Ford F-150 é a picape grande de melhor custo no Brasil em 2025

Qual Comprar 2025: mesmo com uma caçamba inferior às das rivais, picape tem ótimo custo de peças e surpreende pela pouca desvalorização O segmento de caminhonetes cresceu no Brasil nos últimos anos, com a chegada de modelos de, perdão pelo trocadilho, peso no mercado. Um desses produtos é a Ford F-150, eleita a picape grande de melhor custo no Qual Comprar 2025, de Autoesporte, se destacando em relação às cinco rivais pelo custo da cesta de peças e a menor desvalorização. Desse modo, o modelo repete o feito do ano interior.
Vale lembrar que o Qual Comprar é um guia da revista Autoesporte que avalia e compara carros, ajudando os consumidores a escolherem o melhor modelo para suas necessidades. E a edição 2025, de forma inédita, analisou mais de 180 modelos de carros. Confira aqui os campeões das demais categorias.
Veja o que representa cada ícone presente nas avaliações deste superguia:
Qual Comprar 2025 – Legenda de selos
Autoesporte
Campeã: Ford F-150
Ford F-150 se destaca, principalmente, pelo custo de peças no segmento
Divulgação
Versão sugerida: Lariat
Preços: de R$ 545.000 a R$ 580.000
Motor: 5.0 V8, 405 cv (G)
Câmbio: AT10
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 11.060 | Homem R$ 10.706
Revisões: R$ 12.711
Desvalorização: 6,9%
Peças: R$ 27.579
Caçamba: 1.370 litros
Lançamento: 2023
O modelo faz parte da família F-Series, que há décadas é o veículo mais vendido nos Estados Unidos. No Brasil, a picape acaba de garantir o bicampeonato na categoria. São três versões equipadas com o motor Coyote 5.0 V8, o mesmo do Mustang, só que com 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. E mesmo com mais de 2,5 toneladas, vai de zero a 100 km/h em 7,3 segundos.
A picape oferece uma generosa caçamba com 1.370 litros, mas a capacidade de carga não passa dos 728 kg. Tem a menor desvalorização e a cesta de peças mais barata da categoria. As revisões e a apólice de seguro ficam na média. Bebe como gente grande: em nosso teste, conseguiu média urbana de 5,7 km/l e rodoviária de 9,7 km/l.
Teste: Ford F-150 Tremor é versão ‘parruda’ de R$ 580 mil contra Ram 1500
E se você resolver completar o tanque, reze para que Nossa Senhora da Bomba de Combustível ajude, já que o reservatório comporta 136 litros. Recentemente, a linha foi recheada com a nova versão off-road, Tremor, de R$ 580 mil.
Ponto positivo: Custo de peças e desvalorização
Ponto negativo: Capacidade de carga é pequena
Initial plugin text
Chevrolet Silverado
Chevrolet SIlverado recebeu três estrelas (de cinco) no Qual Comprar 2025
Divulgação
A GM também voltou a importar sua picapona, a Silverado, em 2023. Na linha 2025, o modelo recebeu a caçamba com sistema Multi-Flex, que possibilita diversas configurações de abertura para a tampa traseira: desde extensor de carga e degrau de acesso até mesa auxiliar.
O motor é o 5.3 V8 com 360 cv e 52,9 kgfm e o câmbio é o mesmo automático de dez marchas da F-150. Vive extremos no pós-venda: as peças são as mais caras da categoria, já as revisões são as mais em conta. A desvalorização fica na média.
Versão sugerida: High Country
Preço: R$ 573.590
Motor: 5.3 V8, 360 cv (G)
Câmbio: AT10
Desvalorização: 11,4%
Seguro: Mulher R$ 12.075 | Homem R$ 12.075
Revisões: R$ 7.460
Peças: R$ 68.265
Garantia: 3 anos
Caçamba: 1.781 litros
Lançamento: 2023
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Jeep Gladiator
Jeep Gladiator é muito bem equipada e vendida no Brasil em apenas uma configuração
Divulgação
A picape com alma jipeira e derivada do Wrangler atua em um nicho de mercado e agora é vendida em apenas uma versão, a Rubicon, com o motor 3.6 V6 de 284 cv e 35,4 kgfm. Tem equipamentos de assistência à condução, teto removível, para-brisa rebatível e caçamba com volume para mil litros.
Além de ser a opção mais estilosa da categoria, manda bem nos custos: o preço de compra é o mais baixo e as revisões e peças figuram entre as mais em conta do segmento. Fora isso, a desvalorização e o seguro não assustam.
Versão sugerida: Rubicon
Preço: R$ 499.990
Motor: 3.6 V6, 284 cv (G)
Câmbio: AT8
Desvalorização: 14,7%
Seguro: Mulher R$ 10.607 | Homem R$ 10.093
Revisões: R$ 7.673
Peças: R$ 32.622
Garantia: 3 anos
Caçamba: 1.000 litros
Lançamento: 2022
Initial plugin text
Ram 1500
Ram 1500 ficou mais potente na nova geração e tem pacote de manutenção acessível em relação às rivais
Divulgação
A nova geração da 1500 foi lançada como a mais potente da categoria, graças ao novo motor 3.0 Hurricane biturbo de seis cilindros em linha. São 426 cv e 64,8 kgfm, que fazem a gigante não apenas ir de zero a 100 km/h em incríveis 5,7 segundos como também ficar menos beberrona.
Com 6 metros de comprimento, leva 1.200 litros na caçamba e 557 kg de carga. Da linha de picaponas da Ram, é a que tem a cesta de peças mais barata. O pacote de manutenção é bastante acessível para esse segmento.
Versão sugerida: Laramie
Preços: de R$ 584.990 a R$ 599.990
Motor: 3.0, 426 cv (G)
Câmbio: AT8
Desvalorização: 11,1%
Seguro: Mulher R$ 8.896 | Homem R$ 8.898
Revisões: R$ 8.863
Peças: R$ 50.572
Garantia: 3 anos
Caçamba: 1.200 litros
Lançamento: 2021
Ram 2500
Ram 2500 é equipada com motor turbodiesel e tem as peças mais caras da marca no Brasil
Divulgação
A 2500 é maior que a 1500, porém menos potente — o que não significa pouca força. O 6.7 turbodiesel gera 365 cv e descomunais 117,2 kgfm. Como o PBT passa de 3,5 toneladas, para dirigi-la só com CNH categoria C. Tem multimídia com tela de 12” e espelhamento sem fio e oferece os Rambox, compartimentos nas laterais da caçamba com capacidade de até 122 litros cada.
As peças são as mais caras da marca, e as revisões têm o maior valor de todo o segmento, assim como a desvalorização. A Ram já testa a 2500 com novo motor no Brasil.
Versão sugerida: Laramie
Preços: de R$ 489.990 a R$ 499.990
Motor: 6.7 T, 377 cv (D)
Câmbio: AT6
Desvalorização: 14,9%
Seguro: Mulher R$ 12.261 | Homem R$ 10.719
Revisões: R$ 20.843
Peças: R$ 59.265
Garantia: 3 anos
Caçamba: 1.280 litros
Lançamento: 2019
Ram 3500
Ram 3500 parte de R$ 505 mil no mercado brasileiro
Divulgação
Uma verdadeira jamanta com mais de 6 metros. Só o entre–eixos de 3,78 m é maior que um Renault Kwid. Aqui, tamanho é documento e… despesa. A 3500 tem custos elevados de peças, pacote de revisões caro, desvalorização acentuada e seguros proibitivos.
O motor é o mesmo Cummins 6.7 da 2500, com 377 cv e 117,3 kgfm, e a cabine é um latifúndio com acabamento requintado. Na topo de linha, Longhorn, a lista de equipamentos inclui faróis full LED, câmera na caçamba e som Harman Kardon com 17 alto-falantes e subwoofer.
Versão sugerida: Laramie
Preços: de R$ 504.990 a R$ 549.990
Motor: 6.7 T, 377 cv (D)
Câmbio: AT6
Desvalorização: 16,4%
Seguro: Feminino R$ 11.417 | Divulgação R$ 47.981
Revisões: R$ 20.843
Peças: R$ 58.318
Garantia: 3 anos
Caçamba: 1.628 litros
Lançamento: 2022
Roteiro da boa compra
Segmento que cresce
Quatro anos atrás, a única picape grande à venda no Brasil era a Ram 2500, limitada pela necessidade de CNH para caminhões. As fabricantes parecem ter visto uma oportunidade de falar com o público do interior do país e resolveram investir pesado no segmento. Desde então, a categoria floresceu com a chegada de lendárias picaponas ao Brasil.
A partir do momento em que a 1500 abriu os trabalhos, em 2021, há pelo menos um lançamento por ano: Jeep Gladiator e Ram 3500 em 2022, Ford F-150 e Chevrolet Silverado em 2023 e a nova 1500 em 2024. O público agradece!
Agradecimentos
Superguia Qual Comprar 2025 – Minuto Seguros
Autoesporte
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



