5 carros usados esquecidos que valem demais pelo ótimo custo-benefício


Na hora de pesquisar um carro usado, muitos consumidores acabam se limitando sempre às mesmas opções convencionais, seja porque querem adquirir um carro de fácil revenda ou pelo medo de errar. No entanto, existem veículos que fogem a esse padrão: não tiveram tanto sucesso comercial ou acabaram no ostracismo após saírem de linha, mas podem ser opções muito interessantes.
Nesta lista, apresentamos cinco carros esquecidos, por vezes, mas que, definitivamente, valem a compra. Os veículos em questão atendem desde quem procura um carro para uso diário até quem busca um bom sedã para cair na estrada por muitos quilômetros. Tem ainda uma picape intermediária e um sedã grande alemão discreto e com bom desempenho.
Os preços citados no texto foram verificados no Mercado Livre durante a produção e apuração da matéria, no mês de outubro de 2025. Confira, a seguir, cada um dos modelos em detalhes.
1. Ford Focus – a partir de R$ 29.990
Ford Focus
Divulgação/Ford
Único modelo a rivalizar com o Volkswagen Golf no mercado nacional, o Ford Focus é um carro que deixou saudades para quem era entusiasta dos hatches médios. No mercado de usados existem diversos deles à venda, inclusive unidades 2010 da segunda geração, que tem preço a partir de R$ 29.990 na plataforma do Mercado Livre. Na prática, é aquela escolha para quem aprecia uma boa dirigibilidade, que até hoje é referência.
Initial plugin text
Disponível nessa segunda fase com duas motorizações, 1.6 flex e 2.0 flex, o Focus agrada mais quem opta pela motorização maior. O propulsor de 2 litros naturalmente aspirado entrega até 148 cv de potência e 19,5 kgfm de torque, podendo ser combinado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades.
Soma entre os itens de série ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros, travas e retrovisores elétricos, faróis de neblina e rádio com toca-CDs. Bancos de couro, ar-condicionado automático e teto solar aparecem nas versões mais caras.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
2. Chevrolet Vectra – a partir de R$ 33.880
Chevrolet Vectra
Divulgação/Chevrolet
O segundo da lista é o Chevrolet Vectra, sedã médio que fez sucesso no país, principalmente na segunda geração, comercializada entre 1996 e 2005. Mas o modelo que vamos indicar aqui pertence à geração seguinte, produzida entre 2006 e 2011 – que, na verdade, é o Astra europeu rebatizado por aqui. Unidades 2011 do Chevrolet Vectra são encontradas com preço inicial de R$ 33.880 na plataforma.
O sedã médio é a pedida para quem busca um carro com motor de desempenho razoável e robusto, afinal ele traz sob o capô o famoso GM Família II 2.0 de quatro cilindros e 8 válvulas. Esse conjunto rende até 140 cv de potência e 19,7 kgfm de torque, com opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades.
Apesar de não ser um carro muito econômico, traz boa lista de equipamentos, com ar-condicionado automático, computador de bordo, faróis de neblina, rádio com toca-CDs e conexão Bluetooth, faróis de neblina, vidros, travas e retrovisores elétricos e sensor de chuva.
Initial plugin text
3. Renault Duster Oroch – a partir de R$ 54.990
Renault Duster Oroch
Divulgaço/Renault
A Renault Duster Oroch foi a primeira picape intermediária a ser vendida nacionalmente, mas foi a Fiat Toro que acabou caindo nas graças do público. Apesar disso, ela ainda é uma boa opção de compra por herdar as qualidades do Duster, como robustez e baixo custo de manutenção, mas com a vantagem de ter uma caçamba. Unidades 2017 da Duster Oroch podem ser achadas na plataforma do Mercado Livre a partir de R$ 54.990 na versão Dynamique.
Com maior versatilidade do que um SUV, a Duster Oroch tem caçamba com 683 litros de volume e capacidade de até 650 kg. O motor pode ser o 1.6 aspirado flex de até 115 cv de potência ou o 2.0 aspirado flex, este com até 148 cv e 20,9 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automática de quatro velocidades.
Na Oroch Dynamique, os principais equipamentos são ar-condicionado, piloto automático, bancos de couro, faróis de neblina, sensor de estacionamento, computador de bordo e multimídia com espelhamento de smartphone.
4. Nissan Sentra 2018 – a partir de R$ 58.967
Nissan Sentra
Divulgação/Nissan
O segmento de sedãs médios no Brasil foi dominado após os anos 2000 por modelos de marcas japonesas, como os Toyota Corolla e Honda Civic, mas tem um terceiro japonês na lista que nem sempre é lembrado, apesar de ser uma boa opção: o Nissan Sentra.
O modelo da terceira geração (considerando os que chegaram ao país) tem anúncios com preços a partir de R$ 58.967 em unidades 2018. É o típico sedã na melhor acepção da palavra, com bom espaço interno, suspensão macia e amplo porta-malas.
Initial plugin text
Quem o move é o motor 2.0 aspirado flex de 16 válvulas com até 140 cv de potência e 20 kgfm de torque, sempre combinado a um câmbio automático tipo CVT clássico (sem simulação de marchas). Tem um pacote recheado que agrega seis airbags, ar-condicionado automático, bancos de couro, retrovisor fotocrômico, teto solar elétrico, computador de bordo, multimídia com navegador GPS, alerta de colisão frontal, faróis de LED e alerta de tráfego traseiro cruzado.
5. Volkswagen Passat 2016 – a partir de R$ 99.990
Volkswagen Passat B8
Divulgação/Volkswagen
Por fim, o Volkswagen Passat da última geração oferecida no Brasil, vendida entre 2015 e 2020, cujo design chama a atenção até hoje – um mérito do estilo sóbrio clássico dos carros alemães até certa época.
Alternativa ao BMW Série 3 e à Mercedes-Benz Classe C, o VW Passat, desde os anos 2000, assumiu sua proposta mais premium, mas ainda discreta. Com desenho bem resolvido, motor potente e bom nível de equipamentos, ele sempre foi uma boa opção. Unidades do sedã são achadas na plataforma do Mercado Livre com preço a partir de R$ 99.990.
Nesta safra, o Passat traz o famoso motor 2.0 turbo a gasolina da família EA888, que entrega 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem de seis marchas, a famosa caixa DSG, conhecida pela rapidez nas trocas de marcha e suavidade.
A lista de itens de série é extensa: seis airbags, ar-condicionado automático de três zonas, farol alto automático, porta-luvas climatizado, teto solar panorâmico, assistente de estacionamento automático, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, piloto automático adaptativo, alerta de mudança de faixa, de ponto cego, de colisão frontal e de tráfego cruzado traseiro.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Nota de transparência: Autoesporte mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, Autoesporte pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes a outubro de 2025.
Fonte: Read More



