Teste especial: dirigimos 7,5 mil km com 8 carros híbridos de vários tipos

Pensando em comprar seu primeiro carro híbrido? Testamos opções leves, paralelas e plug-in para tirar todas as suas dúvidas Os carros estão inseridos na rotina da Autoesporte de tal forma que usamos até o recesso de fim de ano para fazer testes. Foi daí que nasceu a ideia deste especial de carros híbridos. Aproveitamos que as marcas não querem deixar suas frotas de veículos ociosas como oportunidade para conhecer melhor oito modelos híbridos de diferentes tipos.
Para este especial, usamos os seguintes modelos: BYD King e Song Plus Premium; Fiat Pulse T200 Hybrid; Ford Maverick Hybrid; GWM Haval H6 GT; Honda CR-V; Land Rover Discovery MHEV; Toyota Corolla Cross Hybrid.
Os oito contemplam motorizações híbridas de todos os tipos: plug-in (PHEV) a gasolina, paralelos (HEV) a gasolina ou flex, ou leves (MHEV) flex e a diesel. A ideia é responder: como esses modelos funcionam na vida real? São mesmo mais econômicos? Pode-se viajar tranquilamente com eles? A estrutura de carregadores é suficiente?
GWM Haval H6 GT 2025 foi um dos modelos testados no especial de híbridos da Autoesporte
Leonardo Felix/Autoesporte
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Para responder a essas e outras perguntas, selecionamos oito dos mais diferentes modelos eletrificados e percorremos nada menos que 7,5 mil km no período de recesso. Tal especial não surge à toa. Dos cerca de 90 lançamentos de carro previstos para o Brasil em 2025, aproximadamente 60 ou dois terços serão veículos híbridos ou elétricos. Ou seja, a eletrificação chegou para ficar.
Curioso observar como ficou o ranking final de consumo dos oito híbridos que nossa equipe de jornalistas testou. Confira abaixo a tabela, incluindo a quilometragem rodada e o repórter ou editor responsável pelo modelo:
Especial híbridos – Consumo final
O que aprendemos com o especial
Um dos pontos mais surpreendentes foi descobrir que não necessariamente um veículo híbrido plug-in será mais econômico do que um híbrido pleno. O peso extra das baterias fala contra a eficiência desses modelos. Por isso, tirando o BYD King, um sedã, aerodinamicamente mais eficiente do que qualquer SUV, os dois SUVs PHEV da lista, Song Plus Premium e GWM Haval H6 GT, tiveram um consumo final abaixo dos HEV Toyota Corolla Cross e Ford Maverick.
Percorremos 310 km com a Ford Maverick Hybrid 2025
André Schaun/Autoesporte
Ou seja, veículos híbridos plug-in são muito mais atraentes pela possibilidade de se rodar em modo apenas elétrico em trajetos mais curtos. Ainda assim, ficou atestado que é recomendável ter um carregador doméstico para poder usufruir de um carro do tipo sem perrengues.
Para quem prioriza consumo de combustível, um híbrido paralelo pode cumprir muito bem a missão. Por fim, e neste caso sem tanta surpresa, os híbridos leves se mostraram bem menos eficientes em termos de economia de combustível. Sem mais delongas, clique abaixo no nome de cada modelo para conferir o resultado do teste.
BYD King
BYD Song Plus Premium
Fiat Pulse T200 Hybrid
Ford Maverick Hybrid
GWM Haval H6 GT
Honda CR-V
Land Rover Discovery MHEV
Toyota Corolla Cross Hybrid
Para completar este especial, testamos em primeira não dois novos SUVs híbridos que serão produzidos no Brasil entre 2025 e 2026. o Toyota Yaris Cross e o GWM Haval H4. Assista:
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