Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Novo Volkswagen Tera: veja todos os equipamentos e quais serão as versões

02/03/2025
Novo Volkswagen Tera: veja todos os equipamentos e quais serão as versões

SUV de entrada chega para concorrer com Fiat Pulse e Renault Kardian; ambição é se tornar o carro mais vendido do Brasil Após muitos flagras, algumas projeções e um intenso trabalho de apuração, eis que o Volkswagen Tera finalmente foi apresentado. Autoesporte conheceu o modelo em primeira mão antes da apresentação deste domingo (2) na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Vale lembrar que o lançamento do novo SUV de entrada será apenas em maio.
Por enquanto, passamos algumas horas com a versão topo de linha, High, equipada com os pacotes Outfit e ADAS, os dois opcionais da configuração. Não foi possível dirigir. Além desta configuração, o Volkswagen Tera deve ter ainda outras três opções no catálogo. São elas:
MPI – equipada com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas;
TSI – equipada com motor 1.0 turbo e câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis;
Comfort – equipada com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas;
High – equipada com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas;
O pacote Outfit, que fez a estreia no Nivus, também está disponível no Tera. Nesse caso, agrega detalhes estéticos internos e externos, será exclusiva para a configuração mais caras. Já o kit Adas, que deixa a lista de assistências à condução mais completa, pode estar disponível também na opção Comfort.
Motores
A linha repleta de versões é necessária para que o Tera possa alcançar o objetivo estabelecido pela Volkswagen: se tornar o carro mais vendido do Brasil. Nesse cenário, é essencial ter ao menos uma configuração realmente de entrada, equipada com o motor 1.0 aspirado já usado no Polo.
Tera em detalhes: tudo sobre o novo SUV da Volkswagen
Se repetir os números do hatch, serão 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque, com etanol. Na gasolina, são 77 cv e 9,6 kgfm de torque. Por outro lado, competir com Fiat Pulse e Renault Kardian exige uma motorização turbo. Então, a maior parte das vendas será na variante equipada com o propulsor 170 TSI, presente em Polo e Virtus. Nesse caso, potência e torque ficam em 116 cv/109 cv e 16,8 kgfm de torque.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Equipamentos do Volkswagen Tera
Neste primeiro momento, a Volkswagen forneceu apenas a lista de equipamentos do Tera Outfit com o pacote Adas. A lista é bem recheada e traz itens incomuns para o segmento, como iluminação ambiente (só o Kardian tem), retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e alerta de saída de faixa com correção no volante (só SUVs compactos mais caros possuem). Confira abaixo a relação completa:
6 airbags
Controlador de velocidade adaptativo (ACC)
Frenagem autônoma de emergência (AEB)
Ar-condicionado digital
Assistente para partida em subidas
Banco do motorista com ajuste de altura
Banco traseiro com encosto bipartido e rebatível
Câmera de ré
Carregamento de celular por indução
Volante com ajustes de altura e profundidade
Descanso de braço dianteiro
Direção elétrica
Retrovisor interno eletrocrômico
Faróis de LED com acendimento automático
Iluminação ambiente de LED
Quadro de instrumentos digital de 10,25″
Rack de teto funcional
Rodas de liga leve de 17”
Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros
Sensor de chuva
Acesso por chave presencial
Partida do motor por botão
Central multimidia “VW Play” com tela de 10,1″
Detector de fadiga
Start-Stop
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros
Volante multifuncional com shift paddles
Freios a disco nas quatro rodas
Opcionais
Pacote Outfit
Bancos com revestimento premium com inserto Outfit;
Rodas de liga leve 17″ escurecidas;
Teto e retrovisores pintados em preto
Pacote Adas
Assistente ativo de mudança de faixa;
Câmera multifuncional;
Detector de ponto cego com assistente de saída de vaga
E as versões básicas do Tera?
A Volkswagen não detalhou quais equipamentos serão de série em todas as versões. A marca sequer confirmou os nomes das opções mais baratas. Autoesporte, porém, apurou que serão três, além da High.
As duas configurações de entrada do novo Volkswagen Tera seguirão o padrão do Polo, batizadas de MPI e TSI, siglas que designam seus motores (aspirado e turbo). A intermediária, no entanto, estreia um novo formato. Em vez de Comfortline, apenas Comfort, simplificando a gama.
Se a marca alemã seguir a lógica adotada no Polo, haverá uma diferença considerável entre Comfort e High. Na opção mais barata podemos esperar bancos de tecido, ar-condicionado analógico, quadro de instrumentos digital, mas menor (8 polegadas, contra 10,25) e rodas igualmente menores, de 15 ou 16 polegadas. Recursos como controlador de velocidade adaptativo, sensor de chuva, iluminação ambiente, carregador de celular por indução e retrovisor eletrocrômico também devem desaparecer.
Sempre seguindo o que já acontece no Polo como exemplo, descendo um pouco mais a régua, o Tera TSI deverá abrir mão de acesso por chave presencial, partida do motor por botão e acendimento automático dos faróis. Já o Tera MPI, como boa versão de entrada, terá mostradores analógicos, calotas e uma central multimídia mais simples – provavelmente o aparelho Composition Touch.
Uma incógnita é em relação ao número de airbags do novo Volkswagen Tera. Para alcançar um preço mais competitivo, é possível que a opção de entrada tenha apenas bolsas laterais adicionais, além das frontais, obrigatórias.
Certo é que o Volkswagen Tera MPI usará rodas com quatro furos e terá freios traseiros a tambor, solução inferior aos cinco furos e discos sólidos das opções turbinadas.
E o preço?
Essa é a informação que tem o maior nível de sigilo. Por isso, qualquer número publicado até agora é baseado em estimativas. Considerando a linha Volkswagen atual, a concorrência e as ambições do Tera, podemos estimar que a versão de entrada com câmbio manual e motor aspirado deve chegar com o mágico preço de R$ 99.990, para concorrer com Citroën Basalt Feel com motor aspirado e Fiat Pulse Drive.
Veja abaixo nossas projeções de preços para o novo Volkswagen Tera:
Tera MPI – R$ 100 mil
Tera TSI manual – 108 mil
Tera TSI automático – 115 mil
Tera Comfort – 125 mil
Tera High – 132 mil
Pacote Outfit – R$ 3 mil adicionais
Pacote ADAS – R$ 5 mil adicionais
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.