10 carros com consumo de combustível mais assustador que qualquer história de Halloween

Encher o tanque tem assombrado mais o brasileiro do que qualquer bruxa ou zumbi. Por isso, listamos modelos para passar longe O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma comemoração bem típica dos Estados Unidos, e que tem ganhado mais força aqui no Brasil nos últimos anos (brasileiro adora uma festa, né?). A ideia é celebrar temas sombrios, e é anualmente comemorada em 31 de outubro (ou seja, hoje).
Ao que tudo indica, o Halloween é comemorado há mais de 3 mil anos, com a crença era de que neste dia os mortos se levantam para pegar os vivos. Por isso que é tratado de forma tão sombria, com fantasias de terror e coisas do tipo.
A cor do carro pode influenciar no consumo de combustível?; estudo dá a resposta
Novo Honda Accord é um Civic gigante, tem consumo de 1.0 e briga com BMW; leia o teste
McLaren lança GT V8 de 620 cv com consumo de Hyundai HB20
Mas não são só histórias como essa, filmes ou fantasias que assustam as pessoas. No mundo dos carros, tem uma coisa que aflige bem mais os brasileiros que qualquer morto: consumo de combustível do carro. Afinal, se o veículo for beberrão, meu amigo, suas finanças é que vão morrer (e elas não vão voltar).
Por isso, Autoesporte separou 10 carros usados com um consumo de fazer inveja a ninguém. Confira (e fuja, se for capaz):
1 – Fiat Toro Volcano 2.4
Desenho da Toro 2.4 manteve-se o mesmo das versões 1.8 e 2.0 turbodiesel (Foto: Divulgação)
Auto Esporte
Com motor 2.4 flex não tem como ser econômica, convenhamos. Ele desenvolve bons 186 cv de potência e 24,9 kgfm de torque e tem câmbio automático de nove marchas, mas o consumo é bem sofrível.
Initial plugin text
O Inmetro diz que, nessa versão, a Toro faz 6 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada com etanol, além de 8,7 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. Veja nosso teste na época do lançamento.
2 – Peugeot 308 Allure 2.0 2013
Peugeot 308 2.0 Allure (Foto: Fabio Aro / Autoesporte)
Auto Esporte
A receita é quase a mesma vista acima. Motor de alta cilindrada cúbica acaba bebendo mais mesmo. Aqui temos um 2.0 aspirado que desenvolve 151 cv de potência e 22 kgfm de torque. O câmbio é automático de quatro marchas.
Nos testes do Inmetro não deu outra, o 308 marcou 4,6 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada com etanol, e 6,6 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com gasolina.
3 – Toyota Hilux SRV 2.7 flex 2021
Toyota Hilux SRV 4×4 flex
Ulisses Cavalcante
As picapes médias (daquelas construídos com cabine sobre chassi) deixaram de lado o motor flex para ter apenas o diesel no catálogo. E ainda bem.
O consumo elevado é o principal problema desses veículos. Um dos exemplos e esta versão da Hilux que, segundo o Inmetro, marca 4,8 km/l na cidade e 5,6 km/l na estrada com etanol no tanque. Com gasolina, o consumo é um pouco melhor: 6,9 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada. É melhor ficar longe dessa enrascada.
Vale lembrar que o motor da picape é 2.7 de quatro cilindros, capaz de desenvolver 163 cv de potência e 24,9 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Veja como foi o nosso teste com a última Hilux flex.
4 – Dodge Journey RT 3.6 2018
Dodge Journey (Foto: Dodge )
Auto Esporte
Motor grande, consumo grande. O Journey tem um 3.6 V6 que desenvolve 280 cv de potência e 34,9 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.
O Inmetro divulga que o SUV faz 6,4 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, sempre com gasolina. Nesse caso, ainda bem que o motor não é flex.
5 – Renault Logan Expression 1.6 AT 2016
Renault Logan 2011
Divulgação
Nem mesmo os compactos fugiram da lista. O Logan tem motor 1.6 aspirado que pode entregar modestos 112 cv e 15,5 kgfm de torque. O câmbio automático tem apenas quatro marchas, mas isso não é demérito, ainda mais considerando um carro popular de 2012.
O problema está no consumo. Segundo o Inmetro, o Logan pode marcar 6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol, além de 7,8 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com gasolina.
6 – Ford Ecosport 4WD 2.0 2010
Ford Ecosport
Divulgação
Se um 2.0 já assusta, com tração integral então, pode assombrar ainda mais. O EcoSport na versão 4WD tinha um 2.0 flex de até 145 cv de potência e 19,4 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas.
O conjunto mecânico até faz o SUV andar bem, mas o consumo é bem elevado. Segundo o Inmetro, o EcoSport de tração integral marcava apenas 5,1 km/l na cidade e 5,9 km/l na estrada com etanol, além de 6,9 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com gasolina.
7 – Fiat Strada Adventure 1.8 2010
Fiat Strada 2010
Divulgação
A Fiat Strada mudou para melhor em sua segunda geração. Além das quatro portas, trocar as motorizações da picapinha foi um belo acerto da fabricante italiana. Agora tem até versões com câmbio automático e motor turbo!
Vale lembrar que temos atrás a Strada era equipada com motor 1.8 na versão Adventure. Um motor grande e com bastante fôlego para uma picape compacta, já que entrega 114 cv e 18,5 kgfm (câmbio sempre manual de cinco marchas).
Só que a cobrança é alta para rodar com ele: 5,9 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada com etanol. E 8,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com gasolina. Todos os dados são do Inmetro.
8 – Hyundai Tucson GLS 2.0 2018
Hyundai Tucson (Foto: Divulgação)
Auto Esporte
Talvez um dos carros que ficou mais tempo no Brasil sem mudar de cara. O Hyundai Tucson foi a porta de entrada para a fabricante sul-coreana fazer sucesso por aqui. Mas não dá para negar que ele é beberrão.
O modelo tem motor 2.0 de 145 cv de potência e 19,6 kgfm de torque, e um câmbio de apenas quatro marchas. A receita perfeita para fazer 5 km/l na cidade e 5,8 km/l na estrada com etanol. Ou 7,4 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, segundo o Inmetro.
9 – Fiat Doblò Essence 1.8 2021
Fiat Doblò vai sair de linha depois de 20 anos
Divulgação
A Fiat Doblò saiu de linha há poucos anos, mas seu motor 1.8 de 132 cv e 18,9 kgfm de torque não deixou tantas saudades assim.
Embora entregue potência e torque suficientes para rodar em família no dia a dia, ou até mesmo trabalhar (para as versões furgão), o conjunto motriz sempre bebeu além da conta. O Inmetro divulga que o Fiat Doblò pode marcar 6,4 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada com etanol, além de 9,2 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada.
10 – Renault Duster Dynamique 2.0 2020
Renault Duster Dynamique 4×4 (Foto: Divulgação)
Auto Esporte
Mais um Renault na área, mas este um pouco mais novo e com motor que já foi descontinuado. O 2.0 de 148 cv de potência e 20,9 kgfm de torque do Duster era uma boa pedida, principalmente com câmbio manual de seis marchas para quem procura mais desempenho.
Pena que nem mesmo a marcha “extra” foi capaz de segurar o consumo do SUV, que faz apenas 6,7 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada com etanol. O consumo na gasolina é um pouco melhor: 8,9 km/l na cidade e 11 km/l na estrada.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



