Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Usar veículo para abandonar animais poderá fazer você perder CNH

28/04/2025
Usar veículo para abandonar animais poderá fazer você perder CNH

Projeto de Lei 25/24 foi aprovado e considera ato como infração gravíssima com suspensão do direito de dirigir; entenda A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou na última quinta-feira (24) o Projeto de Lei 25/24, que define como infração gravíssima a utilização de qualquer veículo para abandonar animais em vias públicas. E quem auxiliar o abandono também será punido.
Vale lembrar que a infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é a que apresenta a punição mais elevada com a adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47.
Além disso, o texto também prevê a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. No caso de abandono de cães ou gatos, o tempo será ainda maior: 18 meses. Ou melhor, um ano e meio.
Abandonar animais com veículo pode fazer você ficar sem CNH
Divulgação
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
“No caso do abandono de animais com o uso de veículos, a disponibilidade do automóvel contribui para facilitar a conclusão dessa covardia. Excluí-lo do trânsito, sem dúvida, contribuirá para dificultar reincidência desse comportamento”, explica Ricardo Ayres, relator do PL.
O Projeto de Lei aprovado consiste em versão elaborada pelo deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO). Outras três propostas (PLs 236/24, 951/24 e 257/24) tramitam em conjunto e são dos deputados Delegado Matheus Laiola (União-PR), Marcelo Queiroz (PP-RJ) e Delegado Bruno Lima (PP-SP).
Initial plugin text
Agora, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, depois, pelo Plenário da Câmara. Em seguida, para virar lei, a medida precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Caso se torne lei, essa será mais uma do tipo descrita na Constituição Federal. Afinal, hoje, a Lei 9.605/98 já indica que quem praticar abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres ou domesticados, nativos ou exóticos, recebe pena de detenção de três meses a cinco anos, além de multa.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.