Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Novo radar com IA flagra muito mais que excesso de velocidade

17/04/2025
Novo radar com IA flagra muito mais que excesso de velocidade

Tecnologia utiliza base de dados para identificar falta de cinto de segurança, uso de celular e outras infrações Os radares de velocidade comprovadamente deixam as ruas e estradas mais seguras. Segundo estudo do Departamento de Estradas de Minas Gerais (DER-MG), houve redução de até 77% nos acidentes nas vias em que foram instalados no estado. Não à toa, a tecnologia não para de evoluir: é o caso do Reino Unido, onde as autoridades de trânsito testam um radar controlado por inteligência artificial que pode detectar mais do que “só” infrações de velocidade.
Este novo radar foi testado por duas semanas em uma estrada no interior da Inglaterra. A câmera de segurança flagrou 849 motoristas descumprindo leis de trânsito, sem contar as infrações de velocidade.
Segundo o experimento, 533 adultos foram flagrados sem o cinto de segurança. Também foram reportados dois casos de adolescentes abaixo de 13 anos sentados no banco da frente, algo que é proibido no país por conta do acionamento do airbag. Entende-se que as bolsas frontais não foram desenvolvidas para pessoas de menor estatura, como crianças.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
O período de testes acabou. Os novos radares serão instalados e começam a multar no Reino Unido ainda este ano
Reprodução
Também foi relatado que 301 motoristas usaram o celular enquanto dirigiam — e outros 13 não estavam sob controle total do veículo. Tratando-se de um estudo da nova tecnologia, ninguém foi multado. Ao menos por enquanto…
Initial plugin text
Inteligência artificial ativa
Os radares identificam possíveis infrações de trânsito com base em um relatório de inteligência artificial (IA). Depois, os dados são repassados a operadores humanos, que analisam as imagens e confirmam as violações. O governo do Reino Unido afirmou que as câmeras serão instaladas esporadicamente ao longo deste ano, com dados cruzados com as autoridades policiais de cada região.
Como funcionam os radares de velocidade média que chegaram ao Brasil
Estes novos radares serão instalados em pórticos para que tenham plena visão de todos os veículos na estrada sem obstruções. O plano é que a nova tecnologia seja implementada em todo o Reino Unido nos próximos anos. A primeira grande cidade a recebê-los será Manchester.
A multa por dirigir sem cinto de segurança é de 500 libras esterlinas no Reino Unido (cerca de R$ 3,8 mil em conversão). Quem for flagrado usando o celular terá de pagar 1 mil libras (salgados R$ 7,7 mil). Assim como no Brasil, as autoridades de trânsito distribuem pontos na carteira de habilitação a cada infração cometida.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.