Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

BYD estuda fábrica de 600 mil carros para ser uma das gigantes do Brasil

03/07/2025
BYD estuda fábrica de 600 mil carros para ser uma das gigantes do Brasil

Fábrica de Camaçari (BA) pode dobrar de capacidade até o final de 2031; produção de Dolphin Mini, Song Pro e King começa nas próximas semanas Em algumas semanas a BYD vai inaugurar em Camaçari (BA) sua primeira fábrica de carros no Brasil. Inicialmente, a produção de Dolphin Mini, Song Pro e King será do tipo SKD, em que os veículos são importados da China prontos, mas desmontados, somente para serem finalizados no país. Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da empresa, a unidade seguirá em testes nos próximos dias, e deve abrir assim que receber as licenças ambientais e do Corpo de Bombeiros. A previsão é que isso aconteça entre o fim de julho e o início de agosto.
No entanto, antes mesmo de o primeiro carro destinado à venda sair das linhas de montagem, a empresa já fala em expansão do local para até 600 mil unidades até o final de 2031, fazendo da fábrica baiana a segunda maior do Brasil, atrás apenas da unidade da Stellantis em Betim (MG).
A informação dos estudos para a aplicação foi confirmada não só por Baldy, como também pela CEO da BYD nas Américas, Stella Li e pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) durante a apresentação dos primeiros BYD montados no Brasil.
Fábrica da BYD em Camaçari (BA) precisa de um novo investimento para dobrar a capacidade
Divulgação
Caso consiga cumprir o objetivo, a BYD estará dobrando a capacidade de Camaçari em relação ao plano atual, de 300 mil carros por ano. Para que isso aconteça, além do bom desempenho do mercado para justificar a demanda adicional, será necessário um investimento extra em relação aos R$ 5,5 bilhões já anunciados pela chinesa no Brasil. Considerando o cenário previsto, a BYD também promete que haverá 20 mil pessoas empregadas na produção brasileira.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Apesar de todo o otimismo, o mercado automotivo atual está longe de justificar uma fábrica tão grande. Em 2024, todas as fabricantes do país fizeram 1,9 milhão de unidades. Ou seja, a capacidade da BYD seria de pouco menos de um terço de toda a indústria nacional.
A Fiat, líder de vendas no Brasil, vendeu cerca de 520 mil veículos em 2024. Ou seja, a BYD teria que se tornar líder de vendas no país e ainda contar com um volume de exportações para alcançar tal marca.
Obras seguem
Fábrica da BYD em Camaçari (BA) ainda tem parte das obras embargadas
Divulgação
Apesar de mostrar um galpão pronto, inclusive com robôs e linhas completas, a fábrica de Camaçari segue com obras em vários pontos do terreno. Do lado de fora do pavilhão, por exemplo, há uma série de espaços com maquinário pesado e áreas em terra batida.
Além disso, os prédios que faziam parte do complexo da Ford estão abandonados. A BYD afirma que as instalações não são adequadas para a produção de veículos híbridos e elétricos e que optou por espelhar as linhas das fábricas chineses em vez de adaptar o que já estava de pé.
Galpões de fábrica Ford em Camaçari não serão usados para produção de veículos
Divulgação
O destino dos diversos prédios erguidos no final dos anos 1990 será definido nos próximos anos, quando a BYD pretende criar fábricas menores para a produção de componentes para os veículos. “A BYD é uma empresa muito vertical. Produzimos quase tudo que usamos”, disse Baldy.
Outra questão que marcou o processo de construção é a denúncia de trabalho análogo à escravidão de funcionários chineses da empreiteira contratada pela BYD para tocar as obras. A empresa afirma que suspendeu o contrato com a fornecedora e já contratou uma companhia brasileira para avançar na construção assim que os embargos do Ministério Público do Trabalho (MPT) forem suspensos.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.