Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Os carros que mais estão subindo e caindo nas vendas em 2025

13/08/2025
Os carros que mais estão subindo e caindo nas vendas em 2025


Entre janeiro e julho de 2025, 1.131.269 milhão carros de passeio e comerciais leves foram emplacados no Brasil, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O primeiro semestre foi marcado por lançamentos como o Volkswagen Tera e o novo Nissan Kicks, além de reestilizações que movimentaram o mercado.
Enquanto alguns modelos decolaram em emplacamentos, outros perderam espaço. A partir deste cenário, Autoesporte listou os cinco modelos que mais subiram e caíram nas vendas no acumulado de 2025. A comparação foi feita com o primeiro semestre de 2024. Utilizamos dados da Fenabrave e da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Confira:
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Quem caiu nas vendas
5°) Citroën C3: – 39,5%
O Citroën C3 registrou queda de 39,5% nas vendas nos primeiros sete meses de 2025. O hatch compacto é vendido em quatro versões, e a mais cara traz propulsor 1.0 turbo flex de três cilindros, de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque com câmbio CVT que simula sete marchas. As demais configurações oferecem motor 1.0 aspirado, também três cilindros, que entrega 75 cv e 10,7 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas.
Preços:
C3 Live 1.0 MT: R$ 73.990;
C3 Live Pack 1.0 MT: R$ 81.990;
C3 Feel 1.0 MT: R$ 84.790;
C3 YOU! Turbo 200 AT: R$ 101.490.
Balanço de vendas do Citroën C3
Teste: Citroën C3 You é o carro turbo ‘popular’. Vale os quase R$ 100 mil?
4°) Ram 1500: – 48%
Vendendo quase metade do que emplacou no mesmo período em 2024, a Ram 1500 teve apenas 492 unidades registradas entre janeiro e julho deste ano. A picape trocou o motor V8 5.7 Hemi por um 3.0 biturbo de três cilindro em linha a gasolina. Apesar disso, a caminhonete ficou mais potente, com conjunto que desenvolve até 426 cv e 64,8 kgfm.
Com preço inicial que ultrapassa os R$ 580 mil, o modelo também tem um dos piores consumos do mercado, rodando 6 km/l na cidade e 7 km/l na estrada, segundo o Inmetro.
Preços:
Ram 1500 Laramie: R$ 584.990;
Ram 1500 Laramie Night Edition: R$ 599.990.
Balanço de vendas da Ram 1500
Teste: Ram 1500 2025, como anda a nova caminhonete mais rápida do Brasil
3°) Chevrolet Silverado: – 56,4%
Com apenas 401 licenciamentos registrados nos primeiros sete meses do ano, a Chevrolet Silverado teve queda de mais de 56% nas vendas. Seu motor é um V8 5.3 aspirado a gasolina de 360 cv e 53 kgfm, junto de um câmbio automático de dez marchas. Vale lembrar que a General Motors estuda trazer uma configuração elétrica da picape ao Brasil.
Apesar dos números tímidos no mercado brasileiro, a caminhonete esteve entre os dez carros mais vendidos do mundo em 2024. Na sexta posição, registrou 639 mil vendas ao redor do globo no período mencionado.
Preço:
Silverado High Country: R$ 573.590.
Balanço de vendas da Chevrolet Silverado
Teste: Chevrolet Silverado é picape superlativa para fazer sucesso no agro
1°) Peugeot 208: – 58,6%
Peugeot 208 trouxe um visual renovado na linha 2025 e parte de R$ 81 mil
Jady Peroni/Autoesporte
Em primeiro lugar entre os carros que mais caíram nas vendas até julho está o Peugeot 208. O hatch compacto foi reestilizado na linha 2025 e aposentou o motor 1.6, mas mesmo assim emplacou 58,6% menos unidades que no ano passado. Vendido em quatro versões, tem as opções mais baratas equipadas com propulsor 1.0 Firefly de três cilindros aspirado flex de até 75 cv e 10 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas.
Já as opções mais caras vêm com motor GSE 1.0 Turbo 200, flex, três-cilindros, que entrega 130 cv e 20,4 kgfm. Nesse caso, o câmbio é automático CVT com sete marchas simuladas e há três modos de condução: Automático, Manual e Sport.
Preços:
208 Active 1.0 MT: R$ 81.490;
208 Style 1.0 MT: R$ 93.490;
208 Allure Turbo 200 CVT: R$ 106.990;
208 GT Turbo 200 CVT: R$ 119.990.
Balanço de vendas do Peugeot 208
Teste: Peugeot 208 Style 2025 é versão de R$ 100 mil que tem até teto solar
Bônus: Toyota Yaris
Toyota Yaris sairá de linha nas carrocerias hatch e sedã para dar lugar ao SUV compacto Yaris Cross
Divulgação
Com índices de queda nas vendas ainda mais altos que o do hatch da Peugeot, os Toyota Yaris hatch e sedã já não são mais produzidos e, por isso, entram na lista como bônus. Estes darão lugar ao SUV compacto Yaris Cross, com previsão de lançamento para outubro de 2025.
Todavia, bom ressaltar que tanto o hatch quanto o sedã estão disponíveis e com preços sugeridos no configurador da marca. O motor é sempre 1.5 aspirado flex de 110 cv e 14,9 kgfm, com câmbio CVT e simulação de sete marchas.
Preços:
Toyota Yaris hatch
Yaris XL: R$ 111.090;
Yaris XS: R$ 120.190;
Yaris XLS: R$ 131.590.
Toyota Yaris sedã
Yaris XL: R$ 113.290;
Yaris XS: R$ 122.490;
Yaris XLS: R$ 135.090.
Balanço de vendas do Toyota Yaris hatch e sedã
Initial plugin text
Quem subiu
5°) Volkswagen T-Cross: + 34,8%
O Volkswagen T-Cross abre a lista dos carros que estão crescendo nas vendas em 2025, na quinta posição. SUV mais vendido do Brasil, o modelo emplacou mais de 53,5 mil unidades no primeiro semestre. Vale dizer, que entre o último tri de 2023 e o primeiro de 2024, o SUV teve queda de quase 40% em sua comercialização – como revelamos nesta reportagem.
Vendido em cinco versões na linha 2026, o T-Cross oferece propulsor 1.0 TSI de até 128 cv e 20,4 kgfm nas versões mais baratas. Já as opções de topo, Highline e Extreme, tem motor 1.4 TSI que entrega até 150 cv e 25,5 kgfm. Por fim, o câmbio é sempre automático de seis marchas.
Preços:
T-Cross Sense 200 TSI: R$ 119.990;
T-Cross 200 TSI: R$ 154.990;
T-Cross Comfortline 200 TSI: R$ 174.290;
T-Cross Highline 250 TSI: R$ 187.490;
T-Cross Extreme 250 TSI: R$ 191.990.
Balanço de vendas do Volkswagen T-Cross
Vídeo: Nissan Kicks Sense é melhor que Creta Limited e T-Cross Comfortline?
Comparativo: qual SUV 1.0 turbo de R$ 150 mil é o melhor?
4°) Honda HR-V: + 35,7%
Eleito o SUV compacto de melhor custo no Brasil em 2025 pelo Superguia Qual Comprar de Autoesporte, o Honda HR-V registrou pouco mais de 36 mil emplacamentos entre janeiro e julho de 2025, o que significa um crescimento de 35,7% na comercialização.
O SUV acabou de ser renovado para a linha 2026, e é vendido em quatro versões. O motor pode ser 1.5 aspirado com injeção direta de 126 cv e 15,8 kgfm ou 1.5 turbo, dessa vez com 177 cv e 24,5 kgfm. O câmbio é sempre automático do tipo CVT.
Preços:
HR-V EX: R$ 163.200;
HR-V EXL: R$ 170.900;
HR-V Advance turbo: R$ 199.400;
HR-V Touring turbo: R$ 209.900.
Balanço de vendas do Honda HR-V
Teste: Honda HR-V 2026 justifica ser o SUV compacto mais caro do Brasil?
3°) Toyota Corolla Cross: + 38,6%
O Toyota Corolla Cross registrou crescimento de 38,6% nas vendas do primeiro semestre. Além da versão híbrida, o SUV médio está disponível em mais quatro opções com o motor 2.0 aspirado flex de 175 cv e 21,3 kgfm de torque, com câmbio CVT de dez marchas simuladas. Vale dizer ainda que o SUV passou por uma leve reestilização no ano passado.
Preços:
Corolla Cross XR: R$ 182.990;
Corolla Cross XRE: R$ 191.190;
Corolla Cross XRX: R$ 207.990;
Corolla Cross XRX Hybrid: R$ 219.890;
Corolla Cross GR-Sport: R$ 214.590.
Balanço de vendas do Toyota Corolla Cross
Teste: Toyota Corolla Cross 2025 muda para tentar superar SUVs chineses
2°) Caoa Chery Tiggo 8 Pro: + 90,0%
Caoa Chery Tiggo 8 Pro substituiu a versão Max Drive
Divulgação
Eleito o carro de sete lugares de melhor custo no Brasil em 2025 pelo Qual Comprar, o Caoa Chery Tiggo 8 Pro comporta até sete ocupantes e teve o visual renovado na linha 2025, agora substituindo a versão Max Drive. Com aumento de 90% nas vendas nos primeiros sete meses do ano, o SUV é vendido em versões a combustão e híbrida. No primeiro caso, o motor é um 1.6 turbo a gasolina de até 187 cv de potência e 28 kgfm de torque, aliado ao câmbio automatizado de dupla embreagem.
Já a opção PHEV une o propulsor 1.5 turbo a gasolina de quatro cilindros com injeção direta de 147 cv a outros dois elétricos. Assim, potência e torque combinados são, respectivamente, de 317 cv e 56,6 kgfm. O conjunto dispõe ainda do câmbio DHT que simula 11 marchas.
Preços:
Tiggo 8 Pro: R$ 189.990;
Tiggo 8 Pro PHEV: R$ 269.990.
Balanço de vendas do Caoa Chery Tiggo 8
1°) Ford F-150: + 145,7%
Ford F-150 está disponível em três versões no mercado e parte de R$ 560 mil
Renato Durães/Autoesporte
Com mais de 145% de aumento nas vendas, a Ford F-150 lidera o ranking. A picape teve 678 emplacamentos nos sete primeiros meses de 2025, contra 276 no mesmo período de 2024. Eleita a picape grande de melhor custo no Brasil do Qual Comprar 2025 a gigante equipa motor Coyote 5.0 V8, o mesmo do Mustang, desenvolvendo até 405 cv e 56,7 kgfm. Já o 0 a 100 km/h é feito em apenas 7,3 segundos, considerando que a caminhonete pesa mais de 2,5 toneladas.
Teste: Ford F-150 Tremor é versão ‘parruda’ de R$ 580 mil contra Ram 1500
Preços:
F-150 Lariat: R$ 560.000;
F-150 Lariat Black: R$ 560.000;
F-150 Tremor: R$ 580.000.
Balanço de vendas da Ford F-150
Comparamos as três picapes grandes que aparecem no artigo abaixo:
Chevrolet Silverado, Ford F-150 ou Ram 1500: qual a melhor picape do agro?
Bônus: BYD Song Plus e Song Pro
Os SUVs médios híbridos plug-in da BYD, Song Pro e Song Plus, tiveram 69,6% de crescimento nas vendas no primeiro semestre de 2025 quando comparado com o mesmo período do ano passado, segundo a Fenabrave.
De acordo com índices da ABVE, o resultado se dá justamente pelo lançamento do Song Pro, em julho do ano passado. Nos sete primeiros meses de 2025, representou 60,3% do total de emplacamentos dos dois modelos.
É importante mencionar que a Fenabrave não divulga os dados de vendas separados por modelo. Segundo os números da ABVE, inclusive, o Song Plus — mais caro dos dois — registrou queda de 36,5% nas vendas entre os primeiros sete meses do ano.
Ambos chegaram à linha 2026 com novidades. O Song Pro trouxe novo pacote Adas de nível 2, mas manteve o motor 1.5 aspirado de 197 cv e 30,5 kgfm aliado a um elétrico e autonomia de até 62 km na versão mais cara. Já o Song Plus, deixou toda a linha com o visual da versão Premium, inspirado no elétrico Seal. O propulsor pode ser 1.5 aspirado com potência combinada de 235 cv, ou 1.5 turbo de potência combinada de 324 cv.
Preços:
BYD Song Pro GL: R$ 189.990;
BYD Song Pro GS: R$ 199.990;
BYD Song Plus: R$ 249.990;
BYD Song Plus Premium: R$ 299.800.
Balanço de vendas do BYD Song
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Renault e Geely criam motor revolucionário que faz elétrico virar híbrido
04/12/2025

Renault e Geely criam motor revolucionário que faz elétrico virar híbrido


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.