rodas em modo apenas elétrico, mesmo que por apenas alguns metros. O conjunto é formado por:
Um motor elétrico que funciona tanto para a tração quanto como gerador, chamado PTG, de 24 cv de potência e 23,5 kgfm, acoplado diretamente à transmissão do veículo.
Baterias de 1,7 kWh de capacidade de ferro-lítio-fosfato (LFP), conectadas ao conjunto motriz por correia.
Um “superalternador”, chamado BAS, também movido por correia, que substitui o alternador convencional e o motor de arranque.
Um sistema chamado iBRS, que otimiza a regeneração das baterias por meio das desacelerações e frenagens, inclusive reduzindo a necessidade de uso do freio mecânico, a uma capacidade de 25 kW.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



