7 economias que a Honda fez no WR-V para o SUV custar R$ 150 mil
O novo Honda WR-V chegou em duas versões: EX (R$ 144.9900) e EXL (R$ 149.990). Essa segunda geração é totalmente diferente da primeira, que era derivada do Fit. Agora, a base é a mesma de City e HR-V. Logo, para diferenciar os dois modelos, a marca japonesa precisou fazer concessões para que o preço ficasse extremamente competitivo.
Autoesporte já testou o novo WR-V no Rota 127 Campo de Provas, em Tatuí (SP), para dizer o que ficou bom e o que poderia melhorar nessa segunda geração. Ao contrário dos rivais diretos, como Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Jeep Renegade e Hyundai Creta, todos com motores turbinados, o novo SUV traz apenas motor 1.5 flex aspirado de quatro cilindros com até 126 cv e 15,8 kgfm, sempre acoplado ao câmbio automático CVT de sete marchas simuladas.
Mas a ausência do motor turbo não entra nesse quesito de economia da Honda no WR-V. Confira sete das economias.
1. Freio a tambor
Honda WR-V EXL tem freios a tambor na traseira
Renato Durães/Autoesporte
Abrindo a lista de economias da Honda para segurar o preço do WR-V está a ausência de freios a disco e aplicação de tambores na traseira. Grande parte dos rivais já têm discos nas quatro rodas, como T-Cross, Creta e Peugeot 2008.
Mas o WR-V não fez feio nos ensaios de frenagem. Em relação ao nosso último comparativo de SUVs com motor 1.0 turbo, o Honda foi o que precisou da menor distância para ir de 100 km/h até a imobilidade: 38,3 metros, contra 39,4 m do T-Cross, o segundo melhor. Em relação aos rivais com tambores, superou, por muito, Tracker (43,3 m) e Fastback (43 m).
2. Sem entrada USB-C
Honda WR-V só tem entradas USB do tipo A
Renato Durães/Autoesporte
Apesar do ótimo espaço interno, com 2,65 m de entre-eixos e um formato de carroceria de que valoriza o conforto para a cabeça, os passageiros de trás têm apenas saídas de ar-condicionado e uma tomada 12V como intens de conforto. Não há nenhuma porta USB, seja tipo A, seja C. Na frente são apenas do tipo A, que está deixando de ser usada em modelos mais novos.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
E, caso você queira carregador por indução, o equipamento só está presente na versão EXL. Ao menos a conexão com Apple CarPlay e Android Auto na multimídia com tela de 10 polegadas é feita sem a necessidade de fio e de forma bem rápida.
3. Sem apoio de braço macio na porta traseira
Honda WR-V não tem apoio de braço macio na traseira
Renato Durães/Autoeporte
Sabe aquele item que você só sente falta quando precisa usar? Pois bem, há mais uma economia para os passageiros de trás: as portas não têm apoios de braço macios. É só plástico, o que causa bastante desconforto durante uma viagem, ainda mais se tratando de um carro de R$ 150 mil.
4. Vidros com fechamento de um toque
Só o vidro do motorista tem fechamento por completo no Honda WR-V EXL
Renato Durães/Autoesporte
Os quatro vidros têm acionamento elétrico para abertura e fechamento, mas só o vidro do motorista tem função um-toque; nos demais, é preciso segurar o botão. O recurso completo nas quatro portas será oferecido apenas como acessório, a preço ainda não divulgado.
Initial plugin text
Também não há iluminação nos botões, tampouco nos quebra-sóis. No lugar onde ficariam as lâmpadas auxiliares dos espelhos, há duas tampas plásticas.
5. Sem Magic Seat
Honda WR-V não tem o Magic Seat na nova geração
Renato Durães/Autoesporte
Um dos grandes destaques do primeiro WR-V era o sistema de bancos traseiros modulares Magic Seat. Versáteis, permitiam que o assento fosse rebatido, deixando o assoalho totalmente plano. O recurso ainda existe no City hatch e no HR-V, mas a Honda decidiu não colocar no WR-V porque, nele, o tanque de combustível fica sob o banco traseiro e não embaixo do dianteiro, como nos demais modelos nacionais da marca.
Initial plugin text
6. Fechadura de emergência exposta na porta
Honda WR-V EXL tem uma fechadura logo abaixo da maçaneta
Renato Durães/Autoesporte
Se você olhar bem para a maçaneta, vai perceber que logo abaixo há uma pequena fechadura exposta. A chave é presencial e a partida por botão, porém, em caso de emergência, a abertura da porta é feita de forma manual. Você aperta um botão no canto dessa chave keyless e uma outra chave laminada sai para você abrir o veículo.
A questão é que, para não mexer no custo, a Honda sequer mudou o molde da porta para esconder essa fechadura exposta. Em muitos carros, por questões estéticas, essa abertura de emergência fica escondida pela capa plástica da própria maçaneta.
7. Sem abertura do porta-malas pela chave
Honda WR-V não tem destravamento do porta-malas pela chave
Renato Durães/Autoesporte
O novo WR-V tem 4,33 m de comprimento e o porta-malas é um dos seus maiores trunfos: são ótimos 458 litros de capacidade. Porém, para reduzir custos, não é possível nem destravar a tampa pela chave do carro. Você precisa destravar o carro para depois abrir a tampa de forma manual.
Expectativas da Honda para o WR-V
A Honda está apostando forte para o novo WR-V ser o carro da marca com o maior volume de vendas no Brasil. Importante recordar que a primeira geração, apresentada no Salão do Automóvel de 2016, chegou ao mercado em março de 2017 e sua vida foi curta: saiu de linha em janeiro de 2022. A despedida precoce foi reflexo do baixo índice de emplacamentos, tendo seu melhor desempenho justamente no ano de estreia com 15.353 vendas.
Principais equipamentos de série
Honda WR-V tem a missão de ser o mais vendido da marca
Renato Durães/Autoesporte
As duas versões têm de série o Honda Sensing, que tem recursos como ACC, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa com correção de trajeto. Além disso, entre os principais equipamentos de cada versão estão:
Honda WR-V EX: seis airbags (frontais, laterais e cortina), câmera de ré, controles de estabilidade e tração, faróis em LED, sensor de pressão dos pneus, ar-condicionado digital, volante com regulagem de altura e profundidade, rodas de 17 polegadas, central multimídia, saída de ar para o banco traseiro, controle automático de velocidade, assistente de farol alto, faróis com regulagem de altura, assistente de partida em rampa, entre outros.
Honda WR-V EXL: todos os itens acima + sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos revestidos com imitação de couro, faróis com acendimento automático, faróis de neblina de LED, borboletas atrás do volante, carregador de celular por indução e chave presencial.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



