5 SUVs automáticos usados que custam o preço de um Renault Kwid

Se pagar R$ 71.190 no carro mais barato do Brasil não for tão convidativo, o mercado de usados traz boas opções Foi-se o tempo em que o brasileiro podia ir à uma concessionária e comprar um carro popular. Isso porque, hoje em dia, o automóvel mais em conta do país é o Renault Kwid Zen, que custa R$ 71.190. Para se ter uma ideia, o pequenino custava menos de R$ 30 mil há pouco mais de cinco anos e meio — e recebeu apenas pequenos detalhes novos nesse período.
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O Fiat Mobi, o segundo mais barato do país, passa pela mesma situação e hoje tem preço a partir de R$ 71.990. Felizmente, é possível fugir desses valores procurando opções no mercado de usados. Por lá, é possível encontrar SUVs equipados até com câmbio automático pelo mesmo preço de um Kwid de entrada. Veja alguns deles abaixo:
Citroën C4 Cactus
Citroën C4 Cactus é modelo da lista que oferece maior variedade de opções recentes com baixa quilometragem
Auto Esporte
Da lista, o C4 Cactus é a opção que, nos classificados, oferece uma maior variedade de opções mais recentes e com baixa quilometragem. Exemplares abaixo dos 25 mil km rodados, e de 2022, por exemplo, podem ser encontrados por menos de R$ 71 mil.
Como já está há um tempo no mercado e pelo fato da sua mecânica já ter equipado diversos carros, a manutenção não costuma ser uma bomba. Aliás, trata-se de um conjunto bem confiável — o que não vale muito para modelos franceses com câmbio automático de meados da década passada ou anteriores.
A dica é a versão Feel, equipada com motor 1.6 16V flex. Gera até 118 cv de potência e 16,1 kgfm de torque, com o câmbio automático japonês Aisin, de seis marchas. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 12 segundos. Segundo o Inmetro, no etanol, faz 7,7 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada. Com gasolina, os números vão para 11,2 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada.
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Vem com alarme, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, ISOFIX, câmera de ré, faróis e lanternas de neblina, luzes de condução diurna, banco do motorista com ajuste de altura, ar condicionado, piloto automático, volante com ajuste de altura e profundidade, retrovisores elétricos, vidros elétricos, abertura interna da tampa do tanque e do porta-malas, sistema de infotenimento com computador de bordo, conexão USB, bluetooth, indicador de temperatura externa e espelhamento da tela do celular e rodas de liga leve de 17”.
Peugeot 2008
Peugeot 2008 é SUV com características de monovolume
Divulgação
O “primo” do C4 Cactus também é uma das opções. Apesar de ter a mesma plataforma e conjunto mecânico, o 2008 acaba servindo a um público ligeiramente diferente. Enquanto o Citroën mais parece um SUV compacto ao volante, com agilidade equiparável à de um hatch, o Peugeot já é um pouco mais familiar.
Você pode encontrar exemplares abaixo dos 25 mil km rodados na versão Allure Pack por esse preço. Todas são equipadas com motor 1.6 16V flex que entrega 118 cv de potência e 16,1 kgfm de torque. O câmbio automático é o mesmo japonês Aisin de seis marchas. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos.
Segundo o Inmetro, faz 7,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números vão para 11 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.
Entre os equipamentos estão freios ABS com EBD, rodas de 16”, airbags frontais e laterais, ISOFIX, luzes de condução diurna, faróis de neblina, alarme, ar condicionado, volante com ajustes de altura e profundidade, câmera de ré, piloto automático, retrovisores elétricos, porta-luvas climatizado, rodas de liga leve e sistema multimídia com USB, bluetooth e espelhamento da tela do celular.
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Jeep Renegade
O Jeep Renegade é mais uma opção descolada, confiável, bem equipada e com opções de quilometragens baixas, de cerca de 35 mil km rodados. Faz tempo que o SUV se destaca nos emplacamentos, o que é bom para a sua liquidez de mercado e, consequentemente, para a revenda. O consumo pode até não ser o melhor, mas a sensação de robustez ao dirigir agrada na hora de encarar o péssimo asfalto brasileiro.
A versão indicada é a Sport, que é equipada com motor 1.8 16V E.TorQ flex que gera até 139 cv e 19,2 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas. Com esse conjunto, acelera até 100 km/h em 11 segundos. Segundo o Inmetro, com etanol, faz 6,9 km/l (cidade) e 8,6 km/l (estrada). Já com gasolina, os números sobem para 10 km/l (cidade) e 12 km/l (estrada).
Vem com freios ABS com EBD, airbag duplo, cintos de três pontos para todos os ocupantes, controles de estabilidade e de tração, luzes de condução diurna, ISOFIX, monitoramento de pressão dos pneus, faróis com regulagem de altura, assistente de partida em rampa, ar condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, volante com ajustes de altura e profundidade, retrovisores elétricos, piloto automático, banco traseiro bipartido, freio de estacionamento elétrico, rodas de liga leve, computador de bordo e indicador de temperatura externa, câmera de ré, start-stop, sistema multimídia com conexões USB e bluetooth, rádio e volante multifuncional.
Renault Duster
Renault Duster tem ótimo espaço interno e é bem equipado (Foto: Fábio Aro / Autoesporte)
Auto Esporte
Ao contrário de todos os modelos da lista, há uma possibilidade bem grande de você se deparar com múltiplas versões CVT do Duster nos classificados. Entre elas, a Expression, a Authentique e a mais refinada Dynamique — que é a que sugerimos, claro. Além do ótimo espaço interno, o carro é bem equipado. Outro ponto positivo é a mecânica sem grandes complexidades, o que é ótimo para reduzir o custo de manutenção.
O SUV traz motor 1.6 16V flex. Assim, são 120 cv e 16,2 kgfm, com câmbio automático CVT. Acelera até 100 km/h em 13,2 segundos. Segundo o Inmetro, com etanol, faz 7,1 km/l (cidade) e 7,9 km/l (estrada). Já com gasolina, os números sobem para 10,3 km/l (cidade) e 10,8 km/l (estrada).
Traz duplo airbag, freios ABS, travas de porta automáticas, luzes de condução diurna, ar condicionado, vidros elétricos, direção eletro-hidráulica e rádio com entradas USB, controles de estabilidade e tração, assistente de partidas em rampa, inclui faróis de neblina, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve de 16”, sistema multimídia Media NAV, câmera de ré e limitador de velocidade.
Hyundai IX35
Maior porte e motorização mais potente são alguns diferenciais do IX35 quando comparado aos outros modelos da lista
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Poderíamos escolher alguma opção mais nova? Sim, mas por que não incluir um modelo de categoria superior também? Para isso, novamente procuramos o que tem a melhor relação de ano e quilometragem possível. O Hyundai IX35 em modelos de 2015 e abaixo dos 60 mil km rodados, também custam o mesmo que um Kwid.
Os diferenciais do IX35 em relação aos demais da lista são o refinamento, o maior porte, a motorização mais potente e alguns itens de conveniência. Trata-se de uma das opções imponentes mais racionais dessa faixa de preço.
O carro é equipado com motor flex 2.0 16Ve entrega 178 cv de potência e 21,8 kgfm de torque. Conta com câmbio automático de seis marchas e acelera de a 0 a 100 km/h em 10,8 segundos. Assim, faz 6,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol, contra 10,1 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada com gasolina, de acordo com os dados divulgados pelo Inmetro.
Entre os equipamentos estão partida por botão, duplo airbag, computador de bordo, direção elétrica, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de liga leve aro 18, volante com regulagens de altura e profundidade e comandos de áudio, alarme, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, controlador de velocidade, bancos parcialmente revestidos de couro, sensor de estacionamento traseiro, rack de teto e sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas com GPS e câmera de ré integrados.
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