Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Perdeu a placa do carro? Veja como recuperar

10/01/2025

Circular sem placas é passível de multa e perda de pontos na carteira. Crédito: Grupo Placas Perdidas/ES

Situações como enchentes, acidentes e estradas esburacadas são algumas das principais causas para o desaparecimento das placas. E perder as placas pode ser uma experiência frustrante.

Mas você sabia que andar sem as placas de identificação do veículo é uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa e perda de pontos na carteira?

Além disso, a ausência de ao menos uma das placas pode dificultar a identificação do veículo em casos de fiscalização ou sinistros.

O que fazer ao perder a placa do veículo
1 – Registre um Boletim de Ocorrência (BO):
É fundamental registrar o BO, informando o desaparecimento da placa. Esse registro pode ser inclusive por uma Delegacia On-line. Lembre-se que assim você se protege também caso alguém use indevidamente a placa. E esse documento será necessário para solicitar uma nova placa no Detran.
2 – Entre em contato com o Detran:
Procure o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado para seguir os procedimentos de emissão de uma nova placa.

Caso o veículo ainda esteja com a placa do antigo modelo cinza, será necessário fazer a conversão para o modelo de placas Mercosul, uma vez que não há permissão para confecção da placa cinza.

Se a placa perdida já foi a do padrão Mercosul o procedimento é de substituição de placa.

3 – Verifique com serviços especializados:
Em algumas regiões, existem empresas que se dedicam à busca de placas perdidas em rios e estradas, principalmente após enchentes.

No Espírito Santo, já são conhecidos os “caçadores de placas perdidas”, que atuam de forma organizada para localizar e devolver as placas desaparecidas.

4- Dica extra:

Para evitar a perda da placa em situações futuras, é recomendado verificar periodicamente a fixação da placa no veículo e, se necessário, reforçá-la com suportes ou fixadores de qualidade.

 

Vale lembrar que se você precisa do primeiro emplacamento, nós fazemos esse serviço. Somente em 2024, foram mais de 3 mil emplacamentos, além de atendimento de 10 mil clientes.

E contamos ainda com os serviços de seguro automotivo, essencial para proteger o seu veículo e você.

O Grupo Sentinela está à disposição, garantindo que você resolva a situação de maneira rápida e conforme a legislação.

Compartilhar
1

Artigos Relacionados

O Grupo Sentinela aciona o seguro, orienta, acompanha e garante para que tudo seja resolvido com calma, segurança e acolhimento.

04/12/2025

Como acionar o seguro após um acidente de trânsito


Leia mais
18/11/2025

Conheça as multas e riscos de não transferir um veículo


Leia mais

Ter a CNH Especial não é suficiente por si só, mas ela é a porta de entrada para o Processo PCD, que possibilita isenção de vários impostos na compra de carros 0km.

04/11/2025

Como trocar a CNH para CNH Especial (PCD) e garantir suas isenções


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.