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Exclusivo: Omoda Jaecoo descarta usar fábrica da Caoa em Jacareí

24/07/2025
Exclusivo: Omoda Jaecoo descarta usar fábrica da Caoa em Jacareí


Com promessa de produção local desde antes do início das vendas no Brasil, a Omoda Jaecoo ainda não decidiu onde fará seus modelos em solo nacional. Mas o cenário parece um pouco mais claro. A marca chinesa, parte do grupo Chery, parece ter desistido de usar as instalações de Jacareí (SP), atualmente divididas entre Caoa e Chery.
A informação foi confirmada por um executivo da fabricante, que afirmou haver “grandes problemas” que inviabilizam o fechamento do negócio e a subsequente utilização da fábrica no Vale do Paraíba.
Mas o noticiário sobre a fábrica tem um novo capítulo. Isso porque a Prefeitura de Jacareí pediu para que a Caoa Chery devolva sua fábrica no munícipio ou desenhe plano de retomada das atividades da unidade — encerradas em 2022 — em até 45 dias.
Antes de esmiuçar a questão com a prefeitura, é preciso contextualizar a desistência da Omoda Jaecoo em ocupar o local. O mesmo executivo disse que a fábrica fechada há três anos, e construída há mais de uma década, demandaria pesados investimentos para ter a produção retomada.
Fora isso, também afirmou que “parcerias são cruciais para se ter uma unidade de produção considerada estável no Brasil”.
O executivo frisou que a indecisão na política nacional, em todos os âmbitos, deixa pairar no ar muitas incertezas para a companhia. Se dependesse da Omoda Jaecoo, completou a fonte, a empresa já teria fábrica local em 2026.
Ainda questionado sobre a possibilidade de utilizar a unidade da Toyota em Indaiatuba (SP), que fechará as portas em meados do próximo ano, o executivo de alto escalão da Omoda Jaecoo também tratou de afirmar que trata-se de operação “complicada”.
Fábrica da Caoa Chery em Jacareí encerrou atividades em 2022
Divulgação
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Além de considerada um tanto ultrapassada, a planta tem questões logísticas, como limitações de produação e eventuais expansões. Algo que é considerado imperativo pela Omoda Jaecoo, que já anunciou investimento de quase R$ 2 bilhões em nosso país e utilizará, claro, parte do montante para se estruturar localmente.
A questão da fábrica de Jacareí está se tornando uma novela. Caoa e Omoda Jaecoo, inclusive, selaram em fevereiro passado acordo que envolveu a doação de um terreno de 436 mil m² dentro da área total de 1 milhão de m² da unidade do interior paulista. A área, contudo, não tem edificações, ou seja, não inclui a estrutura fabril existente.
Omoda Jaecoo recebe parte do terreno de fábrica da Caoa Chery em SP
Situação da fábrica de Jacareí
Voltando ao imbróglio entre a prefeitura e a Caoa Chery, a administração municipal garante que a unidade recebeu “significativos investimentos públicos, tanto municipais quanto estaduais”. Em nota oficial enviada a Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, residente do Grupo Caoa, e a Cláudio Guowei Xu, general manager da Chery International no Brasil, a administração aponta que aplicou R$ 46 milhões na fábrica em infraestrutura e incentivos fiscais.
Roger Peng, à época presidente da Chery Brasil, comemora o primeiro Celer brasileiro produzido em Jacareí
Divulgação
Segundo laudo de avaliação técnica, a Secretaria de Finanças estima que as benfeitorias no imóvel estão atualmente estimadas em R$ 63,7 milhões. Desse modo, a Prefeitura, quer, ao fim dos 45 dias de prazo, desapropriação do imóvel e indenização no valor de R$ 17,7 milhões, caso a Caoa Chery não apresente um plano de retomada da produção. Vale frisar que Celso Florêncio (PL), prefeito do município, reiterou em suas redes sociais que tentou negociar com a companhia; sem sucesso.
Procurada por Autoesporte, a Caoa Chery ainda não enviou um posicionamento sobre a questão.
A administração diz que enviou, primeiramente, ofício ao presidente da Caoa Chery acerca do tema em junho. No dia 10 do mesmo mês, a empresa sino-brasileira registrou o recebimento do documento, “mas não apresentou informações concretas quanto ao futuro da planta industrial de Jacareí”.
Em julho, a Prefeitura enviou dois novos ofícios, nos dias 4 e 21. O primeiro contava com o seguinte título: “Inatividade da planta industrial da Caoa Chery em Jacareí – Solicitação urgente de reunião e esclarecimentos”. Já o segundo, enviado ao presidente da supracitada companhia, e a Cláudio Guowei Xu, general manager da Chery International no Brasil, aponta para “notificação de possível reversão de doação / desapropriação”.
Caoa Chery prometeu reabertura de fábrica
Fábrica de carros da Chery em Jacareí (SP): novela sem último capítulo
Divulgação
À época do encerramento das operações em Jacareí, a Caoa Chery garantiu que iria reformar a unidade para focar na produção de carros eletrificados. A ideia era de que a fábrica retomasse suas atividades de dois a três anos depois.
Inaugurada em 2014, a unidade de Jacareí produziu, por exemplo veículos como Celer, QQ e Tiggo 2. O último a deixar a linha foi o Tiggo 3X. Havia a expectativa de que, em 2025, o iCar, que sumiu das lojas ao fim de 2024, fosse o responsável por reinaugurar a planta. Algo que, ao menos por enquanto, ainda não ocorreu.
Autoesporte entrou em contato com a Caoa Chery, mas, até o momento da publicação desta reportagem, não obteve quaisquer retornos. Também falamos com a Prefeitura de Jacareí, que nos enviou os ofícios e também nota oficial, que pode ser lida abaixo:
A Prefeitura de Jacareí enviou neste mês, dois ofícios destinados à empresa Caoa Chery, que atualmente possui uma fábrica com produção paralisada na cidade. Durante as últimas semanas, também foram realizadas reuniões com representantes da empresa, mas nenhuma definição oficial foi tomada.
Diante disso, a Prefeitura está notificando oficialmente sobre a possibilidade de desapropriação e reversão da área, com o objetivo de gerar emprego e desenvolvimento para Jacareí.
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Fonte: Read More 

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