Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Como é dirigir um Ford Mustang manual no Autódromo de Interlagos

17/06/2025
Como é dirigir um Ford Mustang manual no Autódromo de Interlagos

Todas as 200 unidades da série especial foram vendidas em uma hora; em rara oportunidade, demos algumas voltinhas com o clássico na lendária pista Existem textos que escrevemos à base da emoção, já com algum viés. A imparcialidade, tão apregoada no jornalismo, por vezes acaba ficando atrás da porta. Este é o caso. No entanto, leitor, o motivo é justo: o redator irá te passar algumas impressões de como é dirigir um Ford Mustang manual no autódromo de Interlagos.
Em tempo, bom relembrar: o Mustang GT com câmbio manual chegou ao país em edição limitada a 200 unidades, vendidas a R$ 600 mil. Todas foram devidamente comercializadas em apenas uma hora. Logo, nossa experiência se torna um pouco mais especial.
Era uma quinta-feira de garoa, fria, na capital paulista. Mais um dia usual de outono, quase inverno, na cidade. Logo, a pista estava um tanto “arisca” e nem pilotos experientes poderiam arriscar peripécias. Tampouco um entusiasta, porém motorista sem grandes habilidades, como eu.
Nos boxes o nervosismo era latente. Tanto é que parti dali sem mesmo desativar o pisca-alerta. Pois é. Coisa de “juvenil” mesmo.
Mesmo com todo o controle e dotado de freios Brembo com discos ventilados (com ótima resistência ao fading e pinças que distribuem frenagem de modo eficiente), não se engane. O Mustang manual é muito espevitado. Se você der bobeira, especialmente em asfalto molhado, o carro foge ao controle.
O problema, amigo, é que o V8 5.0 Coyote canta como um raivoso querubim. É música que dá prazer aos ouvidos de qualquer fã de um belo conjunto. Este, por exemplo, entrega 492 cv de potência e 57,8 kgfm de torque. Casa com ele a grande vedete deste modelo, o câmbio manual de seis marchas.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Ford Mustang manual vem com câmbio de seis marchas da Getrag
Divulgação
Com alguma timidez deixei os boxes e peguei a reta oposta. Dei uma tímida acelerada e logo cheguei aos 100 km/h (4,3 segundos é o 0 a 100 km/h do camarada). Depois, comecei a trabalhar melhor com as trocas. E é aí que caixa Getrag mostra a que veio. O câmbio tem mudanças de marchas absolutamente de acordo com a proposta esportiva do Mustang GT.
O curso é bem curto e os engates não têm folgas. Temos ainda conexão precisa, com respostas imediatas no ato das trocas. Além disso, deu para notar, principalmente na reta oposta, na ferradura e na subida dos boxes, que o Coyote é mais do que capaz de trabalhar em giro mais elevado sem quaisquer problemas — em suma, o conjunto funciona feito uma afinada orquestra sinfônica.
Initial plugin text
Isso ficou mais evidente no bico do pato. Temos respostas firmes do conjunto na hora de reduções mais, digamos, bruscas. O roncar do Coyote fica ainda mais belo e ainda pude me divertir com algumas “traseiradas” do nosso Mustang GT. Afinal de contas, o motor joga tudo para as rodas de liga de 19 polegadas, calçadas por pneus Pirelli P Zero.
Os pneus são mais largos na traseira (275/40 R19) que na dianteira (255/40 R19). Desse modo, temos tração otimizada e estabilidade nas retomadas e nas curvas. O perfil baixo diminui a flexão e deixa o Mustangão mais firme nas respostas, abdicando totalmente do conforto. Mas aí te pergunto: quem quer conforto em um carro desses?
Bancos Recaro seguram bem o condutor, principalmente em condição de pista
Divulgação
Outro ponto crítico do modelo, se podemos realmente cometer este pecado, é a relação alongada que só. Conforme já mencionado, o Coyote trabalha bem, obrigado, em rotação mais altas (sua entrega máxima de potência é a 7.250 rpm, por exemplo). Desse modo, qualquer pessoa que saiba ao menos engatar as duas primeiras marchas pode acelerar sem quaisquer problemas em Interlagos que o carro não perderá ímpeto.
Ford Mustang manual chega por R$ 600 mil como carro para colecionadores
Ademais, o Mustang manual é dotado da tecnologia chamada Rev Match, que deixa as reduções de marcha mais suaves e eficientes. Assim, “brações” como eu podem guiar o modelo tranquilamente, já que ele não demanda técnica avançada de pilotagem.
V8 5.0 Coyote empurra o Ford Mustang manual
Divulgação
Para completar, o Coyote, assim como no Mustang com caixa automática de 10 marchas, é um tanto quanto preguiçoso em baixa. Portanto, leitor, dê aquela patada sem dó nem piedade no pedal do acelerador para jogar os giros lá no alto assim que possível a fim de extrair o máximo do pacote.
O Mustang manual, embora, conforme já comentei, goste de uma “traseirada”, é bom de curva. O eixo dianteiro atua de maneira precisa — o que deu para notar de modo mais claro no pinheirinho, que demanda certa técnica dada sua complexidade. Vale frisar ainda que o muscle é extremamente divertido nas saídas. Nas entradas também entretém, em decorrência do seu punta-taco automático.
Ford Mustang manual tem engates curtos e precisos
Divulgação
Resumo da ópera
Admito para você, leitor, que não consegui prestar atenção em mais nada a não ser no quesito pilotagem. Tanto é que, esqueci de lhe dizer, a direção é direta e sempre “na mão” e a rolagem de carroceria é, evidentemente, mitigada pela suspensão adaptativa MagneRide (um primor).
Falaremos, claro, dos itens presentes no muscle, como o painel digital de 12,4 polegadas e a central multimídia de 13,2 polegadas, mais adiante. Também iremos dissecar, quando o modelo chegar à nossa garagem, os modos de condução e outros pormenores do Ford Mustang manual.
Por enquanto, deixo para vocês essas minhas impressões ao volante de um ícone, de uma espécie em extinção. Existem textos que escrevemos à base da emoção. Este é um deles. Ele pode não clamar por tanta destreza ao volante, mas o Mustang manual cumpre (muito) bem o seu papel de um dos baluartes de uma caixa que, infelizmente, cada vez menos em nossos carros de rua — e nos esportivos de estirpe.
Por isso, três vivas ao Mustang manual. Três vivas ao câmbio manual.
Ford Mustang GT Manual
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.