Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Exclusivo: Caoa Changan será nova marca no Brasil em união com chinesa

12/08/2025
Exclusivo: Caoa Changan será nova marca no Brasil em união com chinesa


Vem aí a Caoa Changan. A gigante da indústria automotiva do Brasil vai se unir a uma das maiores fabricantes da China na criação de uma nova marca sino-brasileira. E o anúncio da estreia está marcado para o Salão do Automóvel, em novembro.
Autoesporte teve acesso aos planos de chegada da Caoa Changan e traz, em primeira mão, como será a operação da nova marca, quando as vendas começam, quais modelos serão vendidos e como serão as lojas.
Quando chega a Caoa Changan?
O anúncio de chegada da Changan ao Brasil será no Salão do Automóvel de São Paulo, que abre as portas no final de novembro. Um mapa extra oficial dos estandes mostra que a Caoa terá dois espaços. Um deles, claro, é para a Caoa Chery, que manterá suas operações normalmente no país, convivendo com a Caoa Changan.
Initial plugin text
O segundo até poderia marcar uma nova fase da Subaru. Mas Autoesporte apurou que não há planos de novos veículos da japonesa para o Brasil tão cedo. Logo, o estande será usado para apresentar ao público a Caoa Changan. Afinal, existe palco melhor do que um evento com centenas de milhares de visitantes?
Ainda que a apresentação aconteça em novembro, confirmando o nome da marca como Caoa Changan, as vendas só terão início apenas no segundo trimestre de 2026. Até lá, o grupo brasileiro fará a preparação para iniciar as vendas, com ações de apresentação da marca e estruturação de uma rede de concessionárias.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Quais carros a Caoa Changan venderá no Brasil?
O futuro Caoa Changan Unit-T visto de traseira
Divulgação
Inicialmente, serão oferecidos três modelos, todos SUVs, que, não por acaso, são os mesmos que já rodam em testes no Brasil.
O Unit-T deve ser o best-seller da Caoa Changan no início da operação. Estamos falando de um modelo de porte médio com visual arrojado e pegada esportiva. Nas dimensões, tem 4,51 metros de comprimento, 1,87 m de largura e entre-eixos de 2,71 m.
Interior do Changan Uni-T
Divulgação
Como comparação, fica próximo do Toyota Corolla Cross (4,46 m) em comprimento, mas tem entre-eixos exatamente igual ao do Caoa Chery Tiggo 8 — superior que o de SUVs médios comercializados no país.
Ao contrário da maior parte das marcas chinesas que estão chegando ao Brasil, o Uni-T será um SUV a combustão, com motor 1.5 turbo de 188 cv de potência e 30,5 kgfm de torque. Casa com esse motor um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Changan CS75 em testes no ABC Paulista
Reprodução/Placa Verde
Acima dele ficará o CS75, um SUV de porte similar ao de um Jeep Commander. São 4,77 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos. E, tal qual o modelo menor, o visual impressiona pelas linhas modernas e agressivas. Faróis divididos por finas barras horizontais e grade repleta de elementos que lembram diamantes são alguns dos elementos mais marcantes.
Changan CS75 Plus será vendido no Brasil com motor só a combustão
Divulgação
No interior, três telas somam 37 polegadas e servem como quadro de instrumentos e central multimídia dupla, com direito a uma porção dedicada ao passageiro. Sob o capô, há opções de motores 1.5 e 2.0, sempre turbinados. Até agora, estamos falando apenas de modelos a combustão.
Changan CS75 Plus tem 37 polegadas de telas nos painéis
Divulgação
Mas o último e mais refinado modelo da Caoa Changan será um elétrico de luxo. É o Avatr 11, que Autoesporte antecipou que seria vendido no Brasil ainda em maio deste ano. Na ocasião, também dissemos que o grupo Caoa seria o responsável pela venda.
Flagra do Avatr 11 no Brasil
Jady Peroni/Autoesporte
Agora, podemos dizer que a chegada será em 2026 e não em agosto deste ano, conforme publicado anteriormente. Porém, podemos afirmar que ele será posicionado na faixa dos R$ 600 mil, para competir diretamente com SUVs elétricos de Audi e BMW.
Avatr 11 visto de dianteira
Divulgação
Na China, o Avatr 11 é vendido em cinco versões, sendo quatro elétricas com tração integral e uma EREV (elétrico de autonomia estendida ou híbrido paralelo), com um motor elétrico e outro a gasolina, atuando apenas como gerador. Neste caso, a autonomia combinada passa de 1.000 km. Nas demais, com baterias de até 116,8 kWh, o alcance pode chegar a 815 km, no sempre otimista padrão chinês WLTC.
Avatr 11 será o carro mais sofisticado da operação
Divulgação
A configuração que roda no Brasil traz dois motores elétricos, que, somados, desenvolvem 547 cv de potência e 70 kgfm de torque combinados. Pisando fundo, o Avatr 11 vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
O painel do Avatr 11
Divulgação
E as lojas?
A rede de concessionárias Caoa Changan será constituída de lojas próprias, sem qualquer relação com a Caoa Chery. Os pontos de venda até podem ser vizinhos, mas serão devidamente separados, como acontece com as marcas da Stellantis e a recém-formada parceria entre Renault e Geely. O pós-vendas, no entanto, será completamente apartado, já que Changan e Chery não compartilham componentes, sendo, inclusive, rivais na China.
Caoa já buscava outra chinesa
A decisão de trazer a Changan ao Brasil não é nova. Fontes ouvidas por Autoesporte afirmam que a Caoa buscava, há pelo menos cinco anos, uma nova parceira chinesa. O objetivo era não depender apenas da Chery. Na ocasião, o acordo com a Hyundai, desfeito recentemente, também conforme antecipado por Autoesporte, ainda não estava costurado, então a Chery era a única possibilidade de expansão do grupo brasileiro.
Para mudar o cenário, nos últimos anos, a Caoa abriu conversas com os maiores grupos automotivos chineses, incluindo marcas que chegaram há pouco ou estão para chegar ao Brasil. Fazem parte desta lista a GAC, que começou a vender carros por aqui em maio, a Saic, dona da MG e que ensaia, há meses, o desembarque, e a Baic, a única sem informações sobre uma possível operação no Brasil.
A escolha pela Changan, segundo interlocutores, se deu pela facilidade em chegar a um acordo com os chineses em questões como produção local e comercialização. É muito provável que até a decisão do nome Caoa Changan tenha sido posta como fator crucial por parte dos brasileiros.
Flagra do Avatr 11 ocorreu em uma concessionária da Caoa em São Paulo (SP)
Jady Peroni/Autoesporte
O que diz a Caoa?
Procurada pela reportagem, a Caoa disse que desconhece a informação de uma associação com a chinesa Changan. Veja abaixo o posicionamento completo:
“A CAOA desconhece esta informação e segue com o posicionamento oficial de que não antecipa estratégias, futuros lançamentos e negociações em andamento.”
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.