GR Corolla aposta na experiência ao volante e entrega performance esportiva


A presença das tomadas de ar é indício de que não se trata de um carro qualquer. Dê a partida e um som grave e encorpado invade a cabine. Um leve toque no acelerador e os 304 cavalos respondem sem rodeios — tal como a direção, que transmite os movimentos do volante como se lesse pensamentos. A suspensão e o sistema de tração grudam o veículo no asfalto, entregando não só controle, mas uma sensação de domínio absoluto da máquina.
Esse é o GR Corolla. Um carro para entusiastas, criado por entusiastas. Feito para quem coloca o prazer de dirigir no topo de suas prioridades e se conecta com o automóvel como quem veste uma segunda pele. Mas, antes de continuarmos, vale um disclaimer: se seus sentidos não ficaram aguçados, se não deu uma coceira nos dedos imaginando-se ao volante… talvez esse carro não seja para você.
Nascido nas pistas – o TOYOTA GAZOO Racing iniciou suas operações no Brasil em 2020, com o lançamento do Corolla GR-SPORT na Stock Car. Pouco tempo depois, em 2023, o GR Corolla marcou a estreia oficial da marca no mercado brasileiro. A divisão de competição, responsável pelas equipes oficiais da Toyota em categorias como o WRC e WEC, leva para as ruas a mesma tecnologia desenvolvida para as pistas de corrida, com veículos de alta performance.
O modelo vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos — mas o que ele proporciona a quem está dirigindo vai bem além da aceleração. “O que mais agrada no GR Corolla é a experiência ao volante, ele entrega esportividade real e muito prazer ao dirigir em cada detalhe”, afirma Daniel Grespan, gerente geral de Qualidade e responsável pela divisão TOYOTA GAZOO Racing no Brasil. “Além de valorizar sua exclusividade, muitos clientes dizem que, ao assumir o controle do carro, entendem de fato o que é ter um Toyota com DNA de competição”, completa.
O desenvolvimento do GR Corolla teve a participação dos pilotos da marca no WRC, incluindo o campeão da temporada 2022, Kalle Rovanperä
Divulgação Toyota
O GR Corolla tem apenas a plataforma TNGA-C em comum com o Corolla convencional. Ainda assim, a estrutura recebe reforços, com pontos de solda e adesivos estruturais adicionais, para suportar a maior carga de esforço. Em busca da redução de peso, o capô e o painel das portas são substituídos por peças de alumínio — e, na versão Circuit, o teto é feito com fibra de carbono.
A suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o modelo (sistema McPherson na dianteira e um conjunto multilink com double wishbone na traseira) com o principal objetivo de maximizar a aderência dos pneus ao solo. Além de um feedback preciso das condições do piso para o motorista, ela ainda oferece uma estabilidade exemplar nas curvas.
O desenvolvimento do GR Corolla teve a participação dos pilotos da marca no WRC — incluindo o campeão da temporada 2022, Kalle Rovanperä —, que testaram os protótipos e orientaram o ajuste fino. Em especial, a contribuição dos profissionais foi importante para a adaptação do sistema de tração GR-FOUR, que originalmente nasceu para as provas de rally.
Segundo Daniel Grespan, o objetivo é sempre o mesmo: desenvolver carros que sejam divertidos de dirigir, com a verdadeira essência esportiva, trazendo tecnologias e aprendizados do automobilismo.
Daniel Grespan, gerente geral de Qualidade e responsável pela divisão TOYOTA GAZOO Racing no Brasil
Divulgação Toyota
Pensando nisso, o GR-FOUR oferece três ajustes, de acordo com a situação e/ou estilo do condutor. A seleção padrão é 60:40 — 60% da tração no eixo dianteiro e 40% no traseiro, indicado para as situações cotidianas. A opção esportiva 30:70 é ideal para o uso em circuito fechado, durante um track day, por exemplo. E a 50:50 prioriza a estabilidade máxima.
Importante destacar que, independentemente da opção selecionada, o equilíbrio do torque é ajustado automaticamente, adaptando-se às ações do motorista, condições do piso e reações do próprio carro.
Música para os ouvidos
Resfriamento de pistão por jato de óleo múltiplo, válvulas de escape de grande diâmetro e porta de admissão parcialmente usinada. São recursos vindos das competições que o motor 1.6 turbo de três cilindros também incorpora.
A transmissão manual de seis velocidades resgata o automobilismo raiz, com engates de curso curto e suave, permitindo que o condutor escale as marchas com precisão. Mas também usa tecnologia de ponta.
O recurso intelligent manual transmission (iMT), ativado por um botão no painel, dispensa o uso da embreagem nas reduções, ajustando a rotação do motor — basicamente, automatizando o punta-taco.
Nas reduções de marcha, por sinal, o ronco encorpado invade a cabine, fruto de um trabalho na disposição do isolamento acústico que permite que ele penetre no interior. O escape triplo, além de aumentar a potência do motor e compor o visual agressivo, também contribui para a sinfonia.
O design exclusivo é condizente com o que o GR Corolla é capaz de fazer na pista. Os faróis full LED são mais afilados e a grade foi ampliada para melhor refrigeração do motor. Já na traseira, as lanternas também são de LED, seguindo o mesmo padrão alongado do conjunto óptico dianteiro.
A transmissão manual de seis velocidades resgata o automobilismo raiz, com engates de curso curto e suave
Divulgação Toyota
Todo detalhe na carroceria tem uma função, seja para melhorar a eficiência aerodinâmica, seja para proporcionar maior capacidade de resfriamento — como as provocativas tomadas de ar espalhadas pelo para-choque, para-lamas e capô. O visual fica completo com os para-lamas alargados e as rodas de liga leve forjadas, que oferecem maior rigidez e leveza.
A configuração da cabine prioriza o desempenho do condutor. A alavanca do câmbio manual é estrategicamente posicionada para permitir trocas rápidas, e a engenharia fez a opção pelo freio de estacionamento com acionamento manual, de modo a permitir um controle maior do veículo, mesmo quando forçado ao seu limite.
O painel de instrumentos também é exclusivo dos modelos GR, trazendo informações importantes durante uma direção esportiva, como pressão de turbo, indicador de marcha e tacômetro. O visual fica completo com as pedaleiras cromadas e os bancos esportivos de couro sintético com costuras vermelhas e acabamento de camurça.
As duas versões do Corolla GR ainda trazem de série o Toyota Safety Sense 3.0, pacote de segurança e conveniência que inclui itens como: sistema de pré-colisão com detecção de pedestres; alerta de saída de faixa com assistência à direção; controle de cruzeiro dinâmico por radar; e assistência à sinalização rodoviária.
Parte interna do GR Corolla
Divulgação Toyota
O interior exibe acabamento de alta qualidade de couro e camurça. O volante tem ajuste de altura de profundidade, direção eletroassistida progressiva e central multimídia de 7 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto.
“O GR Corolla é um verdadeiro esportivo, com a alma de TOYOTA GAZOO Racing, mas também é seguro, confiável e equilibrado — características que são muito Toyota”, finaliza Daniel Grespan.
Fonte: Read More



